Barco lotado de migrantes norte-africanos naufraga e 250 seguem desaparecidos

Entre 130 e 250 pessoas estavam desaparecidas e ao menos 15 morreram depois que um barco transportando refugiados eritreus e somalis naufragou ao sul da Sicília na manhã desta quarta-feira, disseram autoridades da guarda costeira italiana.

Equipes de resgate socorreram 47 pessoas, incluindo mulheres e crianças, depois que o barco, que partiu da Líbia há dois dias, afundou durante a madrugada a aproximadamente 65 quilômetros ao sul da ilha de Lampedusa.

Segundo a Organização Internacional de Migração (OIM), uma agência de assistência a imigrantes que tem representantes em Lampedusa, um barco de pesca italiano resgatou outras três pessoas.

Entre 15 e 20 corpos foram vistos na água durante a manhã, disseram autoridades, mas ventos fortes e o mar turbulento dificultaram a operação da guarda costeira e de um helicóptero da polícia.

Oficiais da guarda costeira disseram que originalmente o barco estava transportando cerca de 200 pessoas, mas a OIM estimou que até 300 pessoas estavam na embarcação, das quais 250 estariam desaparecidas.

O incidente mostra os perigos enfrentados por refugiados e imigrantes desesperados que deixam a África em busca de trabalho e pagam cerca de mil euros (1.427 dólares) por um lugar em um barco de pesca superlotado.

Na segunda-feira, a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas disse que mais de 400 pessoas que fugiram da Líbia em dois barcos estavam desaparecidas.

Milhares já enfrentaram a perigosa viagem neste ano depois que a queda do regime da Tunísia e os combates na Líbia levaram à diminuição dos controles nas fronteiras que antes barravam a entrada na Europa.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...