As 20 magníficas: As Mulheres mais poderosas de África

Mulheres mais poderosas de África: As vinte magníficas

Foi divulgada a lista daquelas que para a African Leadership Magazine são as 20 jovens mulheres mais poderosas de África. Isabel dos Santos lidera esta lista que é dominada pelos países anglófonos da África e que conta ainda com a presença de Valentina Guebuza, filha do presidente moçambicano Armando Guebuza.

 

 

Escrito por Andre Amaral

Isabel dos Santos (Angola, empresária) Filha do presidente de Angola, é considerada a mulher mais rica de África. Através das suas empresas controla 25% da UNITEL, 25% do Banco BIC e em Portugal é accionista da Optimus (25%), do Banco BPI (20%), estando actualmente a negociar uma parceria com a SONAE, a maior empresa portuguesa de comércio a retalho, para a construção de 5 hipermercados em Angola.

2 mimi-alemayehou

Mimi Alemayehou (Etiópia, investidora) Em 2010, Barack Obama, presidente dos EUA, nomeou esta mulher, nascida na Etiópia, para o cargo de Vice-Presidente Executiva da Overseas Private Investment Corporation (OPIC), a instituição norte-americana de apoio ao desenvolvimento. Alemayehou ajuda a gerir os 16 mil milhões de dólares que a administração Obama tem atribuído para investir em oportunidades em mercados emergentes. Antes de ocupar este cargo Alemayehou trabalhou como directora executiva do Banco Africano de Desenvolvimento.

 3 vera songwe

Vera Songwe (Camarões, Directora da delegação senegalesa do Banco Mundial) Vera Songwe, trabalha como Directora Nacional do Banco Mundial para o Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia e Guiné-Bissau. É também bolsista não residente no Brookings Institute with the Global Economy and Development e na Africa Growth Initiative.

4 tara fela-durotoye

Tara Fela-Durotoye (Nigéria, advogada) Empresária nascida na Nigéria e advogada, é fundadora da House Of Tara, uma companhia nigeriana de cosméticos que lidera o mercado naquele país. A empresa cria uma grande oferta de produtos de beleza e perfumes de temática africana e controla a maior academia de beleza da Nigéria. Em 2013, Fela-Durotoye foi nomeada como Jovem Líder Global pelo Fórum Economico Mundial.

5 rapelang rabana

Rapelang Rabana (África do Sul, empresária) Uma das mais reconhecidas jovens empresárias africanas. Rabana, 29, é a CEO e fundadora da Yeigo Communications, sedeada na Cidade do Cabo, e que desenvolve soluções de software para serviços relacionados com as telecomunicações como é o caso do VoIP, sms e serviços de push email (serviço de entrega automática de correio electrónico). Em 2008 a Telfree, operadora móvel suíça, comprou 51% da Yeigo e em 2012 Rabana fundou a Rekindle Learning, uma empresa que desenvolve soluções de ensino e aprendizagem adaptadas.

6 clare-akamanzi

Claire Akamanzi (Ruanda) Akamanzi, de 34 anos, é a presidente do Rwandan Development Board (RDB), uma instituição governamental que tem como função acelerar o crescimento económico do país através do estimulo à iniciativa privada. Akamanzi tem tido uma carreira de sucesso no sector público ruandês, desempenhando funções de diplomacia comercial em Londres e Genebra. Foi também Vice-directora-geral da Agencia Ruandesa de Promoção ao Investimento e Exportação (RIEPA).

7 valentina guebuza

Valentina da Luz Guebuza (Moçambique, investidora) Filha do presidente Moçambicano Armando Guebuza é a  mulher lusófona desta lista. Comanda os destinos da Focus 21 Management & Development, uma grande empresa familiar que possui investimentos na banca, telecomunicações, pescas, transportes, indústria mineira e imobiliária. A Focus 21 tem ainda participações significativas no Terminal Cerealifero da Beira e na empresa chinesa de telecomunicações, baseada em Moçambique, StarTimes.

8 hadeel ibrahim

Hadeel Ibrahim (Sudão, Fundação Mo Ibrahim) Hadeel Ibrahim é filha de Mo Ibrahim, magnata britânico de telecomunicações. Foi a fundadora da Fundação Mo Ibrahim, criada em 2006 para apoiar a boa governação em África. Desempenha igualmente funções na Mary Robinson Foundation for Climate Justice e no African Governance Institute (AGI).

9 alengot oromait

Alengot Oromait (Uganda, Deputada) Proscovia Oromait, 20 anos, é a mais jovem parlamentar em África. Em 2012 foi eleita membro do parlamento ugandês pelo circulo eleitoral do distrito de Katakwi, no Uganda. O seu pai, Michael Oromait, foi também deputado eleito pelo mesmo circulo eleitoral até à sua morte em Julho de 2012. Ela foi eleita pelo National Resistance Movement, partido actualmente no poder no Uganda.

101 monica musonda

Monica Musonda (Zâmbia, empresária) Monica Musonda é a fundadora da Java-Foods uma empresa de processamento alimentar que produz a marca eeZee. Musonda começou a sua carreira a trabalhar com o homem mais rico de África, Aliko Dangote, como directora de assuntos legais e corporativos do Dangote Group, onde liderou um projecto para construir uma fábrica de produção de cimento na Zâmbia. Actualmente trabalha para a Dangote Industries Zambia Limited e no Banco Central da Zâmbia. É ainda presidente do Kwacha Pension Trust Fund. Bolsista da Fundação Desmond Tutu foi, à semelhança de Tara Fela-Durotoye, nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Economico Mundial.

 

 

A lista comtempla ainda mais dez mulheres de diversos países africanos.

São elas: Lindiwe Mazibuko, Minoush Abdel-Meguid, Ola Orekunrin, Sibongile Sambo, Lupita Nyong’o, Amini Kajunju, Folake Folarin-Coker, NoViolet Bulawayo, Wangechi Mutu e Angellah Kariuki.

 

 

Fonte: Expresso das Ilhas 

+ sobre o tema

para lembrar

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é um ato revolucionário....

USP cai novamente em ranking internacional de universidades

Instituição perdeu ao menos 11 posições na lista que...

MEC divulga regra para ocupação de bolsas remanescentes do ProUni

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje...

OS FARAÓS NEGROS: NO SUDÃO, O MISTÉRIO DA CIVILIZAÇÃO KUSH

    Uma civilização africana que rivalizou com os antigos egípcios...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=