ÀVUÀ: Bruna Black e Jota.pê unem suas influências para cantar sobre afeto

Com dois anos de projeto e um álbum, os artistas somam conquistas, como uma indicação ao Grammy Latino, a gravação de um single no canal COLORSXSTUDIOS no YouTube e a presença nos grandes festivais CoMA, MECAInhotim e Primavera Sound São Paulo e estão prontos para muito mais

Poucos dias antes de entrarmos em isolamento devido à pandemia, nasceu o duo ÀVUÀ. Das parcerias musicais que Bruna Black e Jota.pê tinham, como o single Conte Comigo, decidiram se unir em um projeto, no início, apenas audiovisual e para a internet.

“Como o próprio nome diz, sempre imaginei que a gente ia voar. Sabia que podíamos ir longe e somar públicos”, explica Bruna. “E ainda acabou sendo combustível em um momento difícil que viviamos”, completa Jota.pê. A dupla costuma ainda dizer que deu certo pela junção de dois universos artísticos distintos e complementares dos seus trabalhos solos, que ganham ainda mais destaque com a participação, em diferentes anos, no programa The Voice Brasil.

“Além das personalidades, temos caminhos diferentes de construção musical e nos completamos nisso”, conta o músico. Bruna tem como sua primeira referência as canções gospel, pois cresceu e segue sendo cristã. Já Jota.pê que é de religião de matriz africana traz embalos de terreiro de Umbanda que frequente desde a adolescência. “A gente se distingue nisso, mas não choca, complementa. Um estudo o vocal, outro a melodia e as ideias se encaixam”, diz Bruna.

O duo se encontra no afeto. Tema central das músicas do álbum de estreia, Percorrer em Nós, lançado em setembro deste ano. “Aconteceu de ser assim, olhamos para o que fazíamos e entendemos que falar de amor é o caminho. É o que nosso público gosta”, conta a artista.

Duo ÀVUÀ (Foto: Divulgação/@raquelbrust)

E só se dividem na hora de compor. A única composição juntos é a de Dois Sóis. “Somos muito fã um do outro, então usamos as músicas solos e também de amigos”, diz Jota.pê. “É mais sobre a mensagem que queremos entregar, do que o protagonismo na composição”, explica Bruna.

As conquistas do ÀVUÀ são grandes para um projeto com dois anos de existência. Em 2021, foram indicados ao Grammy Latino com a música A Partida, primeiro single oficial do álbum “ONZE canções inéditas de Adoniran Barbosa”, reunindo também artistas como Elza Soares, Zeca Baleiro e Francisco El Hombre. E , em dezembro do mesmo ano, gravaram o single “Comum” para o canal da COLORSXSTUDIOS no YouTube, uma das maiores plataformas que destaca artistas ao redor do mundo com sua sonoridade e jeito característico de fazer música.

“Nosso maior desafio têm sido como lidar profissionalmente com esse crescimento rápido, a demanda aumenta, a quantidade de shows e compromissos… Mas temos sorte, assim não somos um duo montado, nós somos amigos e estamos dispostos a fazer tudo dar certo”, diz Bruna.

O sucesso do duo respinga nas carreiras individuais e vice-versa. Bruna conquista altos números nas plataformas de streaming de áudio enquanto vive os primeiros dias de puerpério. Ela deu à luz a sua primeira filha, Zuri, em 30 de outubro. Jota.pê acaba de retornar de uma turnê de quatro shows cm ingressos esgotados em Portugal.

O ÀVUÀ ainda passou a figurar grandes festivais, como Festival CoMA, o MECAInhotim e o Primavera Sound São Paulo. “Não ia conseguir chegar nesses espaços no momento que estou na minha carreira solo e isso me fez amadurecer sobre o caminho que preciso percorrer e como é um presente estar nesse meio. Tem situações que a gente nem sonha, mas o duo proporcionar sonhar e realizar”, celebra Bruna. Jota.pê também festeja o fato de poder viver de arte – e apenas disso. “Estamos descobrindo novos desejos.”

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...