As bolsas de pós de governos europeus. No Reino Unido, inscrições estão abertas

Em média, 15 brasileiros são aprovados em cada edição do programa britânico

Do O Globo 

Imagem: Reprodução/O Globo

Estão abertas as inscrições para o Programa Chevening, que oferece bolsas de estudos de pós-graduação a estudantes estrangeiros de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento, financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido e organizações parceiras. Este ano serão 1.500 bolsas — 900 a mais que no ano passado —, das quais 25 para brasileiros. Elas são válidas para qualquer universidade da Grã-Bretanha. O valor das bolsas inclui o pagamento de todas as taxas universitárias e gastos com passagens e visto, além de um salário mensal durante a duração do programa. O objetivo é formar potenciais líderes e formadores de opinião em todas as áreas do conhecimento.

O programa oferece a oportunidade de os estudantes cursarem mestrado de um ano em qualquer das principais universidades do Reino Unido. E as bolsas são concedidas a pessoas com perfis de líderes estabelecidos ou emergentes, em posição de destaque em uma variedade de áreas, incluindo política, governo, negócios, mídia, meio ambiente e sociedade civil. No entanto, prioriza inscrições de candidatos que queiram fazer pós-graduação nas áreas de negócios, administração e relações internacionais. Os interessados podem se inscrever até 15 de novembro, no site do programa, onde podem obter orientações sobre os critérios de seleção.

Existem mais de 42 mil ex-alunos do Chevening em todo o mundo, sendo 1.405 no Brasil. Em média, 15 brasileiros são aprovados a cada edição. Desde a criação do programa, em 1994, o Brasil é um dos países que mais enviaram alunos. Atualmente, o programa Chevening fornece ajuda para estudantes de 150 países.

Outros programas de bolsas de estudo na Europa:

programa Eiffel, do governo francês, oferece bolsas para estudantes das áreas de direito, gestão, finanças e comércio, engenharias, ciências econômicas e políticas e relações internacionais. Em sua última edição, foram concedidas 57 bolsas para brasileiros em mestrado e doutorado. O novo edital deve ser aberto em outubro, mas cada universidade francesa pode estabelecer datas específicas para a abertura de cadastros. Mais informações no site do Campus France, agência oficial de promoção do ensino superior francês.

serviço de intercâmbio acadêmico alemão (DAAD) oferece bolsas de especialização, com duração de um ano, em artes plásticas, artes cênicas, design, cinema, arquitetura e música. São também oferecidas bolsas de mestrado, com duração de dois anos, em cursos com foco em desenvolvimento sustentável ou em políticas públicas e boa governança; e de doutorado, de até quatro anos, em todas as áreas, em qualquer universidade ou instituto de pesquisa alemães. Em média, são oferecidas 250 bolsas por ano. Os prazos de inscrição variam e fluência em alemão não é obrigatória. Os interessados podem obter mais informações sobre os programas no site do DAAD.

A Fundación Carolina, da Espanha, oferece bolsas de estudo de pós-gradução, doutorado e pós-doutorado para candidatos de países ibero-americanos e para professores brasileiros. As inscrições são abertas nomalmente em dezembro, e, em 2013, foram oferecidas mais de 500 bolsas. Informações no site da fundação.

 

+ sobre o tema

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

para lembrar

UFV (MG) aceita inscrições para o Vestibular 2011 até 24/09

Estão abertas, até o dia 24 de setembro...

Programa de educação para assentados e quilombolas quase some sob Bolsonaro

Moradora de um assentamento na região de Planaltina (DF), Sandra Maria...

Carta de Marcos Dias, pai da aluna Luana Dias ao Reitor da PUC-Rio

Carta à Vossa Magnificência Reitor da PUC-Rio Magnífico Reitor Pe....
spot_imgspot_img

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um...

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...
-+=