Bispos negros reafirmam compromisso com a promoção e a dignidade dos afrodescendentes

 

Na 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado brasileiro participou da Santa Missa desta quarta-feira (25), às 7h30, no Altar Central do Santuário Nacional.

A celebração foi presidida pelo bispo referencial da Pastoral Afro-Brasileira, dom João Alves dos Santos, de Paranaguá (PR).

No início da Santa Missa, bispo de São Mateus (ES), dom Zanoni Demettino Castro, citou as palavras de dom Hélder Câmara mostrando o dom de Deus na negritude e a preocupação da CNBB com a causa dos negros.

“Mariama, Nossa Senhora Mãe de Cristo e Mãe dos Homens! Mariama, Mãe dos Homens de todas as raças, de todas as cores, de todos os cantos da Terra. O importante é que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, embarque de cheio na causa dos negros”.

O bispo ainda ressaltou que embora vivamos em um tempo novo ainda precisamos lutar pela causa dos afrodescendentes.

“Somos mais de 20 bispos negros descendentes daquele povo que foi arrancado de suas terras e de sua cultura. Ao longo de nossa história muitos foram os ícones que lutaram por suas causas como o guerreiro Zumbi dos Palmares, padre Vítor, de Três Pontas (MG), Dom Silvério Gomes Pimenta, Nhá Chica entre outros”, acrescentou dom Zanoni.

Em sua homilia, o bispo de Paranaguá (PR), dom João Alves dos Santos reafirmou o compromisso da Pastoral Afro-Brasileira com a suas causas.

“Temos um compromisso evangélico com a promoção e dignidade da vida dos negros. Queremos que a Pastoral Afro-Brasileira esteja sempre mais inserida na missão da Igreja no Brasil, sempre na comunhão com o sucessor de Pedro”, afirmou Dom João Alves dos Santos.

Dom João Alves dos Santos recordou muitos bispos e missionários negros que acreditaram e investiram na educação de suas comunidades.

“Estes irmãos apostaram nas vocações mesmo quando disseram que os afrodescendentes não tinham vocação para os trabalhos da Igreja”, acrescentou.

O bispo Paranaguá afirmou que graças a Deus há vários afrodescendentes considerados santos ou em processo de reconhecimento oficial da Igreja e inúmeros fiéis que vivem o evangelho por tantos cantos do Brasil.

“Aqui está um numero expressivo de bispos negros, nós somos discípulos e missionários presentes nesta multicultural Terra de Santa Cruz e defendemos as causas da nossa pastoral sempre lembrando nossos antecessores”, finalizou.

 

 

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

+ sobre o tema

Tiger Woods fala hoje pela1ª vez sobre escândalo

O norte-americano Tiger Woods, principal nome do golfe na...

Brasil é o sétimo país com mais jovens assassinados no mundo

São quase 60 mortes para cada 100 mil habitantes,...

Carlinhos Brown no CD oficial da Copa

Carlinhos Brown vai representar o Brasil no CD "2010...

Certas coisas são inexplicáveis

Deve ser fácil explicar para uma criança quando o...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=