Bebês do campo contam com ajuda de pelo menos 6 mil parteiras

Em PE, 900 nascimentos ocorrem por ano pelas mãos dessas mulheres.
98% dos partos no Brasil são feitos em hospitais.

 

 

Embora 98% dos partos no Brasil ocorram em hospitais, a figura das parteiras ainda é muito respeitada e está presente em muitas regiões.

Só no estado de Pernambuco, por exemplo, todos os anos nascem por volta de 900 bebês no campo com a ajuda dessas mulheres.

Embora o trabalho delas esteja presente em todos os estados, o Ministério da Saúde não tem informações sobre quantas parteiras atuam no país. Já a organização não-governamental Cais do Parto, com sede em Olinda, possui o cadastro de seis mil, espalhadas pelo Espírito Santo, norte de Minas Gerais e nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Por reconhecer que ainda existe espaço para o trabalho das parteiras, desde 1991 o Ministério da Saúde desenvolve um programa de qualificação dessas mulheres.

 

Apenas em Pernambuco, há 975 parteiras cadastradas na secretaria de Saúde. O livro da parteira virou um instrumento de disseminação das boas práticas a serem seguidas na hora do parto, como conta a coordenadora estadual do programa, Lílian Sampaio.

“Ele tem muitas figuras, de forma que ela possa pintar e reconhecer o corpo da mulher, interagir com esse livro e compreender. Todo o trabalho feito com as parteiras ocorre de forma lúdica, para que elas consigam aprender o conteúdo sem saber ler. Elas viraram parceiras do sistema tradicional de saúde”, explica Lilian.

A Cais do Parto também atua na capacitação. “Na época que começamos a trabalhar com as parteiras tradicionais, há 18 anos aqui no Nordeste, a incidência do tétano no neonatal era muito alta. Isso se dava porque algumas delas tinham o costume de colocar folhas mascadas no umbigo ou até cinzas, porque elas entendiam que cicatrizava o umbigo. E, na verdade, era um dos causadores do tétano”, comenta Suely Carvalho, parteira e fundadora da ONG.

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Lobato, os jecas e a questão racial no pensamento social brasileiro

Por: Ricardo Augusto dos Santos Este texto narra a construção...

Projeto incentiva resgate da cidadania

Por trás dos projetos e ações da rede Índios...

Caçadas de Pedrinho no Brasil e a Exposição na Alemanha dedicada a Adolf Hitler * – Por: Roseli Rocha

Esforços foram realizados pelos organizadores para que fosse evitada...

Índios entregam Projeto de Lei que cria carreira de professor indígena

Etnias querem estruturação do magistério nas aldeias DO Portal do Meio...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=