Bebê sem sexo: médica explica que distúrbio “é mais comum do que se imagina”

Segundo especialista, um a cada 4.500 nascidos vivos apresenta o problema

Por: Fabiana Grillo

O sexo do bebê que nasceu com malformação genética no órgão genital, em Cambé, região metropolitana de Londrina (PR), só deve ser revelado em janeiro, quando sair o resultado do exame de DNA. Embora os médicos apostem em menino, a genitália ainda não está totalmente formada. De acordo com a cirurgiã pediátrica, Andrea Miyasaki, do Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina), esta condição é chamada de distúrbio de diferenciação do sexo e “é mais comum do que se imagina”.

— Este distúrbio ocorre em um a cada 4.500 nascidos vivos e engloba várias anomalias congênitas. No entanto, é possível corrigir a alteração no órgão genital com cirurgia e o seu desenvolvimento será normal. A cirurgia fica tão boa que não dá nem para dizer que a criança nasceu com algum problema.

A médica explica que o distúrbio de diferenciação do sexo “pode ser consequência de alteração cromossômica, hormonal e/ou anatômica”. Ela reforça que a condição não é consequência de maus hábitos durante a gravidez.

— Diversas condições genéticas podem levar a criança a nascer com o genital externo atípico, ou seja, vagina malformada, clitóris aumentado, testículos fora da bolsa entre muitas outras alterções. Nestes casos, solicitamos o exame de DNA para identificar se há apenas cromossomos X [menina] ou se têm Y [menino].

O segundo passo, esclarece a especialista, é verificar se os órgãos internos estão em perfeitas condições, como útero, ovários, entre outros. Em caso positivo, o bebê é submetido a uma cirurgia para “reconstruir” a genitália.

— A cirurgia pode ser simples, mas geralmente não é. Costumamos operar a partir dos seis meses e a recuperação total da criança pode demorar de um a três meses. A partir daí, o órgão genital vai se desenvolver normalmente e este paciente tem condições de levar uma vida sexual normal no futuro.

Bebe sem ânus

Além do problema com o órgão sexual, o pequeno Rafael (nome escolhido pelos pais caso se confirme que o bebê é do sexo masculino) também nasceu sem ânus. Esta é uma outra malformação genética chamada anomalia anorretal.

— Na maioria dos casos, esta anomalia é tratável com cirurgia. Mas, como em qualquer outra patologia, existem casos mais complexos, que podem exigir outras intervenções.

Enquanto Rafael ainda não pode ser submetido à cirurgia, foi feito uma colostomia, ou seja, um furo em sua barriga por onde saem as fezes. Após o resultado do exame de DNA, o bebê deve iniciar o tratamento com a correção do sexo.

Fonte: R7

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=