quinta-feira, fevereiro 2, 2023
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoÀVUÀ: Bruna Black e Jota.pê unem suas influências para cantar sobre afeto

ÀVUÀ: Bruna Black e Jota.pê unem suas influências para cantar sobre afeto

Com dois anos de projeto e um álbum, os artistas somam conquistas, como uma indicação ao Grammy Latino, a gravação de um single no canal COLORSXSTUDIOS no YouTube e a presença nos grandes festivais CoMA, MECAInhotim e Primavera Sound São Paulo e estão prontos para muito mais

Poucos dias antes de entrarmos em isolamento devido à pandemia, nasceu o duo ÀVUÀ. Das parcerias musicais que Bruna Black e Jota.pê tinham, como o single Conte Comigo, decidiram se unir em um projeto, no início, apenas audiovisual e para a internet.

“Como o próprio nome diz, sempre imaginei que a gente ia voar. Sabia que podíamos ir longe e somar públicos”, explica Bruna. “E ainda acabou sendo combustível em um momento difícil que viviamos”, completa Jota.pê. A dupla costuma ainda dizer que deu certo pela junção de dois universos artísticos distintos e complementares dos seus trabalhos solos, que ganham ainda mais destaque com a participação, em diferentes anos, no programa The Voice Brasil.

“Além das personalidades, temos caminhos diferentes de construção musical e nos completamos nisso”, conta o músico. Bruna tem como sua primeira referência as canções gospel, pois cresceu e segue sendo cristã. Já Jota.pê que é de religião de matriz africana traz embalos de terreiro de Umbanda que frequente desde a adolescência. “A gente se distingue nisso, mas não choca, complementa. Um estudo o vocal, outro a melodia e as ideias se encaixam”, diz Bruna.

O duo se encontra no afeto. Tema central das músicas do álbum de estreia, Percorrer em Nós, lançado em setembro deste ano. “Aconteceu de ser assim, olhamos para o que fazíamos e entendemos que falar de amor é o caminho. É o que nosso público gosta”, conta a artista.

Duo ÀVUÀ (Foto: Divulgação/@raquelbrust)

E só se dividem na hora de compor. A única composição juntos é a de Dois Sóis. “Somos muito fã um do outro, então usamos as músicas solos e também de amigos”, diz Jota.pê. “É mais sobre a mensagem que queremos entregar, do que o protagonismo na composição”, explica Bruna.

As conquistas do ÀVUÀ são grandes para um projeto com dois anos de existência. Em 2021, foram indicados ao Grammy Latino com a música A Partida, primeiro single oficial do álbum “ONZE canções inéditas de Adoniran Barbosa”, reunindo também artistas como Elza Soares, Zeca Baleiro e Francisco El Hombre. E , em dezembro do mesmo ano, gravaram o single “Comum” para o canal da COLORSXSTUDIOS no YouTube, uma das maiores plataformas que destaca artistas ao redor do mundo com sua sonoridade e jeito característico de fazer música.

“Nosso maior desafio têm sido como lidar profissionalmente com esse crescimento rápido, a demanda aumenta, a quantidade de shows e compromissos… Mas temos sorte, assim não somos um duo montado, nós somos amigos e estamos dispostos a fazer tudo dar certo”, diz Bruna.

O sucesso do duo respinga nas carreiras individuais e vice-versa. Bruna conquista altos números nas plataformas de streaming de áudio enquanto vive os primeiros dias de puerpério. Ela deu à luz a sua primeira filha, Zuri, em 30 de outubro. Jota.pê acaba de retornar de uma turnê de quatro shows cm ingressos esgotados em Portugal.

O ÀVUÀ ainda passou a figurar grandes festivais, como Festival CoMA, o MECAInhotim e o Primavera Sound São Paulo. “Não ia conseguir chegar nesses espaços no momento que estou na minha carreira solo e isso me fez amadurecer sobre o caminho que preciso percorrer e como é um presente estar nesse meio. Tem situações que a gente nem sonha, mas o duo proporcionar sonhar e realizar”, celebra Bruna. Jota.pê também festeja o fato de poder viver de arte – e apenas disso. “Estamos descobrindo novos desejos.”

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench