Artista empodera mulheres com lindas ilustrações Plus Size

Às vezes, um amigo te convida para uma exposição e você tem uma experiência incrível. Geralmente, é dessa forma que o trabalho do Eduardo Santos chega até você: com uma menção ou mesmo uma indicação. E no networking à favor da inclusão que ao ler a publicação “Mostre Seu Poder” do site Lima Limão, a arte inovadora encontrou mais um admirador.

no Ondda

edull-ilustracoes

Cansado de conviver com o preconceito e discriminação, o recifense Eduardo, 29 anos, designer e ilustrador, ele transita entre moda e arte, e decidiu fazer uma coleção para as mulheres acima do peso, após sua formatura em 2010. E não parou mais. “Tento mostrar minha visão positiva através da arte”, comenta. Isso mesmo: Edull, como é mais conhecido, foca suas ilustrações em modelos Plus Size, buscando a autoaceitação por meio da representatividade, já que a estética social atual não dá espaço às mulheres gordas em praticamente um veículo sequer.

edull-pedidos-3
Crédito: Eduardo Santos

“O mundo está percebendo e aceitando (aos poucos) a diversidade. Aquelas tribos que antes se comunicavam restritamente, hoje falam abertamente para o mundo e estão dispostas a encarar o conflito de fuga do padrão social. Esse é o caso das mulheres gordinhas, o inverso dos padrões estéticos impostos atualmente.” Explica Edull em sua página na Internet.

edull-cacau-protasio-simone-gutierrez-mariana-xavier-e-fabiana-carla
Crédito: Eduardo Santos

Sabemos o quanto é difícil para as mulheres se adequarem à estética magra para, assim, serem aceitas nos grupos sociais. Tão complicado quanto, é a aceitação do próprio corpo. Pois, fazer a sociedade entender e aceitar a diferença física como algo belo e natural é um ato de coragem. Entre ambas as opções, Eduardo optou pela mais saudável, inclusiva e empoderada: mostrar a beleza que existe nestas mulheres e abrir os olhos da sociedade para enxergar o que é oculto nas mídias principais.

O artista é reconhecido internacionalmente, principalmente após recriar as princesas da Disney e algumas heroínas nos seus traços. Um trabalho de uma beleza ímpar que projetou Edull como um ilustrador inovador e referência no discurso de representatividade. Nunca mais “ela é linda de rosto, mas…” e muito mais “ela é linda por inteiro”.

edull-princesas-disney-jasmine1
Crédito: Eduardo Santos

 

Apesar de ter a intenção de contribuir com a inclusão e representatividade, Eduardo não fazia ideia do quanto ele impactaria positivamente tanto aqui dentro quanto lá fora: “Eu recebo muitas mensagens de pessoas em várias partes do mundo dizendo que minhas artes as ajudam a ter autoconfiança. Esse é o maior estímulo pra mim”, revela. O próximo objetivo de Edull é realizar uma exposição fora do Brasil.

O artista também faz ilustrações atendendo aos pedidos diretamente em suas redes sociais e em seu site.

edull-como-realizar-pedidos-590x584
Crédito: Eduardo Santos

Fashion Week Plus Size

No dia 24 de Julho, Edull participou da Fashion Week Plus Size (FWPS) que aconteceu em São Paulo. O designer apresentou ilustrações da sua coleção denominada Power. A inspiração para a mostra foi mostrar o poder da mulher.

“São mulheres reais que não ganharam superpoderes por acidentes químicos, experiências de laboratório ou vieram de outro planeta […] E como há essa incrível diversidade de raças, estilos e cores, cada uma tem seu poder diferente”, conta em sua conta no Facebook.08

olivialauren barbara

sandystacy

E as Princesas

Alice
Alice
Bella
Bella
branca
Branca
jasmine
jasmine
mulan
Mulan
pokahontas
pocarontas
tiana
Tiana

+ sobre o tema

Facebook apresenta novas ferramentas para prevenir o assédio

O Facebook anunciou outras alternativas para combater o assédio...

O parto roubado é um conceito político de resistência – Por: Fatima Oliveira

O parto é um evento e uma construção social....

Campanha de rádio do CFEMEA mobiliza mulheres para as eleições deste ano

PELA POLÍTICA NA LEI, PELA POLÍTICA NA VIDA VOTE EM...

Zona leste de SP recebe curso de formação política para mulheres negras

Realizado no Espaço Adebanke, em Artur Alvim, as inscrições...

para lembrar

Os saberes das mulheres da Caatinga

Conheça as histórias das curandeiras do sertão: mulheres que...

Bahia: Olívia Santana é a nova secretária estadual de Mulheres

A presidente do PCdoB em Salvador e ex-vereadora da...

Avanços e desafios para as mulheres baianas nas eleições 2014

Passada a primeira fase do pleito eleitoral e com...
spot_imgspot_img

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Justiça brasileira não contabiliza casos de homotransfobia, cinco anos após criminalização

O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homotransfobia há cinco anos, enquadrando o delito na lei do racismo —com pena de 2 a 5 anos de reclusão— até que...

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...
-+=