Branco sul-africano, Eugene Terrorblanche, posa com uma espingarda junto ao corpo de uma criança negra no Facebook

A foto publicada neste domingo pelo semanário sul-africano Sunday Times em que um branco sul-africano posa com uma espingarda junto ao corpo de uma criança negra supostamente morta foi tirada há três anos, informou nesta segunda-feira o meio local Iol News em seu site.

A foto foi postada no Facebook, no perfil de um usuário que se intitulou Eugene Terrorblanche, já chegou a ser investigada pela unidade de elite da Polícia sul-africana em 2007. Segundo o jornal local Beeld, o homem exibido na imagem disse às autoridades na época que pagou à criança para que posasse.

Esta publicação causou um grande furor na África do Sul, um país que por cerca de 50 anos foi governado pelo regime segregacionista do apartheid, que defendia a supremacia da raça branca, e que ainda vive uma violenta tensão racial. O Sunday Times, que intitulou a notícia “Procura-se o Racista do Facebook”, não indicou a data da polêmica foto do usuário Eugene Terroblanche, um nome que faz alusão ao líder do partido ultradireitista sul-africano branco Movimento da Resistência Afrikáner (AWB), Eugene Terre’Blanche, assassinado em abril de 2010.

No entanto, o jornal apontou que não sabia se a imagem retratava algo que realmente aconteceu ou se ela foi manipulada. Por sua vez, a jornalista sul-africana Mandy Wiener afirmou neste domingo que ela mesma publicou uma notícia sobre esta foto há anos. “Fiquei surpresa de ver a notícia no Sunday Times, pois eu divulguei essa história há anos”, afirmou Mandy em sua conta do Twitter.

Perante críticas, o editor do jornal, Ray Hartley, defendeu sua decisão de publicar a fotografia apesar dela já ter três anos de existência. “Estamos falando de uma imagem extremamente racista que ainda está publicada no Facebook. Temos que encontrar a pessoa que a postou”, apontou Hartley.

No domingo, pouco após a publicação da foto, as autoridades sul-africanas se apressaram em assegurar que o assunto está sendo investigado pela unidade de elite da polícia, os Hawks, mas que o assunto não deveria ser relacionado com racismo. “Um assassinato é um assassinato independente de quem seja o responsável”, afirmou Zweli Mnisi, porta-voz do ministro de Polícia, Nathi Mthethwa.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=