Atibaia: Câmara aprova cotas para afrodescendentes em concursos públicos municipais

 

Foi aprovada na sessão da Câmara desta segunda-feira, dia 6 de maio, a proposta de emenda aditiva à Lei Orgânica do Município (LOM) que estabelece a reserva de vagas em concurso público municipal aos candidatos afrodescendentes, de autoria do vereador Edison Bento Leite.

Com a aprovação, o artigo 134-A da LOM passa a ter a seguinte redação: “sem prejuízo das vagas reservadas no artigo anterior, será destinada a reserva do percentual de 20% das vagas a serem preenchidas em concurso público ou processo seletivo no âmbito da Administração direta e indireta no Município de Atibaia aos afrodescendentes”.

O vereador conta que o país está vivenciando um momento de resgate, buscando minimizar as desigualdades e propiciar ações afirmativas que integrem e possibilitem a comunidade negra a participar intensamente do desenvolvimento econômico e social do país em igualdade de condições.

“O sistema de cotas no ensino universitário, por exemplo, busca disponibilizar, aos alunos oriundos das escolas públicas, pobres e na sua maioria negros, a possibilidade de se formarem em uma universidade. No que tange à participação em concursos públicos, não há diferenças”, enfatizou.

“Devemos participar deste momento de evolução e reconstrução pelo qual o país está passando. Essa medida visa, portanto, diminuir a desigualdade social em nosso município”, concluiu Dr. Edison.

 

Fonte: Atibaia News

+ sobre o tema

para lembrar

Mais um jovem negro é morto por policial no Missouri, nos EUA

Agente trabalhava como vigilante quando se aproximou de jovens. Um...

Corpo e suspeição: O covarde espancamento de um homem negro

Louvor a este povo varonil que ajudou a construir a riqueza do...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=