Bachelet vence e volta à presidência do Chile

Líder socialista obteve uma vitória folgada no 2º turno sobre Evelyn Matthei

 

A líder socialista Michelle Bachelet, de 62 anos, teve 60% dos votos voltou à presidência do Chile neste domingo (15), após uma vitória folgada no segundo turno sobre a conservadora Evelyn Matthei, candidata do atual presidente Sebastián Piñera.

Menos de duas horas após o fechamento das urnas, ainda sem todos os votos apurados, a economista Evelyn Matthei, de 60 anos, reconheceu a vitória da rival. ‘Está claro. Ela ganhou. Dou parabéns’, disse.

Com 81% das urnas apuradas, Bachelet aparecia com mais de 60% dos votos, com menos de 40% de Matthei.

A vitória de Bachelet, pediatra de 62 anos, marca o retorno da esquerda à presidência do Chile, após quatro anos de governo de centro-direita de Sebastián Piñera, aliado de Matthei. A líder socialista encontra um país diferente do que assumiu em 2006, à frente da Concertação, coalizão de esquerda que governou o Chile por duas décadas.

Nos últimos dois anos, o Chile se viu envolto em uma série de revoltas estudantis que evidenciaram o descontentamento da população chilena com parte das políticas econômicas e sociais do país.

As manifestações pela reforma do sistema educacional provocaram os maiores protestos no país desde o movimento pelo fim da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990).

Bachelet fez da reforma da educação uma de suas principais bandeiras de campanha. Quatro líderes estudantis se lançaram como candidatos na coalizão de esquerda e foram eleitos, dando força às reformas prometidas por Bachelet, que defendeu a gratuidade da universidade pública, mas também representando um grande desafio para manter a coalizão unida.

À frente da colizão Nova Maioria, que reúne socialistas, comunistas e democratas-cristãos, Bachelet deve fazer um governo mais à esquerda, segundo analistas.

Cara a cara

Filhas de generais que estiveram em lados opostos na ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), Matthei e Bachelet se conhecem desde a infância mas tiveram trajetórias diferentes. As duas estudaram no exterior e militaram em política, mas em lados diferentes.

Nos anos 1950, as candidatas eram vizinhas e costumavam brincar juntas na base aérea onde seus pais serviam.

Os pais de Bachelet e de Matthei eram amigos e generais na Força Aérea chilena até pouco antes do golpe de 1973, mas estiveram em lados opostos durante a ditadura militar.

O pai de Bachelet, Alberto Bachelet, foi preso, torturado e morreu na prisão. Ele era ligado ao ex-presidente Salvador Allende, derrubado pelos militares que tomaram o Palácio presidencial de La Moneda.

O pai de Matthei, Fernando Jorge Matthei, foi chefe da Força Aérea na era Pinochet – que comandou o país de 1973 e 1990 – e responsável pela escola militar onde o pai de Bachelet, Alberto, morreu de ataque cardíaco enquanto estava sendo torturado.

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

Contra agressão a Dilma, Gleisi lança movimento pela dignidade feminina

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) reagiu "indignada" aos adesivos...

Feministas se elegem vereadoras em busca de representatividade para mulheres

Em 2016, um grupo de vereadoras se elegeu prometendo...

Um amor que bagunce meu cabelo e não minha vida

Eu, mais que tudo, quero um amor que compartilhe...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=