Avianca é acusada de demitir negros e gays

O Sindicato Nacional dos Aeroviários denunciou a Avianca à Secretaria Regional do Trabalho e Emprego por “prática constante” de assédio moral contra funcionários e por demitir gays, negros, sindicalizados e também por intolerância religiosa; “São fatos como chamar à atenção dos funcionários na frente de colegas e usuários, ameaçar de demissão por suposta baixa de rendimento, xingar de ‘lerda’ e ‘burra’ na frente de colegas e usuários. Isso resulta em trabalhador chorando e sem vontade de retornar ao seu posto”, diz o sindicato

O Sindicato Nacional dos Aeroviários – subsede Bahia denunciou a Avianca à Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA) por “prática constante” de assédio moral contra funcionários e por demitir “gays, negros, sindicalizados e também por ter praticado ato que caracteriza intolerância religiosa”.

“São fatos como chamar à atenção dos funcionários na frente de colegas e usuários, ameaçar de demissão por suposta baixa de rendimento, xingar de ‘lerda’ e ‘burra’ na frente de colegas e usuários, entre outros. Isso resulta em trabalhador chorando e sem vontade de retornar ao seu posto de trabalho”, diz o sindicato em nota enviada ao site Bahia Notícias.

Sindicato dos Aeroviários diz ainda que enviaram dois e-mails à sede da companhia aérea, mas o remetente foi “orientado a não continuar a denúncia, caso contrário seria perseguido e demitido”.

“Tem ainda as constantes demissões, que atingem, em quase sua totalidade, negros e homossexuais, em uma clara política discriminatória. A empresa também vem demitindo injustificadamente membros do Sindicato dos Aeroviários e caminha para ser a empresa aérea mais antissindical do Brasil”.

Nota relata ainda episódio em que um usuário teria sido barrado por conta da inserção de seu cargo religioso no seu nome. “Nada disto aconteceria se não houvesse participação da chefia local, além de conivência, omissão e falta de ética profissional na Avianca”, diz nota do Sindicato dos Aeroviários.

 

Fonte: Brasil 247

 

+ sobre o tema

Olímpiadas 2012: Gabby Douglas é a primeira negra a ganhar a medalha de ouro

A norte-americana Gabby Douglas alcançou a medalha de ouro...

Latinos são vulneráveis ao diabetes tipo 2

Os latinos são mais vulneráveis do que os brancos...

Negros e nordestinos da classe C tem crescimento de 123% na renda

O grande fator para o resultado foi maior participação...

Netinho de Paula, fala sobre projetos para nova Secretaria da Igualdade Racial

Por Washington Lúcio Andrade Em entrevista EXCLUSIVA concedida ao...

para lembrar

Juiz se recusa a casar homem negro com mulher branca nos EUA

WASHINGTON - Um juiz de paz do estado americano...

Majú sofre novo ataque racista na internet

A jornalista da TV Globo Maria Júlia Coutinho, conhecida...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=