As bolsas de pós de governos europeus. No Reino Unido, inscrições estão abertas

Em média, 15 brasileiros são aprovados em cada edição do programa britânico

Do O Globo 

Imagem: Reprodução/O Globo

Estão abertas as inscrições para o Programa Chevening, que oferece bolsas de estudos de pós-graduação a estudantes estrangeiros de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento, financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e organizações parceiras. Este ano serão 1.500 bolsas — 900 a mais que no ano passado —, das quais 25 para brasileiros. Elas são válidas para qualquer universidade da Grã-Bretanha. O valor das bolsas inclui o pagamento de todas as taxas universitárias e gastos com passagens e visto, além de um salário mensal durante a duração do programa. O objetivo é formar potenciais líderes e formadores de opinião em todas as áreas do conhecimento.

O programa oferece a oportunidade de os estudantes cursarem mestrado de um ano em qualquer das principais universidades do Reino Unido. E as bolsas são concedidas a pessoas com perfis de líderes estabelecidos ou emergentes, em posição de destaque em uma variedade de áreas, incluindo política, governo, negócios, mídia, meio ambiente e sociedade civil. No entanto, prioriza inscrições de candidatos que queiram fazer pós-graduação nas áreas de negócios, administração e relações internacionais. Os interessados podem se inscrever até 15 de novembro, no site do programa, onde podem obter orientações sobre os critérios de seleção.

Existem mais de 42 mil ex-alunos do Chevening em todo o mundo, sendo 1.405 no Brasil. Em média, 15 brasileiros são aprovados a cada edição. Desde a criação do programa, em 1994, o Brasil é um dos países que mais enviaram alunos. Atualmente, o programa Chevening fornece ajuda para estudantes de 150 países.

Outros programas de bolsas de estudo na Europa:

programa Eiffel, do governo francês, oferece bolsas para estudantes das áreas de direito, gestão, finanças e comércio, engenharias, ciências econômicas e políticas e relações internacionais. Em sua última edição, foram concedidas 57 bolsas para brasileiros em mestrado e doutorado. O novo edital deve ser aberto em outubro, mas cada universidade francesa pode estabelecer datas específicas para a abertura de cadastros. Mais informações no site do Campus France, agência oficial de promoção do ensino superior francês.

serviço de intercâmbio acadêmico alemão (DAAD) oferece bolsas de especialização, com duração de um ano, em artes plásticas, artes cênicas, design, cinema, arquitetura e música. São também oferecidas bolsas de mestrado, com duração de dois anos, em cursos com foco em desenvolvimento sustentável ou em políticas públicas e boa governança; e de doutorado, de até quatro anos, em todas as áreas, em qualquer universidade ou instituto de pesquisa alemães. Em média, são oferecidas 250 bolsas por ano. Os prazos de inscrição variam e fluência em alemão não é obrigatória. Os interessados podem obter mais informações sobre os programas no site do DAAD.

A Fundación Carolina, da Espanha, oferece bolsas de estudo de pós-gradução, doutorado e pós-doutorado para candidatos de países ibero-americanos e para professores brasileiros. As inscrições são abertas nomalmente em dezembro, e, em 2013, foram oferecidas mais de 500 bolsas. Informações no site da fundação.

 

+ sobre o tema

Quero ser professor

Segundo o Ministério da Educação, os professores da rede...

Unesp divulga a prova e o gabarito da primeira fase do vestibular 2010

Dos 76.518 candidatos, 5.012 não fizeram a prova. G1 vai...

Supremo derruba data especial do Enem para judeus

O STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu liminar e cassou...

Fuvest 2010: 2ª fase começa neste domingo; veja o que esperar de português e redação

A Fuvest, que seleciona estudantes para a USP (Universidade...

para lembrar

Monólogo paciente

COM APENAS UMA FALANTE FLUENTE, O IDIOMA POIANAUA É...

Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip hop

CONVITE: DEFESA DE TESE por: Ana Lúcia Silva Souza A tese...

Dobra percentual de pretos e pardos com ensino superior concluído, mostra IBGE

A população preta ou parda com ensino superior concluído...
spot_imgspot_img

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...

6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe pauta a Agenda 2030

A sustentabilidade de novas tecnologias sociais foi debatida no 6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o desenvolvimento sustentável, que...
-+=