Artista empodera mulheres com lindas ilustrações Plus Size

Às vezes, um amigo te convida para uma exposição e você tem uma experiência incrível. Geralmente, é dessa forma que o trabalho do Eduardo Santos chega até você: com uma menção ou mesmo uma indicação. E no networking à favor da inclusão que ao ler a publicação “Mostre Seu Poder” do site Lima Limão, a arte inovadora encontrou mais um admirador.

no Ondda

edull-ilustracoes

Cansado de conviver com o preconceito e discriminação, o recifense Eduardo, 29 anos, designer e ilustrador, ele transita entre moda e arte, e decidiu fazer uma coleção para as mulheres acima do peso, após sua formatura em 2010. E não parou mais. “Tento mostrar minha visão positiva através da arte”, comenta. Isso mesmo: Edull, como é mais conhecido, foca suas ilustrações em modelos Plus Size, buscando a autoaceitação por meio da representatividade, já que a estética social atual não dá espaço às mulheres gordas em praticamente um veículo sequer.

edull-pedidos-3
Crédito: Eduardo Santos

“O mundo está percebendo e aceitando (aos poucos) a diversidade. Aquelas tribos que antes se comunicavam restritamente, hoje falam abertamente para o mundo e estão dispostas a encarar o conflito de fuga do padrão social. Esse é o caso das mulheres gordinhas, o inverso dos padrões estéticos impostos atualmente.” Explica Edull em sua página na Internet.

edull-cacau-protasio-simone-gutierrez-mariana-xavier-e-fabiana-carla
Crédito: Eduardo Santos

Sabemos o quanto é difícil para as mulheres se adequarem à estética magra para, assim, serem aceitas nos grupos sociais. Tão complicado quanto, é a aceitação do próprio corpo. Pois, fazer a sociedade entender e aceitar a diferença física como algo belo e natural é um ato de coragem. Entre ambas as opções, Eduardo optou pela mais saudável, inclusiva e empoderada: mostrar a beleza que existe nestas mulheres e abrir os olhos da sociedade para enxergar o que é oculto nas mídias principais.

O artista é reconhecido internacionalmente, principalmente após recriar as princesas da Disney e algumas heroínas nos seus traços. Um trabalho de uma beleza ímpar que projetou Edull como um ilustrador inovador e referência no discurso de representatividade. Nunca mais “ela é linda de rosto, mas…” e muito mais “ela é linda por inteiro”.

edull-princesas-disney-jasmine1
Crédito: Eduardo Santos

 

Apesar de ter a intenção de contribuir com a inclusão e representatividade, Eduardo não fazia ideia do quanto ele impactaria positivamente tanto aqui dentro quanto lá fora: “Eu recebo muitas mensagens de pessoas em várias partes do mundo dizendo que minhas artes as ajudam a ter autoconfiança. Esse é o maior estímulo pra mim”, revela. O próximo objetivo de Edull é realizar uma exposição fora do Brasil.

O artista também faz ilustrações atendendo aos pedidos diretamente em suas redes sociais e em seu site.

edull-como-realizar-pedidos-590x584
Crédito: Eduardo Santos

Fashion Week Plus Size

No dia 24 de Julho, Edull participou da Fashion Week Plus Size (FWPS) que aconteceu em São Paulo. O designer apresentou ilustrações da sua coleção denominada Power. A inspiração para a mostra foi mostrar o poder da mulher.

“São mulheres reais que não ganharam superpoderes por acidentes químicos, experiências de laboratório ou vieram de outro planeta […] E como há essa incrível diversidade de raças, estilos e cores, cada uma tem seu poder diferente”, conta em sua conta no Facebook.08

olivialauren barbara

sandystacy

E as Princesas

Alice
Alice
Bella
Bella
branca
Branca
jasmine
jasmine
mulan
Mulan
pokahontas
pocarontas
tiana
Tiana

+ sobre o tema

Aline Vitoriano, outra vítima de feminicídio no Brasil

Homem mata esposa grávida na frente do enteado de...

Precisamos retomar nossas raízes feministas

No Dia Internacional da Mulher, a colunista Stephanie Ribeiro...

#SerMãeNegra: “Se você fosse branquinha, mais bonitinha, eles cuidariam melhor de você”

Sá Ollebar, criadora do blog "Preta Pariu", fala sobre...

10 belas negras brasileiras empoderadas com cabelos lisos

Já cansei de ouvir que mulheres negras que alisam...

para lembrar

Grades de ferro e vidro no corpo da menina.

A dor dela é minha dor. Por Eloá Kátia Coelho Enviado para o...

A Cor do Aborto e o Genocídio das Mulheres Negras no Brasil

No Julho das Pretas e em um período de...

Instituto prepara mostra sobre Maria Carolina de Jesus

O Instituto Moreira Salles (IMS) terá conselho consultivo com...

Em Lisboa, ativistas invadem barbearia onde cães podem entrar, mas mulheres não

Para proprietário do local, “se entrar uma mulher, o...
spot_imgspot_img

Malala: ‘Nunca pensei que mulheres perderiam seus direitos tão facilmente’

Uma bala não foi capaz de silenciá-la, e agora Malala Yousafzai está emprestando sua voz às mulheres do Afeganistão. Em apenas alguns anos desde que o Talebã retomou o controle do país,...

Produção percorre rotas oginais do tráfico de escravizados na África séculos depois

A diretora baiana Urânia Munzanzu apresenta o documentário "Mulheres Negras em Rotas de Liberdade", como uma celebração à ancestralidade, à liberdade e às lutas...

Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios

O Ministério das Mulheres está divulgando uma cartilha do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, produzida em parceria com a ONU Mulheres, com o objetivo...
-+=