Barbie ganha primeira versão em homenagem a uma mulher trans, a atriz Laverne Cox, da série ‘Inventando Anna’

Enviado por / FonteExtra, por Jéssica Marques

A atriz Laverne Cox é a primeira mulher trans a ganhar uma versão da Barbie. A homenagem em comemoração aos 50 anos da artista foi anunciada, nesta quarta-feira, dia 25, pela Mattel. A barbie comemorativa faz parte da coleção “Collection Tribute” que homenageia mulheres influentes e visionárias em todo o mundo.

De acordo com o anúncio de lançamento feito pela marca, a estrela das séries “Orange is the new black” e “Inventando Anna” usa sua voz para amplificar a mensagem de ir além das expectativas da sociedade para viver mais autenticamente. Além da influência artística, Laverne é mundialmente conhecida por ser uma das principais ativistas do século XXI pela causa LGBTQIA+.

A Barbie em homenagem à atriz Laverne Cox (Foto: Reprodução/Mattel)

O anúncio faz parte da estratégia da Mattel de trazer a diversidade e discussões sobre representatividade para o público infantil. Também neste mês, a fabricante de brinquedos lançou a versão 2022 da coleção Barbie Fashionistas, com bonecas usando aparelho auditivo, prótese e cadeira de rodas.

A coleção, que chega às lojas em junho, traz ainda o Ken com vitiligo. Em 2020, uma versão da Barbie com vitiligo já havia sido lançada no início da campanha “Mulheres Inspiradoras”.

A Barbie Laverne custa US$ 40, o equivalente a R$ 193,41, e tem previsão para chegar ao mercado brasileiro no próximo mês.

A atriz que inspirou a nova boneca vem rompendo barreiras nos últimos anos. Em 2015, ganhou uma estátua no museu de cera de Londres Madame Tussauds. Foi a primeira mulher trans a realizar o feito. Também foi a primeira transexual a estampar a capa da revista americana Time.

Em entrevista à revista “Marie Claire”, a atriz afirmou que “não tinha permissão para brincar com Barbies quando era criança”. E relembrou momentos marcantes da infância.

— Quando eu tinha trinta e poucos anos, meu terapeuta me lembrou que nunca é tarde demais para se ter uma infância, e que eu deveria sair e comprar Barbies e brincar com elas como uma forma de curar minha criança interior. E curar meu trauma de infância. Foi o que fiz— afirmou a atriz logo, após saber que seria homenageada pela Barbie e acrescentando que era “uma incrível honra”.

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Barbie lança novas bonecas inclusivas com vitiligo e até careca

A coleção traz 32 novos modelos com o objetivo...

Suicídio de Victória, uma garota trans brasiliense provoca apelo contra preconceito

Victória se matou no apartamento em que vivia com...

Quem se comove com a morte de Priscila Diva?

Em vez de estar escrevendo este texto, eu esperava...

Adam Lambert recusa papel para dar espaço a atrizes trans; Laverne Cox foi escolhida

O cantor Adam Lambert foi convidado para interpretar a travesti Frank...
spot_imgspot_img

Criola seleciona nanoinfluenciadoras para contar histórias de mulheres negras

Criola, organização da sociedade civil com mais de 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras, está com seleção...

Fundamentalismo não pode impedir políticas para a população trans e travestis

Neste ano, os desafios das defensoras dos direitos da população LGBTQIA+ serão a superação da instrumentalização do pânico moral em torno das nossas pautas e estabelecer...

1ª Marsha Trans reúne ativistas e deputadas em Brasília

A primeira edição da Marsha Trans Brasil, ocorre na tarde deste domingo (28/1), com concentração em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A passeata...
-+=