Atibaia: Câmara aprova cotas para afrodescendentes em concursos públicos municipais

 

Foi aprovada na sessão da Câmara desta segunda-feira, dia 6 de maio, a proposta de emenda aditiva à Lei Orgânica do Município (LOM) que estabelece a reserva de vagas em concurso público municipal aos candidatos afrodescendentes, de autoria do vereador Edison Bento Leite.

Com a aprovação, o artigo 134-A da LOM passa a ter a seguinte redação: “sem prejuízo das vagas reservadas no artigo anterior, será destinada a reserva do percentual de 20% das vagas a serem preenchidas em concurso público ou processo seletivo no âmbito da Administração direta e indireta no Município de Atibaia aos afrodescendentes”.

O vereador conta que o país está vivenciando um momento de resgate, buscando minimizar as desigualdades e propiciar ações afirmativas que integrem e possibilitem a comunidade negra a participar intensamente do desenvolvimento econômico e social do país em igualdade de condições.

“O sistema de cotas no ensino universitário, por exemplo, busca disponibilizar, aos alunos oriundos das escolas públicas, pobres e na sua maioria negros, a possibilidade de se formarem em uma universidade. No que tange à participação em concursos públicos, não há diferenças”, enfatizou.

“Devemos participar deste momento de evolução e reconstrução pelo qual o país está passando. Essa medida visa, portanto, diminuir a desigualdade social em nosso município”, concluiu Dr. Edison.

 

Fonte: Atibaia News

+ sobre o tema

para lembrar

Tottenham-Lazio: cânticos racistas com Platini na bancada

André Villas-Boas não ouviu, mas lembra que a UEFA...

Homens, o tema do aborto também é nossa responsabilidade: precisamos agir

Nesta semana, a escritora Juliana Monteiro postou em suas redes...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...
spot_imgspot_img

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...

Carandiru impune é zombaria à Justiça

É um acinte contra qualquer noção de justiça que 74 agentes policiais condenados pelo massacre do Carandiru caminharão livres a partir de hoje. Justamente na efeméride de...

Doutorando negro da USP denuncia racismo em ponto do ônibus da universidade; testemunhas gravaram gesto racista

Um aluno de doutorado da Universidade de São Paulo (USP) denunciou ter sofrido racismo em um ponto de ônibus no Conjunto Residencial Universitário (CRUSP), na Cidade...
-+=