Ativistas acusam palestrante de racismo na Flica

 

Ativistas do movimento negro protestam na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece no município do Recôncavo Baiano até este domingo, 27. Cerca de 30 manifestantes interromperam a mesa “Donos da Terra? – Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens” com o sociólogo Demétrio Magnoli e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso logo após o início da discussão.

O grupo acusa o sociólogo, que é contra a política de cotas para negros, de ser racista. Por isso, eles não aceitam que Demétrio, que também é colunista dos jornais Estado de São Paulo e Globo, participe do evento.

O sociólogo não aceitou deixar a mesa e criticou a atitude dos manifestantes, alega que eles que são racistas “por não deixar o debate democrático acontecer”.

A historiadora ainda tentou negociar com os manifestantes, abrindo o microfone para eles e sugerindo a troca do tema de discussão para a política de cotas, o que não foi aceito pelos ativistas. Seguranças também tentaram impedir o protesto.

Após cerca de 1h30 de protesto, os organizadores da Flica decidiram inicialmente adiar a mesa, que aconteceria às 13h30, fechada para o público, mas depois voltaram atrás e cancelaram a atividade.

 

 Leia Também: 

Kabengele Munanga responde a Demétrio Magnoli

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

para lembrar

Empresa de Franca é condenada por racismo

Fonte: Cosmo Online - No setor em que um funcionário...

Ministro da Igualdade Racial diz que falta de punição estimula casos de racismo

Fonte: G1 Ele citou agressão contra negro suspeito de...

Ludmilla prestará queixa contra apresentador que a chamou de “macaca” na TV

Ludmilla prestará queixa contra o apresentador Marcão Chumbo Grosso,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=