Artistas recusam indicações ao Grammy por categoria ter nomeado apenas artistas brancos

O Grammy 2021 está envolvido em uma nova polêmica.

Após a falta de indicações para artistas como The Weeknd, três dos cinco indicados ao prêmio de Melhor Álbum Infantil recusaram suas nomeações em forma de protesto pela categoria só ter indicado artistas brancos.

Junto com o cantor Alastair Moock, as bandas Okee Dokee Brothers e Dog on Fleas solicitaram que a Academia não incluísse seus nomes nas cédulas de votação.

Ao NPR (via NME), Moock comentou que gostaria de ganhar a premiação, mas não da maneira que foi a indicação de 2021.

Depois do ano que tivemos, indicar apenas pessoas brancas parece bem errado. É claro que eu adoraria ganhar um Grammy, mas não desse jeito, em que o jogo não tem as mesmas regras para todo mundo.

Joe Mailander, cantor do Okee Dokee, manifestou que a premiação não pode se tratar apenas “de caras brancos com violões tocando para crianças”, e que a intenção dos artistaa é dar as boas-vindas aos diferentes tipos de música.

Nós pensamos que recusar seria o melhor que poderíamos fazer para apoiar as pessoas não brancas cujos álbuns são frequentemente deixados de fora das indicações ao Grammy.

Os indicados

Com a saída do artista e das duas bandas, continuam na disputa Justin Roberts, com o disco Wild Life e a cantora Joanie Leeds, que defendeu sua permanência por ter feito o álbum All the Ladies, que busca “empoderar jovens mulheres”.

A Academia

Antes da decisão oficial, os indicados se reuniram com o novo presidente e CEO interino da Recording Academy, Harvey Mason Jr, e o a diretora de diversidade, equidade e inclusão, Valeisha Butterfield Jones.

Sobre a situação, Jones disse em um comunicado:

Somos uma instituição que está pronta para mudanças, mas os desafios que enfrentamos não são só nossos, ou só da nossa indústria. Eu acho que estamos em um tempo importante. Em 2020, vimos o reconhecimento dos problemas raciais. Depende de nós o que faremos com esse reconhecimento, e como tomaremos medidas reais e significativas.

 

+ sobre o tema

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

para lembrar

Violência contra criança e adolescente é inaceitável

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente deliberou...

O que diabos aconteceu com a geração Y?!

Um texto sobre liberdade, responsabilidades e as misérias de...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...
-+=