Ativistas promovem um dia de homenagens a Abdias Nascimento

O centenário de nascimento de Abdias Nascimento será lembrado nesta sexta-feira (14), com homenagens ao político e ativista da igualdade racial. O reconhecimento de seu trabalho contará com intelectuais e artistas no Cais Valongo, antigo ponto de desembarque de africanos escravizados no Brasil.

Segundo a organizadora do evento e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros, Elisa Larkin, Abdias Nascimento foi um dos primeiros intelectuais brasileiros a denunciar o impacto da escravidão sobre sobre os brasileiros. “Mais do que isso, ele foi ativista dos direitos humanos da população negra discriminada, em um momento que a causa não gozava de nenhum endosso da sociedade. Era um momento de negação do racismo”, disse.

Para lembrar Abdias, a programação debate as teses do intelectual. “Ele era autor de propostas de inclusão de um modelo de organização do Estado brasileiro que fosse igualitário do ponto de vista socioeconômico e político, e que respeitasse integralmente todas as suas identidades e culturas”, acrescentou Elisa.

As homenagens terão início às 12h, com a declamação de poesias por Nilze Carvalho. Seguem com apresentação do Teatro Experimental do Negro. Entre os palestrantes estarão o professor da Universidade de São Paulo Kabengele Munanga, a filósofa Sueli Carneiro, diretora do Instituto da Mulher Negra, e a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Leda Maria Martins.

A programação inclui a presença de ativistas de outros países. Entre eles, o sociólogo e cientista político, atualmente na Universidade Brown, nos Estados Unidos, Anani Dzidzienyo, além do ex-jogador de futebol francês Lilian Thuram, que lançou o livro As Minhas Estrelas Negras – De Lucy a Barack Obama, traduzido para o português ano passado.

Após os debates, no Centro Cultural Ação da Cidadania, sairá um cortejo em direção ao Cais do Valongo, onde será feita uma cerimônia interreligiosa. Acompanhará a caminhada a orquestra de atabaques do grupo Treme Terra Esculturas Sonoras. A noite chega ao fim depois de apresentações da rapper Re.Fem e do sambista Nei Lopes.

Nascido no interior de São Paulo, Abdias dedicou sua vida à luta contra o racismo e a discriminação racial. Foi um dos precursores da defesa da inclusão da história e cultura afro-brasileira nas escolas, e de ações afirmativas para a população negra. Fundou um jornal que denunciava a situação dos negros no Brasil e criou o grupo Teatro Experimental do Negro. Morreu aos 97 anos, em 2011.

+ sobre o tema

Milton Santos

Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, Bahia, 3 de...

Machado e a política

A campanha eleitoral, como outras, tem sido pródiga em...

Luiz Gama: Quanto vale um homem?

No tempo da escravidão, o valor era medido pela...

Dirigente histórico do Movimento Negro Brasileiro, ABDIAS NASCIMENTO, ...

A onda de repressão desencadeada em Cuba contra os...

para lembrar

Abdias Nascimento: 13 de maio uma mentira cívica

Discurso proferido pelo Senador Abdias Nascimento por ocasião dos...

Caixa Econômica Federal se defende por mostrar Machado de Assis branco

Está no ar a campanha comemorativa pelos 150 anos...

XII Marcha da Consciência Negra – Zumbi mais 20 (1995 – 2015)

CONTRA O GENOCÍDIO, EM DEFESA DA DEMOCRACIA, PELO DIREITO...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Mostra em Inhotim revela caminhos de Abdias Nascimento no exílio

Intelectual de múltiplos talentos, Abdias Nascimento havia feito suas primeiras experiências nas artes plásticas meses antes de embarcar para os Estados Unidos, em 1968,...
-+=