Atrasados, candidatos que ficaram de fora do Enem em SP chacoalham portão

Estudantes que ficaram de fora do Enem protestaram na porta do prédio da Uninove, Campus Memorial, na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)

Um grupo grande de estudantes ficou de fora de um dos locais de prova de São Paulo e não conseguiu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começou a ser aplicado neste sábado (5). Houve um princípio de tumulto e alguns chegaram a chacoalhar o portão fechado, gritando pelo coordenador do local. Cerca de 20 jovens chegaram a sentar, por alguns instantes, na faixa de pedestre, obstruindo a passagem de carros. Alguns soldados da Polícia Militar os retiraram do local.

 

Os portões do prédio do Campus Memorial da Uninove, na Zona Oeste de São Paulo, foram fechados com 15 minutos de atraso: às 13h10. No entanto, como havia ainda muita gente de fora, foram reabertos e cerca de 60 pessoas passaram.

Às 13h15, foram fechados novamente, mas ainda assim entre 80 e 100 pessoas ficaram de fora.

 

O estudante Rubem Ismael correu, mas não conseguiu. Ele foi o primeiro a aparecer logo após o portão ser fechado em definitivo. Morador de Taipas, na Zona Norte da cidade, ele conta que demorou pouco mais de uma hora no trajeto de casa até o local. Candidato a uma vaga em ciências contábeis, ele voltará ao local de prova neste domingo para tentar fazer a prova.

 

Segundo vestibulandos ouvidos pelo G1, que no início desta tarde ainda continuavam no local insistindo para falar com a coordenação do Enem, a maioria conta que foi de dos ônibus e ficou presa no trânsito. Persistente, o candidato Eldro de Souza era um deles. Apesar de ter chegado atrasado, ele queria tentar conversar com a coordenação para saber se poderia liberar a sua entrada.

Claudio Winter, pai de uma estudante, disse que a filha até conseguiu passar pelo portão, mas, quando entrou na sala, o fiscal já tinha distribuído as provas e ela não pode ficar.

 

Leandro Chemalle, que faria o Enem para tentar uma vaga na Universidade Federal do ABC (UFABC), ficou desolado. Ele chegou a consultar o manual do candidato da UFABC para se certificar de que não valeria a pena fazer o Enem no domingo. No entanto, a universidade exige que o estudante não zere em nenhuma das partes da prova.

 

O estudante Ruisgael de Castro Maia, 18, ficou nervoso por não conseguir entrar. Apesar de ter chegado com antecedência, ele se esqueceu de trazer os documentos. A mãe foi até em casa buscar, mas não chegou a tempo por causa do trânsito.

Provas

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências da natureza (biologia, química e física), com 45 testes, e de ciências humanas (geografia e história), também com 45 testes.

 

O tempo mínimo obrigatório de permanência na sala é de duas horas. Os estudantes só poderão sair com o caderno após quatro horas do horário inicial da prova.

 

No domingo, será a vez das provas de matemática (45 testes) e linguagens (português), que inclui 45 questões e uma redação do tipo dissertativo.

Vazamento

As provas do Enem, inicialmente marcadas para os dias 3 e 4 de outubro, tiveram de ser remarcadas após ocorrer o vazamento dos cadernos de questões na gráfica, em São Paulo. Cinco pessoas foram indiciadas pelo ocorrido. Depois do episódio, diversas instituições desistiram de usar o resultado do Enem no seu processo seletivo, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fonte: G1 –

+ sobre o tema

Redução de verbas já prejudica rotina das universidades federais

Dos R$ 3,2 bilhões contingenciados do ensino superior, R$...

Alunas da UnB desenvolvem estudos sobre questão racial no país

As pesquisas têm foco na produção de conhecimento e...

Fuga de cérebros, uma calamidade para o Brasil

Tem sido demonstrado que o capital humano, nível de...

É inconstitucional trecho de lei de Foz do Iguaçu proibindo ensino de “ideologia de gênero”

O plenário virtual do STF, em decisão unânime, julgou...

para lembrar

CENPEC lança nota técnica contra educação domiciliar

Documento aponta equívocos no PL 2401/2019, que autoriza o homeschooling,...

ENEM: Martin Luther King e o movimento pelo fim da segregação racial

Em 2019, Martin Luther King teria completado 90 anos....

Gabriella Freire, professora de Magé, inova na aplicação de provas para ajudar alunos

Na última sexta-feira, os pequenos foram recebidos com suco...

Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Conversamos com a pedagoga Clélia Rosa, sobre como as...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...
-+=