Bonequinhas que ensinam – Fernanda Pompeu

 

A gente ouve falar que tudo que é russo tá meio ruço. Traduzindo, em baixa. Quer dizer, excetuando a literatura, a vodca e a matrioshka. A literatura russa tem seus gigantes: Dostoiévski, Tolstoi, Gorki, Tchekhov, Maiakovski, Marina Tsvetaeva. A vodca dispensa apresentação.

Já a matrioshka, também conhecida como babushka, é aquela boneca de madeira que traz dentro outras bonequinhas menores. Sendo que a menorzinha de todas é a única que não é oca. A maioria delas contam com cinco peças. Mas tem matrioshka com até 75 matrioshkinhas.

Estudiosos afirmam que foram os japoneses que inventaram essa boneca que contém outras menores. Mas, no Brasil, foram as russas que ficaram famosas. Não com o nome de matrioshka, mas com o nome sérvio de babushka. Que por sinal, quer dizer avozinha.
Sempre observei com curiosidade as babushkas. Elas ensinam muito sobre a arte de escrever, mais específico, sobre a habilidade de contar histórias. Pois repare, qualquer história traz outras historietas dentro dela. Qualquer fato carrega, no profundo, outros fatos.

Vamos ao exemplo de uma telenovela. Há sempre uma trama central, personificada pelas personagens principais. Essa seria a babushka maior. E existem as subtramas, ou histórias paralelas, caracterizadas pelos núcleos pobre, rico, humorístico, jovem, entre outros.
Para a telenovela funcionar, e para a gente não mudar de canal, as tais histórias paralelas precisam estar ligadas à trama central. De alguma forma, as personagens ora são parentes, patrão e empregado, porteiro e condômino, polícia e bandido.

Amadurecendo o pensamento, babushkas também têm a ver com a vida da gente. Aquela dinâmica de uma coisa que leva a outra que traz outra que leva a outra. Ou algo que contém algo que contém algo que contém algo.

De repente, você conheceu seu grande amor porque sua prima morava no mesmo prédio que a mãe dele. Ou conseguiu aquela oportunidade de negócio porque prestou atenção em alguma situação, quando todos desviavam o rosto. É o poder babushka.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=