BID abre vagas para o Programa Jovens Profissionais – 2011

Iniciativa busca profissionais para atuar na sede do BID, em Washington, e nas respectivas Representações da América Latina e Caribe.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abriu inscrições para o Programa Jovens Profissionais. As inscrições irão até o dia 1° de março de 2011. Os requisitos básicos são: ter até 32 anos de idade; e possuir experiência profissional de no mínimo dois anos em uma ou mais das seguintes áreas: Meio Ambiente e Recursos Naturais; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social, Infraestrutura; Project Finance; e Setor Privado.

Os participantes selecionados para o Programa assinarão um contrato de 24 meses com o Banco e serão tratados como funcionários plenos que, a qualquer momento, poderão ser convidados a ocupar um cargo permanente. O Programa começou em 1970 e é considerado um ponto de partida para a carreira profissional no BID.

O BID busca promover a diversidade, incluindo profissionais Afrodescendentes e Indígenas, como parte integrante de suas atividades com os governos e a Sociedade Civil. Candidatos com esse perfil também são encorajados a participar neste programa. Neste caso o limite de idade para estes candidatos será de 35 anos.

Processo de Seleção – Nos últimos três anos o número de candidatos brasileiros apresentou crescimento. Em 2008 foram 124 participantes,em 2009 foram 137 e em 2010 229 jovens profissionais dentre 48 países participaram do programa.

Serão selecionados os candidatos com experiência nas áreas de especialização do Banco e convocados para entrevistas em Washington, onde funciona a sede do BID. O objetivo da entrevista é identificar características como flexibilidade e capacidade de trabalho; habilidades analíticas evidenciado pelo sucesso acadêmico; habilidade de trabalhar em equipe e boa comunicação; desejo e disponibilidade para servir em missões de campo na América Latina e Caribe. Os pré-selecionados para viajarem a Washington podem ainda ter que resolver um estudo de caso e apresentar referências.

Antes da entrevista na sede, há um processo de seleção interno. Este processo de seleção inclui a avaliação dos currículos pelo Departamento de Recursos Humanos, uma avaliação técnica a cargo de uma equipe de especialistas senior do Banco e depois uma seleção a cargo do painel que realizará as entrevistas. O Banco arcará com os gastos de viajem para Washington.

O formulário de inscrição deve ser preenchido diretamente no site do Banco. | Site: [ http://www.iadb.org/pt/carreiras/programa-jovens-profissionais,1358.html ]. | BID.

+ sobre o tema

Coletivo Luiza Bairros: conheça grupo que atua no combate ao racismo institucional na UFBA

A principal estratégia utilizada é na exigência do cumprimento...

Após reivindicação do movimento negro, sítio arqueológico no centro do Rio será preservado

Diferente das ossadas humanas descobertas durante escavações próximas à...

Agenda única de eventos em novembro celebra a consciência negra na UFMG

Iniciativa, que une comunidade e gestão, integra formação, informação...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Com discurso de Lula e da ministra Anielle Franco no Fórum de Afrodescendentes na ONU, Geledés aponta que o Brasil está no caminho certo...

“Para Geledés, o Fórum Permanente de Afrodescendentes é extremamente importante, porque pode construir, no sentido mais amplo, compromissos de enfrentamento ao racismo global. Sobre...

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=