Artista empodera mulheres com lindas ilustrações Plus Size

Às vezes, um amigo te convida para uma exposição e você tem uma experiência incrível. Geralmente, é dessa forma que o trabalho do Eduardo Santos chega até você: com uma menção ou mesmo uma indicação. E no networking à favor da inclusão que ao ler a publicação “Mostre Seu Poder” do site Lima Limão, a arte inovadora encontrou mais um admirador.

no Ondda

edull-ilustracoes

Cansado de conviver com o preconceito e discriminação, o recifense Eduardo, 29 anos, designer e ilustrador, ele transita entre moda e arte, e decidiu fazer uma coleção para as mulheres acima do peso, após sua formatura em 2010. E não parou mais. “Tento mostrar minha visão positiva através da arte”, comenta. Isso mesmo: Edull, como é mais conhecido, foca suas ilustrações em modelos Plus Size, buscando a autoaceitação por meio da representatividade, já que a estética social atual não dá espaço às mulheres gordas em praticamente um veículo sequer.

edull-pedidos-3
Crédito: Eduardo Santos

“O mundo está percebendo e aceitando (aos poucos) a diversidade. Aquelas tribos que antes se comunicavam restritamente, hoje falam abertamente para o mundo e estão dispostas a encarar o conflito de fuga do padrão social. Esse é o caso das mulheres gordinhas, o inverso dos padrões estéticos impostos atualmente.” Explica Edull em sua página na Internet.

edull-cacau-protasio-simone-gutierrez-mariana-xavier-e-fabiana-carla
Crédito: Eduardo Santos

Sabemos o quanto é difícil para as mulheres se adequarem à estética magra para, assim, serem aceitas nos grupos sociais. Tão complicado quanto, é a aceitação do próprio corpo. Pois, fazer a sociedade entender e aceitar a diferença física como algo belo e natural é um ato de coragem. Entre ambas as opções, Eduardo optou pela mais saudável, inclusiva e empoderada: mostrar a beleza que existe nestas mulheres e abrir os olhos da sociedade para enxergar o que é oculto nas mídias principais.

O artista é reconhecido internacionalmente, principalmente após recriar as princesas da Disney e algumas heroínas nos seus traços. Um trabalho de uma beleza ímpar que projetou Edull como um ilustrador inovador e referência no discurso de representatividade. Nunca mais “ela é linda de rosto, mas…” e muito mais “ela é linda por inteiro”.

edull-princesas-disney-jasmine1
Crédito: Eduardo Santos

 

Apesar de ter a intenção de contribuir com a inclusão e representatividade, Eduardo não fazia ideia do quanto ele impactaria positivamente tanto aqui dentro quanto lá fora: “Eu recebo muitas mensagens de pessoas em várias partes do mundo dizendo que minhas artes as ajudam a ter autoconfiança. Esse é o maior estímulo pra mim”, revela. O próximo objetivo de Edull é realizar uma exposição fora do Brasil.

O artista também faz ilustrações atendendo aos pedidos diretamente em suas redes sociais e em seu site.

edull-como-realizar-pedidos-590x584
Crédito: Eduardo Santos

Fashion Week Plus Size

No dia 24 de Julho, Edull participou da Fashion Week Plus Size (FWPS) que aconteceu em São Paulo. O designer apresentou ilustrações da sua coleção denominada Power. A inspiração para a mostra foi mostrar o poder da mulher.

“São mulheres reais que não ganharam superpoderes por acidentes químicos, experiências de laboratório ou vieram de outro planeta […] E como há essa incrível diversidade de raças, estilos e cores, cada uma tem seu poder diferente”, conta em sua conta no Facebook.08

olivialauren barbara

sandystacy

E as Princesas

Alice
Alice
Bella
Bella
branca
Branca
jasmine
jasmine
mulan
Mulan
pokahontas
pocarontas
tiana
Tiana

+ sobre o tema

Futura ministra diz que aborto é questão para o Legislativo

BRASÍLIA - A futura ministra da Secretaria de Políticas...

‘Sexo frágil’ – será?

Para início de conversa esse rótulo está ultrapassado. Em...

BA empossa 1ª transexual no serviço público do Estado

O transexual Paulo César dos Santos, de 25 anos,...

Índias levam bandeiras feministas às aldeias e assumem dianteira do movimento

Nascidas em aldeias indígenas no Acre, Letícia Yawanawá, 49...

para lembrar

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Sexo e gênero e a boçalidade eleita

"ANTES DA TRANSFORMAÇÃO DE UM HOMEM OU DE UMA...

Como o 8 de Março mudou a ciência

Eva Alterman Blay é Professora Emérita da USP e...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=