Artistas recusam indicações ao Grammy por categoria ter nomeado apenas artistas brancos

O Grammy 2021 está envolvido em uma nova polêmica.

Após a falta de indicações para artistas como The Weeknd, três dos cinco indicados ao prêmio de Melhor Álbum Infantil recusaram suas nomeações em forma de protesto pela categoria só ter indicado artistas brancos.

Junto com o cantor Alastair Moock, as bandas Okee Dokee Brothers e Dog on Fleas solicitaram que a Academia não incluísse seus nomes nas cédulas de votação.

Ao NPR (via NME), Moock comentou que gostaria de ganhar a premiação, mas não da maneira que foi a indicação de 2021.

Depois do ano que tivemos, indicar apenas pessoas brancas parece bem errado. É claro que eu adoraria ganhar um Grammy, mas não desse jeito, em que o jogo não tem as mesmas regras para todo mundo.

Joe Mailander, cantor do Okee Dokee, manifestou que a premiação não pode se tratar apenas “de caras brancos com violões tocando para crianças”, e que a intenção dos artistaa é dar as boas-vindas aos diferentes tipos de música.

Nós pensamos que recusar seria o melhor que poderíamos fazer para apoiar as pessoas não brancas cujos álbuns são frequentemente deixados de fora das indicações ao Grammy.

Os indicados

Com a saída do artista e das duas bandas, continuam na disputa Justin Roberts, com o disco Wild Life e a cantora Joanie Leeds, que defendeu sua permanência por ter feito o álbum All the Ladies, que busca “empoderar jovens mulheres”.

A Academia

Antes da decisão oficial, os indicados se reuniram com o novo presidente e CEO interino da Recording Academy, Harvey Mason Jr, e o a diretora de diversidade, equidade e inclusão, Valeisha Butterfield Jones.

Sobre a situação, Jones disse em um comunicado:

Somos uma instituição que está pronta para mudanças, mas os desafios que enfrentamos não são só nossos, ou só da nossa indústria. Eu acho que estamos em um tempo importante. Em 2020, vimos o reconhecimento dos problemas raciais. Depende de nós o que faremos com esse reconhecimento, e como tomaremos medidas reais e significativas.

 

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.