Avianca demite copiloto que xingou nordestinos

Após a repercussão negativa provocada pelos comentários preconceituosos contra o Nordeste e os nordestinos feitos pelo copiloto Eduardo Pfiffer, companhia aérea demitiu o aeronauta. Pfiffer reclamou, em sua página no Facebook, depois de ser mal atendido em um restaurante em João Pessoa, na Paraíba; taxou o povo nordestino de “relaxado, nojento, medíocre e escroto”; empresa divulgou nota repudiando o posicionamento do piloto e informando que ele não faz mais parte do quadro de funcionários

 por Mariana Almeida,

Após a repercussão negativa provocada pelos comentários preconceituosos contra o Nordeste e os nordestinos feitos pelo copiloto Eduardo Pfiffer em sua página pessoal no Facebook, a companhia aérea Avianca agiu rápido para evitar maiores danos e demitiu o aeronauta. Após ser mal atendido em um restaurante na cidade de João Pessoa, na Paraíba, Pfiffer escreveu um texto na rede social, onde taxava o povo nordestino de “relaxado, nojento, medíocre e escroto”, transformando o Facebook no palco de mais um episódio de xenofobia. Após o caso vir a público, a empresa divulgou uma nota repudiando o posicionamento do piloto, e informou que Pfiffer não faz mais parte do quadro de funcionários da companhia.

“Para manter o padrão porco, nojento, relaxado, medíocre e escroto de tudo no Nordeste como sempre… Depois de 1h10 minutos esperando um filé de peixe simples, sem nada de diferente, eles conseguem errar e fazer algo completamente diferente do cardápio que já não tem opção nenhuma”, escreveu o piloto em sua página no Facebook. “Povo escroto do caralho! Lugar nojento!”, xingou.

O texto recebeu diversos comentários negativos, com internautas condenando a atitude do profissional e afirmando que “preconceito é ainda mais escroto e nojento”. Muitos pediram a demissão do piloto. “Vai ver eles mudam sua escala e você nunca mais passe por aqui. Talvez não passe mais em lugar nenhum”, comentou um internauta revoltado com o post.

Após a repercussão negativa, Pfiffer voltou a criticar a Região e afirmou que as palavras eram “a opinião de quem acha esse lugar [o Nordeste] uma merda e pronto”, acrescentando que os “serviços são sujos” e “o povo é mal-educado e folgado”. Entretanto, após a repercussão negativa, o piloto deletou a postagem e o perfil na rede social.

Em nota, também divulgada no Facebook, a Avianca disse “repudiar veementemente o comentário atribuído a um funcionário seu, nas Redes Sociais, de cunho preconceituoso”. Menos de um dia depois, a empresa informou que Pfiffer foi retirado do quadro de funcionários da empresa. Em menos de 24 horas o caso vir à tona, a página da Avianca, mais especificamente a nota condenando a atitude do aeronauta, contabilizava mais de 500 comentários – em sua maioria repudiando a atitude do copiloto -, além de 584 curtidas e 93 compartilhamentos.

As redes sociais já foram palco de diversos episódios envolvendo preconceito contra o Nordeste. Um dos casos de maior repercussão aconteceu logo após a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT), quando o alto índice de votos para a petista na Região foi pretexto para vários comentários preconceituosos, sendo o que ganhou mais destaque foi o da estudante de direito Mayara Petruso, que afirmou que “nordestino não é gente”, além de pedir que os brasileiros “fizessem um favor e matassem um nordestino afogado”.

 

Fonte: 247

 

+ sobre o tema

5 coisas que toda mulher gorda precisa saber

Estava eu pesquisando na internet quando me deparei com...

R$ 15 mil: Carrefour é condenado a pagar indenização a funcionária chamada de ‘sapatona’

Empregada solteira era discriminada pelas colegas e teve depressão. TST...

Após sofrer preconceito na faculdade, merendeira do DF faz mestrado na UnB

Ela começou a cozinhar com oito anos de idade,...

Ludmilla já sofreu preconceito por roupa curta e rebate: ‘Visto o que eu quiser’

A ‘carinha das noitadas’ na cena funkeira dispensa salto...

para lembrar

Jovem é reprovada em seleção de lojas Centauro por ser gordinha

Seleção da Centauro disse que a empresa procurava pessoas...

Juiz perde voo e manda prender funcionários da TAM

Essa não é a primeira polêmica envolvendo o magistrado Marcelo...

Faxineira come bombom e é autuada por furto pela Polícia Federal em RR

Uma faxineira que prestava serviço à sede da Polícia...
spot_imgspot_img

Justiça de SP condena professor da Fatec por xenofobia contra aluna do Nordeste

O colégio recursal do Tribunal de Justiça de SP em Santos confirmou uma decisão que condenou o Centro Paula Souza e um docente da...

Casa da covereadora Carolina Iara sofre atentado a tiros na madrugada

A casa da covereadora Carolina Iara, 28 anos, na zona leste de São Paulo, uma das representantes do mandato coletivo Bancada Feminista, eleito para...

Uso de algoritmos em processo seletivo de emprego pode prejudicar candidatos

As máquinas tomam mais decisões sobre as nossas vidas do que se pode imaginar. Algoritmos podem decidir se um indivíduo terá um crédito aprovado...
-+=