Bolsas para graduação no Brasil

Estudantes de 24 países africanos podem tentar uma vaga em mais de 100 universidades brasileiras

O governo brasileiro abriu período de inscrições para bolsas de estudos no país. O edital oferece mais de 40 cursos de graduação em cerca de 100 instituições de ensino superior do Brasil. Estudantes de 24 países africanos poderão participar (confira a lista).

As inscrições devem ser feitas na Missão Diplomática brasileira no país de origem do candidato até o dia 7 de julho. Os selecionados iniciarão os cursos em 2015. O edital não informa a quantidade de matrículas, mas, na edição deste ano, foram escolhidos 382 candidatos africanos, a maioria de Angola (103), Cabo Verde (103) e Benim (73).

A seleção faz parte de acordos de cooperação que visam contribuir com o desenvolvimento das nações de origem dos graduados. Ao final do curso, o beneficiado deve voltar para seu país.

Os interessados precisam comprovar dispor de, no  mínimo, US$ 400 mensais para custearem sua estadia em território brasileiro. Alguns países oferecem subsídios para quem não possui condições financeiras. Além disso, os de países mão lusófonos devem realizar o teste de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras).

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pec-G) é administrado em conjunto pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC-MRE).

Fonte:brazilafrica

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=