As bolsas de pós de governos europeus. No Reino Unido, inscrições estão abertas

Em média, 15 brasileiros são aprovados em cada edição do programa britânico

Do O Globo 

Imagem: Reprodução/O Globo

Estão abertas as inscrições para o Programa Chevening, que oferece bolsas de estudos de pós-graduação a estudantes estrangeiros de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento, financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e organizações parceiras. Este ano serão 1.500 bolsas — 900 a mais que no ano passado —, das quais 25 para brasileiros. Elas são válidas para qualquer universidade da Grã-Bretanha. O valor das bolsas inclui o pagamento de todas as taxas universitárias e gastos com passagens e visto, além de um salário mensal durante a duração do programa. O objetivo é formar potenciais líderes e formadores de opinião em todas as áreas do conhecimento.

O programa oferece a oportunidade de os estudantes cursarem mestrado de um ano em qualquer das principais universidades do Reino Unido. E as bolsas são concedidas a pessoas com perfis de líderes estabelecidos ou emergentes, em posição de destaque em uma variedade de áreas, incluindo política, governo, negócios, mídia, meio ambiente e sociedade civil. No entanto, prioriza inscrições de candidatos que queiram fazer pós-graduação nas áreas de negócios, administração e relações internacionais. Os interessados podem se inscrever até 15 de novembro, no site do programa, onde podem obter orientações sobre os critérios de seleção.

Existem mais de 42 mil ex-alunos do Chevening em todo o mundo, sendo 1.405 no Brasil. Em média, 15 brasileiros são aprovados a cada edição. Desde a criação do programa, em 1994, o Brasil é um dos países que mais enviaram alunos. Atualmente, o programa Chevening fornece ajuda para estudantes de 150 países.

Outros programas de bolsas de estudo na Europa:

programa Eiffel, do governo francês, oferece bolsas para estudantes das áreas de direito, gestão, finanças e comércio, engenharias, ciências econômicas e políticas e relações internacionais. Em sua última edição, foram concedidas 57 bolsas para brasileiros em mestrado e doutorado. O novo edital deve ser aberto em outubro, mas cada universidade francesa pode estabelecer datas específicas para a abertura de cadastros. Mais informações no site do Campus France, agência oficial de promoção do ensino superior francês.

serviço de intercâmbio acadêmico alemão (DAAD) oferece bolsas de especialização, com duração de um ano, em artes plásticas, artes cênicas, design, cinema, arquitetura e música. São também oferecidas bolsas de mestrado, com duração de dois anos, em cursos com foco em desenvolvimento sustentável ou em políticas públicas e boa governança; e de doutorado, de até quatro anos, em todas as áreas, em qualquer universidade ou instituto de pesquisa alemães. Em média, são oferecidas 250 bolsas por ano. Os prazos de inscrição variam e fluência em alemão não é obrigatória. Os interessados podem obter mais informações sobre os programas no site do DAAD.

A Fundación Carolina, da Espanha, oferece bolsas de estudo de pós-gradução, doutorado e pós-doutorado para candidatos de países ibero-americanos e para professores brasileiros. As inscrições são abertas nomalmente em dezembro, e, em 2013, foram oferecidas mais de 500 bolsas. Informações no site da fundação.

 

+ sobre o tema

Mitos e preconceitos

Lia Maria dos Santos é economista e artista plástica....

Inscrições para o Enem são prorrogadas devido às chuvas no Nordeste

Governadores de Pernambuco e Alagoas fizeram o pedido ao...

Projeto prevê política contra bullying em escolas infantis

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de...

Estudantes do DF fazem avaliação que medirá desempenho de escolas públicas

Cerca de 170 mil estudantes da rede pública...

para lembrar

Segunda etapa do ProUni tem 355 mil inscritos para bolsas de estudo

A segunda etapa de inscrições para obter bolsa de...

Universidades do Exterior poderão aderir ao ProUni 2011

  Universidades do exterior poderão aderir ao ProUni...

MEC altera data do Enade para 21 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) decidiu alterar a...

Governo Lula multiplica número de jovens negros na universidade

Em sete anos, mais jovens negros entraram nas universidades...
spot_imgspot_img

Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas

As Coalizões, Redes, Entidades Sindicais, Instituições Acadêmicas, Fóruns, Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Associações signatárias deste documento consideram que a possível autorização...

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do 3º Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação da Unesco, que começou nesta terça-feira,...

Lula cria fundo privado de R$ 20 bi para tentar manter alunos pobres no ensino médio

O governo Lula (PT) editou uma MP (medida provisória) que cria um fundo privado de financiamento de bolsas para incentivar estudantes pobres a permanecerem no ensino...
-+=