Arquivos e cartas de Mandela são disponibilizados online

Milhares de cartas, fotografias e documentos relativos ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela foram colocados online nesta terça-feira, em um projeto que visa a aumentar o acesso aos arquivos que detalham sua longa caminhada para a liberdade.

Entre os itens, incluindo cartas que Mandela escreveu para sua família que foram contrabandeadas para fora da prisão, o seu cartão de membro da Igreja Metodista de cerca de 80 anos atrás e diários escritos à mão foram digitalizados e dispostos em um site (archive.nelsonmandela.org) projetado para parecer uma exibição de museu.

– Uma coisa que isso faz imediatamente é tornar um legado muito procurado disponível para o mundo – disse Achmat Dangor, executivo-chefe da Fundação Nelson Mandela.

O projeto, com um custo inicial de 3 milhões de dólares, foi elaborado pelo Centro de Memória Nelson Mandela e pelo Instituto Cultural Google.

É o primeiro projeto deste tipo do Google, que assegurou que o material está aberto a todos e os detentores de direitos autorais originais mantêm seus direitos. O Google está planejando usar esse projeto como um trampolim para trazer mais conteúdo online de outras figuras históricas do século 20.

O Google tem sido criticado por tentar usar o seu poder tecnológico para bloquear material de concorrentes.

– Você pode interagir com o conteúdo. Você pode pesquisar o conteúdo. Embora tenhamos imitado a experiência do museu, estamos agora em um lugar onde pensamos ter aumentado a experiência – disse Mark Yoshitake, que lidera o gerenciamento de projetos para o Instituto Cultural Google.

NELSON MANDELA CENTRE OF MEMORY

Seções como Anos Presidenciais incluem fotos com links para vídeos, textos, notas pessoais e depoimentos disponibilizados para uso em computadores pessoais e tablets.

Ndileka Mandela, a neta do ex-presidente, disse que ele sempre foi um homem progressista e está radiante pelo arquivo online.

– Embora desejássemos considerá-lo apenas nosso avô, ele é uma figura pública. A publicação das cartas que ele escreveu para vários membros da família não é realmente um problema, porque mostra às pessoas que ele é um ser humano – disse.

Mandela, 93 anos, foi submetido a um exame abdominal no mês passado que mostrou que não havia nada errado com o homem agraciado com o Prêmio Nobel da Paz por ajudar a derrubar o regime do Apartheid na África do Sul.

– Para um homem da sua idade, ele está indo bem. Ele não perdeu seu senso de humor – afirmou Ndileka Mandela.

 

+ sobre o tema

África do sul lembra um ano da morte de Mandela

O aniversário de um ano da morte de Nelson...

‘Este vai ser o século das mulheres na África’, diz Margarida Paredes

“Hoje, um terço dos cargos de poder em Angola...

Mandela tem infecção pulmonar e responde bem ao tratamento

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos e...

Sul-africanos resignados a um iminente adeus a Mandela

No dia em que aumentou significativamente o contingente de...

para lembrar

A Poética da Esperança, um relato sobre trajetórias e memórias de Nelson Mandela

Em continuidade à série Pesquisa em Destaque, conversamos com...

Escultura homenageia líder político Nelson Mandela

Escultura homenageia líder político Nelson Mandela. Símbolo da resistência contra...

Esposa de Nelson Mandela agradece pelos numerosos apoios

Graça Machel, esposa de Nelson Mandela hospitalizado há 10...

Mandela passa 1ª noite em casa após deixar hospital

Os sul-africanos saudaram nesta segunda-feira a saída de Nelson...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=