Barack Obama visita Berlim pela primeira vez

 

Encontro com chanceler Angela Merkel deverá aprofundar relação transatlântica. Norte-americano fez comício em 2008 para estreitar laços com a Europa, mas não pôde falar no Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade. O presidente norte-americano, Barack Obama, vai visitar a capital alemã, Berlim, pela primeira vez desde que foi eleito ao cargo mais alto dos EUA, em novembro de 2008.

A estada de Obama, a convite da chanceler federal alemã, Angela Merkel, está marcada para os dias 18 e 19 de junho, segundo anunciou o porta-voz interino do governo alemão, Georg Streiter, nesta sexta-feira.

Merkel estaria “animada” com o encontro, “que deverá tratar de diversas questões bilaterais e mundiais, especialmente do aprofundamento da relação transatlântica”, explicou Streiter à imprensa.

O presidente dos Estados Unidos deverá visitar Berlim no âmbito de uma viagem à Europa que incluirá também a participação de Obama na cúpula do G8 (grupo dos países mais industrializados do mundo, mais a Rússia), na Irlanda do Norte, nos dias 17 e 18 do próximo mês.

Obama já realizou um comício em julho de 2008 em Berlim, diante de cerca de 200 mil pessoas na Coluna da Vitória, quando disputava a eleição como candidato do Partido Democrata à presidência norte-americana pela primeira vez. Na ocasião, houve polêmica quando Angela Merkel impediu que o comício fosse realizado no Portão de Brandemburgo, com a justificativa de que o símbolo da capital alemã foi usado apenas para anúncios políticos e somente para presidentes estrangeiros eleitos.

Laços mais estreitos

Naquela época, Obama disse querer estreitar as relações dos Estados Unidos e da Europa, que chamou de principal parceiro dos norte-americanos, e exortou os europeus a assumirem mais responsabilidades no plano internacional – por exemplo no engajamento no Afeganistão, país que a chanceler federal alemã visitou nesta sexta-feira, com a intenção de apoiar os soldados alemães. Estes formam o terceiro maior contingente internacional no Afeganistão, atrás dos EUA e do Reino Unido.

Rumores da viagem marcada para junho circulavam há alguns meses  Angela Merkel teria feito o convite a Obama logo após a sua reeleição, em novembro de 2012.

Há 50 anos, no dia 26 de junho de 1963, o presidente norte-americano John F. Kennedy pronunciou o seu famoso discurso com a frase “Ich bin ein Berliner” (Eu sou um berlinense) na cidade então dividida pelo Muro de Berlim.

 

Para saber mais sobre Governo Obama

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Números de celulares de São Paulo vão ter mais um dígito a partir de amanhã

Sabrina CraideRepórter da Agência Brasil Brasília - A partir...

AUDIÊNCIA PÚBLICA: 24/11 – Debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial

Fonte: Lista-Racial- Dois requerimentos de audiência pública foram aprovados...

Associação com Kassab mina popularidade de Serra e ameaça tirá-lo do segundo turno

Para especialistas, entrada de Lula em campanha pode aumentar...

Revista CLAUDIA entrevista Inés Alberdi, diretora executiva da Unifem

Fonte: Revista Claudia - Um relatório recém-lançado pelo fundo...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=