Barbie lança boneca em homenagem à primeira piloto de avião negra dos Estados Unidos

Boneca homenageia Bessie Coleman, que ficou conhecida por acrobacias radicais de avião há quase um século

Bessie Coleman, uma corajosa jovem negra que se tornou a primeira piloto afro-americana da história, é a mais nova personalidade homenageada pela coleção “Barbie Mulheres Inspiradoras”, da Mattel. Ela ficou conhecida na década de 1920 por ousadas acrobacias aéreas e até por andar nas asas de um avião.

Coleman se tornou a primeira pessoa negra dos Estados Unidos a ter uma licença internacional de piloto. No entanto, ela precisou ir até a França para conseguir a certificação, pois não havia treinamento e nem oportunidades para mulheres em seu país de origem, de acordo com o site oficial da coleção.

A boneca foi batizada como “Brave Bessie” (algo como Corajosa Bessie, em tradução livre), que era o apelido atribuído a Coleman na época. Ela veste um uniforme verde-oliva, incluindo um boné com as iniciais do nome da piloto.

“Foi muito bom conhecer mais sobre uma mulher tão ousada e maravilhosa que estava à frente do seu tempo”, disse a designer de embalagem da boneca, Priscila Bara, ao blog da Mattel.

A sobrinha-neta de Bessie, Gigi Coleman, ajudou a empresa a conceber a boneca. “Manter o legado de Bessie vivo sempre foi um trabalho de amor para minha família. Esperamos que através desta boneca mais pessoas descubram a história de Bessie e se inspirem.”

Coleman nasceu em 26 de janeiro de 1892 e viveu uma infância pobre em Atlanta, no Texas. Ela ajudava a mãe a colher algodão, mas tinha o sonho de fazer faculdade. Quando soube que as mulheres tinham mais direitos na França, e podiam até pilotar aviões, juntou as economias e aprendeu francês para se mudar para o país.

Boneca Barbie homenageia a primeira piloto negra dos EUA — Foto: Mattel / Reprodução

Aos 29 anos, Coleman embarcou para a França e se matriculou em uma escola de aviação. Ela recebeu sua licença internacional de piloto em 15 de junho de 1921.

Quando voltou para os Estados Unidos, surpreendeu multidões com as acrobacias que lhe renderam o famoso apelido de “Brave Bessie”. Em 1922, se tornou a primeira mulher negra a encenar um voo público.

Ela percorreu o país dando cursos e fazendo apresentações, mas se recusava a voar para plateias segregadas. A piloto morreu em 1926, aos 34 anos, em um acidente de avião.

+ sobre o tema

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

Mylene Pereira Ramos: a juíza que defende maior diversidade na magistratura

“Em nossa sociedade, fatores como raça e condição social,...

para lembrar

Emma Watson vai à peça de Harry Potter e tieta atriz que vive Hermione

Conhecida por ter interpretado a personagem Hermione em todos...

Ex-catador de latinhas vai cursar ciências da computação em Harvard

Com a venda das latinhas, Ciswal dos Santos Nascimento,...

Quantas professoras negras você já teve na universidade?

Quantas professoras negras eu já tive? Foi uma questão...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Só 2 a cada 5 vagas de cotas para juiz negro são preenchidas

Oito anos após a instituição de cotas em concursos para juiz, só 2 em cada 5 vagas reservadas a negros foram preenchidas nos Tribunais...

Léa Garcia foi nome importante da arte contra o racismo

A arte brasileira perdeu um de seus maiores representantes nas lutas pela representatividade negra e contra o racismo: a carioca Léa Garcia morreu nesta...
-+=