Ataque perpetrado por Boko Haram domina actualidade africana

Luanda – O ataque perpetrado pelo grupo terrorista Boko Haram contra várias aldeias, causando a morte a centenas de pessoas no nordeste da Nigéria e o boicote da Renamo para a tomada de posse dos seus membros eleitos nas assembleias provinciais dominaram, entre outros assuntos, actualidade africana dos últimos sete dias.

Quinta-feira, o grupo extremista atacou 16 aldeias nas margens do lago Tchad no nordeste da Nigéria, depois de ter capturado a cidade de Baga e uma base do exército durante o fim-de-semana, segundo autoridades locais, citadas pela AFP.

Ainda nesta senda, o chefe do grupo islamita Boko Haram, Abubakar Shekau, ameaçou o presidente dos Camarões, Paul Biya, afirmando que irá tratar o seu país com a mesma violência que usado na Nigéria, num vídeo postado no Youtube.

Mereceu  igualmente destaque o boicote pela Renamo,  maior partido da oposição moçambicana, a tomada de posse nas assembleias provinciais, dos seus eleitos, ameaçando seguir a mesma postura na investidura do novo parlamento por não reconhecer os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro do ano findo.

“Os membros da Renamo foram eleitos por uma lista do partido e o partido que os patrocinou diz que não podem tomar posse. Temos um mandatário (Afonso Dhlakama) que aceitamos que ele nos representasse e a direcção desse mandatário está a dizer que não devemos tomar posse. Então, é só cumprir”, disse o porta-voz da Renamo, António Muchanga.

Os 294 membros da Renamo eleitos para as 10 assembleias provinciais moçambicanas não tomaram parte na cerimónia de investidura em cumprimento de uma directiva da última sessão da Comissão Política do partido, realizada em Dezembro.

Outro realce também na semana em análise, foi a aprovação da vacina contra meningite A para os bebes africanos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu luz verde a utilização da vacina contra a meningite A de baixo custo para bebés com menos de um ano na África sub-sahariana.

A MenAfriVac já tinha sido autorizada para crianças e jovens de 01 a 29 anos. Nos quatro anos seguintes à introdução da vacina em África houve um efeito imediato e espectacular que conseguiu travar o ciclo de epidemias da meningite A.

Ainda no domínio de doenças, o número de mortos pela epidemia de Ébola que assola a África Ocidental chegou a 8.153 pessoas, num total de 20.656 casos registados, de acordo com último boletim divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segunda-feira.

A epidemia afecta, principalmente, Serra Leoa, Libéria e Guiné.

Já no campo político, o Governo sudanês reiterou o seu apelo para a retirada da Missão Conjunta da União Africana (UA) e Nações Unidas em Darfur (MINUAD), afirmando que espera por uma reunião dum comité misto encarregue de fixar uma estratégia de saída da Missão.

O responsável do Governo sudanês encarregue dos processos de paz em Darfur, Amin Hassan Omar, declarou no fim-de-semana no Centro dos Media Sudaneses (SMC) que o comité misto do Governo sudandês e da União Africana (UA) deverá reunir-se e formular uma estratégia clara para a retirada da Missão híbrida, como tem exigido o Sudão.

Ao passo que no Egipto, foram marcadas as eleições legislativas para 21 de Março a 07 de Maio do ano em curso.

O escrutínio será realizado, após  um ano e meio, a contar desde a destituição do presidente islamita Mohamed Morsi por Abdel Fattah al-Sissi, na altura chefe do exército e eleito em Maio último, com 97 por cento dos sufrágios, como chefe do Estado.

A síntese africana passa também em Cabo Verde, onde o naufrágio de um navio causou o desaparecimento de 18 pessoas.

Sexta-feira, as autoridades marítimas cabo-verdianas reiniciaram as buscas para encontrar 18 das 22 pessoas que se encontravam a bordo do navio “Vicente”, que se afundou na noite de quinta-feira, a quatro milhas do Porto do Vale dos Cavaleiros, na ilha cabo-verdiana do Fogo.

 

Fonte: Portal Angop

+ sobre o tema

Strauss: ‘Os conflitos africanos estão em declínio”‘

    Os eventos recentes no Mali, na República Central Africana,...

Decoração do Carnaval de Olinda 2011 fará homenagem ao continente africano

A decoração do Carnaval de Olinda 2011 fará um...

Barbara Hendricks

Barbara Hendricks nasceu em 20 de novembro de 1948...

Fátima Oliveira: 2011, Ano Internacional para Descendentes de Africanos

por Fátima Oliveira,   No dia 12 passado, a ONU definiu...

para lembrar

Live Cultne – Movimento Negro

Em 2009, lançamos o site do CULTNE - Acervo...

Candidata de ascendência indiana conquista vitória inédita no Miss EUA 2014

Nina Davuluri venceu o Miss EUA 2014 na noite...

Quem canta o quê: fique por dentro das playlists de Obama no Spotify

Na reta final de seu mandato como presidente dos...

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana

Morre cantor congolês Papa Wemba, rei da rumba africana. O...
spot_imgspot_img

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=