Ataque perpetrado por Boko Haram domina actualidade africana

Luanda – O ataque perpetrado pelo grupo terrorista Boko Haram contra várias aldeias, causando a morte a centenas de pessoas no nordeste da Nigéria e o boicote da Renamo para a tomada de posse dos seus membros eleitos nas assembleias provinciais dominaram, entre outros assuntos, actualidade africana dos últimos sete dias.

Quinta-feira, o grupo extremista atacou 16 aldeias nas margens do lago Tchad no nordeste da Nigéria, depois de ter capturado a cidade de Baga e uma base do exército durante o fim-de-semana, segundo autoridades locais, citadas pela AFP.

Ainda nesta senda, o chefe do grupo islamita Boko Haram, Abubakar Shekau, ameaçou o presidente dos Camarões, Paul Biya, afirmando que irá tratar o seu país com a mesma violência que usado na Nigéria, num vídeo postado no Youtube.

Mereceu  igualmente destaque o boicote pela Renamo,  maior partido da oposição moçambicana, a tomada de posse nas assembleias provinciais, dos seus eleitos, ameaçando seguir a mesma postura na investidura do novo parlamento por não reconhecer os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro do ano findo.

“Os membros da Renamo foram eleitos por uma lista do partido e o partido que os patrocinou diz que não podem tomar posse. Temos um mandatário (Afonso Dhlakama) que aceitamos que ele nos representasse e a direcção desse mandatário está a dizer que não devemos tomar posse. Então, é só cumprir”, disse o porta-voz da Renamo, António Muchanga.

Os 294 membros da Renamo eleitos para as 10 assembleias provinciais moçambicanas não tomaram parte na cerimónia de investidura em cumprimento de uma directiva da última sessão da Comissão Política do partido, realizada em Dezembro.

Outro realce também na semana em análise, foi a aprovação da vacina contra meningite A para os bebes africanos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu luz verde a utilização da vacina contra a meningite A de baixo custo para bebés com menos de um ano na África sub-sahariana.

A MenAfriVac já tinha sido autorizada para crianças e jovens de 01 a 29 anos. Nos quatro anos seguintes à introdução da vacina em África houve um efeito imediato e espectacular que conseguiu travar o ciclo de epidemias da meningite A.

Ainda no domínio de doenças, o número de mortos pela epidemia de Ébola que assola a África Ocidental chegou a 8.153 pessoas, num total de 20.656 casos registados, de acordo com último boletim divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segunda-feira.

A epidemia afecta, principalmente, Serra Leoa, Libéria e Guiné.

Já no campo político, o Governo sudanês reiterou o seu apelo para a retirada da Missão Conjunta da União Africana (UA) e Nações Unidas em Darfur (MINUAD), afirmando que espera por uma reunião dum comité misto encarregue de fixar uma estratégia de saída da Missão.

O responsável do Governo sudanês encarregue dos processos de paz em Darfur, Amin Hassan Omar, declarou no fim-de-semana no Centro dos Media Sudaneses (SMC) que o comité misto do Governo sudandês e da União Africana (UA) deverá reunir-se e formular uma estratégia clara para a retirada da Missão híbrida, como tem exigido o Sudão.

Ao passo que no Egipto, foram marcadas as eleições legislativas para 21 de Março a 07 de Maio do ano em curso.

O escrutínio será realizado, após  um ano e meio, a contar desde a destituição do presidente islamita Mohamed Morsi por Abdel Fattah al-Sissi, na altura chefe do exército e eleito em Maio último, com 97 por cento dos sufrágios, como chefe do Estado.

A síntese africana passa também em Cabo Verde, onde o naufrágio de um navio causou o desaparecimento de 18 pessoas.

Sexta-feira, as autoridades marítimas cabo-verdianas reiniciaram as buscas para encontrar 18 das 22 pessoas que se encontravam a bordo do navio “Vicente”, que se afundou na noite de quinta-feira, a quatro milhas do Porto do Vale dos Cavaleiros, na ilha cabo-verdiana do Fogo.

 

Fonte: Portal Angop

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Boko Haram sequestra homens e meninos de vilarejo nigeriano

Líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, em 2012. Grupo...

‘Não se esqueçam de nós’, diz arcebispo nigeriano sobre massacres no país

Em meio à comoção gerada pelos atentados terroristas em...
spot_imgspot_img

Meninas libertadas pelo Boko Haram reencontram suas famílias na Nigéria

Depois de dois anos e meio de espera, as famílias de 21 meninas nigerianas sequestradas em 2014 viajaram de Chibok para Abuja, capital da...

Wole Soyinka: “Precisamos ajudar o Boko Haram a se unir à congregação de fantasmas”

O escritor nigeriano, primeiro africano a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura, defende um combate implacável contra o grupo terrorista Por Ruan de Sousa Gabriel e Teresa...

Mais de 800 reféns do Boko Haram são resgatados; líder diz que “é o fim”

Exército nigeriano exalta ação como sem precedentes nos combates ao grupo, aliado do Estado Islâmico na África Do iG Mais de 800 reféns do Boko Haram...
-+=