Ausência de Fernando Cabral nos Fashion Awards cria polémica sobre racismo

Por: Joana Gorjão Henriques

Fernando Cabral fez as campanhas da H&M, Benetton, desfilou Hugo Boss. Não chegou à lista de nomeados e gerou polémica: há racismo na moda em Portugal? Várias pessoas dizem abertamente que sim.

Tem 25 anos, foi o rosto de grandes campanhas internacionais como a H&M e a Benetton e desfilou para a Hugo Boss. É o único português na lista dos 50 melhores modelos masculinos da Models.com. Fernando Cabral não foi nomeado este ano para os Fashion Awards, prémios de moda organizados há três anos pela Fashion TV, entregues na terça-feira à noite em Lisboa.

A ausência levantou polémica sobre a existência de racismo na moda em Portugal – começou no Facebook, e passou para a crónica do músico Kalaf Angelo, dos Buraka Som Sistema, publicada esta semana na revista 2: “Será Portugal um país racista?”, perguntava. “O Fernando é negro, condição de quase-invisibilidade nesta sociedade”, escreveu, acusando a organização de “negligência”. “Acredito que [Portugal] não será mais [racista] do que outros países”, continuava. “Pelo que é alarmante que o tema raça/cor ainda dê azo a tantas más interpretações.”

Paulo Ribeiro, presidente do júri e director do canal Fashion TV, que só vota em caso de empate, diz que não comenta o facto de Fernando Cabral não ter sido eleito pela comissão que “é soberana”, mas refere que o processo é transparente.

A lista que chega ao júri (composto por 14 membros), cinco nomes em cada categoria para três serem escolhidos, é seleccionada por uma comissão de 45 pessoas de várias áreas da moda, cujos nomes não foram divulgados (as instituições a que pertencem, sim) – Paulo Ribeiro também não os revelou e até à hora do fecho desta edição o PÚBLICO não conseguiu apurar quem eram. Cada pessoa da comissão escolhe, livremente, três nomes. Cabral não apareceu nesta selecção e foi isso que indignou alguns e causou espanto a pessoas como a fundadora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, também jurada. Abbondanza não acredita que se deva a racismo, mas “talvez” a “uma entropia nos processos, feitos com pessoas que não têm as qualificações certas” e provavelmente não conhecem Fernando Cabral, por ter estado tanto tempo fora a trabalhar.

Por seu lado, Ribeiro recusa “liminarmente” acusações de racismo e diz que o histórico dos Fashion Awards mostra o contrário: “Em duas edições, dos 12 modelos nomeados quatro ou cinco são luso-africanos”, e dá o exemplo de Luís Borges, vencedor em 2010. Fernando Cabral, acrescenta, foi nomeado em 2011.

“Paciência, não é isso que domina a minha carreira”, comentou o modelo sobre a sua ausência nos prémios. Encontra duas razões: falta de informação sobre os modelos que saem de Portugal e um “pouco de racismo não só em Portugal e não só na moda”. “É difícil para um negro chegar às grandes marcas.” Fala de um racismo menos óbvio: “Às vezes as pessoas não querem simplesmente conhecer o que um negro está a fazer, nem se dá tanta importância. Não se tenta pesquisar e desconhece-se porque é mais fácil ver brancos em grandes campanhas.”

Em Portugal e noutros países, Fernando Cabral foi sempre bastante requisitado, lembra Lido Palma, director da sua agência, a Karacter. Não vê racismo na não-nomeação. “Nada tem que ver com a cor da pele do Fernando.” Tem mais que ver, considera, com “falta de informação, dedicação e até de responsabilidade quando se dá a indicação destes nomes”. “São sempre os mesmos.”

O modelo Ana Sofia participou na polémica no Facebook, indignada, conta-nos. Com dez anos de carreira, diz: “Sim”, há racismo na moda em Portugal. Ela própria já se sentiu “lesada” nos Globos de Ouro. “Merecia ter ganho. Tenho uma carreira de dez anos, internacional, que muitos modelos sonham. Se foi racismo ou não… Dá que pensar…” Exemplos: há “muitos modelos de origem africana em Portugal, nas capas de revista contam-se pelos dedos os negros que fazem capa”. “Há a ideia de que o negro não vende. O que não percebo: a população de origem africana é flagrante na rua. Então por que é que isso não se reflecte nas novelas, na moda?” Ela foi “à procura do mercado ideal” e rumou a Nova Iorque, onde há poder de compra dos afro-americanos e não “há distinções de cachet entre um manequim branco e negro. Aqu,i há”.

O mundo da moda é sobretudo lobista, e muitas vezes “pequeno no seu pensamento”, analisa Abbondanza, que não concorda que exista racismo. Francisco Balsemão, do Portugal Fashion e membro do júri, também discorda: “Nunca me apercebi de que havia discriminação em relação aos modelos negros. Há criadores que pedem especificamente modelos africanos para as suas passagens.”

Para o fotógrafo Frederico Martins, nomeado, que trabalha com grandes revistas como Vogue e GQ, a ausência de Fernando Cabral nas nomeações tem duas razões: ignorância sobre o que se “passa na moda”, sobretudo quando os manequins estão fora, e um racismo “não-directo”. “Os manequins negros são negligenciados em Portugal. É um racismo não-intencional, as pessoas têm tendência a não os reconhecer como portugueses e há a ideia de que um negro não vende. Isso é uma dificuldade com a qual lido: é difícil convencer um cliente a ter um manequim negro numa campanha. Não porque haja racismo direccionado, mas porque se acha que não vai ter sucesso no mercado.”

Cara da JCrew, já foi exclusivo da Dior, Calvin Klein ou Louis Vuitton: Armando Cabral, a viver em Nova Iorque há anos, e irmão de Fernando, nunca recebeu um prémio em Portugal. “É incompreensível que o melhor modelo em Portugal não esteja nomeado”, diz sobre o irmão. “Só pode ser falta de informação – mas quem escolhe os nomeados tem de saber o que se passa na moda – ou racismo.” E deixa a questão para “as pessoas responderem”: “Por que é que um dos melhores modelos da actualidade não está nomeado? A maioria dos que fizeram sucesso global são luso-africanos. Porque não ganham prémios?”

 

 

Fonte: Publico 

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