Ator Pedro Maya denuncia racismo: “Policiais apontaram armas para mim por eu ser negro”

O ator Pedro Maya vem fazendo o maior sucesso como o Garoto da novela Malhação: Vidas Brasileiras. No folhetim, ele vem sensibilizando o público ao sofrer situações constrangedoras apenas por ser negro. Mas não foi apenas na ficção que o ator passou por esse problema. Em entrevista ao site Notícias da TV, o rapaz revelou que já foi parado pela polícia apenas por ser negro.

Por Fernando Nascimento, do TV Foco 

Foto: Pedro Maya

Eu estava correndo na rua e fui parado por dois policiais que estavam em uma moto. Mandaram eu botar a mão na cabeça e aí sacaram a arma. Eu tinha 17 anos e os policiais apontaram armas para mim só por eu ser negro. Já vi casos de brancos correndo e que nunca foram parados pela polícia. Pelo contexto social que a gente vive no Brasil, com certeza fui parado por ser negro”, revelou ele, que ainda contou que a justificativa dada pelos policias para a abordagem é que ele estava correndo.

Tinha saído do banco, aí eu precisava pagar uma conta. Estava com a minha mãe, deixei ela no banco, e fui para casa pegar os meus documentos. Voltando pra casa eu fui abordado. Já fui parado em outras vezes em que eu era o único negro do bonde, e o único parado e revistado fui eu. Não tem como não enxergar como racismo explícito. É estrutural o racismo”, avaliou.

Em Malhação, o personagem de Pedro passou de uma mudança da água para o vinho. A professora Gabriela (Camila Morgado) o salvou de um linchamento público e descobriu que o menino sonhava em voltar a estudar e se alimentar decentemente. Com a ajuda da profissional, ele conseguiu realizar esses dois objetivos, além de ter começado a estudar música e também ser adotado por Heitor (Luis Gustavo).

Ele é um garoto muito humilde, como tantos outros. E a condição de popstar surge em um piscar de olhos. Penso que o Garoto é um personagem que não se deslumbra fácil pela fama, até mesmo porque ele era garoto de rua, já viu muitos tipos de realidades, teve muitas falsas promessas. É um momento muito empolgante para ele, é claro, mas ele tem o pé no chão”, avaliou o rapaz sobre o personagem.

 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=