Brasil: Avanços e Contradições nos Direitos Sexuais e Reprodutivos

O Brasil tem realizado grandes avanços sociais na redução da pobreza, da mortalidade materna e infantil, mas permanecem muitos obstáculos e contradições em termos de direitos sexuais e reprodutivos – tema da Primeira Sessão da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento na América Latina e Caribe, que acontece em Montevidéu entre 12 e 15 de agosto.

As estatísticas impressionam. A mortalidade materna caiu de 120 por 100 mil (1990) para 56. No mesmo intervalo de tempo, a mortalidade infantil para crianças até cinco anos foi reduzida de 70 para 20 – em mil nascimentos. Essas melhoras fazem parte de um quadro de desenvolvimento mais amplo, ilustrado, por exemplo, pela diminuição da pobreza. O percentual de pessoas vivendo com menos de US$1,25 por dia no Brasil passou de 17% para 6%.

A taxa de fertilidade no Brasil caiu de 6,15 crianças por mulher em 1960 para 1,8 hoje em dia. É um número semelhante ao que se observa entre os países ricos da Europa. A redução é ainda mais impressionante porque não foi acompanhada ou provocada por políticas públicas. Ela foi fruto das decisões individuais de milhões de pessoas, com mais acesso à informação e a métodos de planejamento familiar. Hoje, cerca de 80% das brasileiras têm acesso a métodos anticoncepcionais.

Contudo, persistem problemas sérios que se refletem nos indicadores brasileiros. Em cada mil mulheres adolescentes entre 15-19 anos, 77 são mães. Na Europa, esse patamar é inferior a 15. Ter filhos nessa idade significa que as jovens perderão oportunidades educacionais e profissionais. O índice brasileiro tem caído – era 88 por mil em 1994 – mas continua alto pela dificuldade de acesso a informações e à educação sexual.

Outro motivo de preocupação são as ameaças aos direitos sexuais e reprodutivos oriundas de grupos radicais que tentam criminalizar o aborto, proibindo-o mesmo nos casos em que a gravidez foi resultado de estupro ou nos quais ela ameaça a vida da mulher. O projeto do Estatuto do Nascituro é um exemplo, bem como a oposição à nova lei da profilaxia da gravidez, que garante atendimento imediato e emergencial no Serviço Único de Saúde às vítimas de violência sexual.

Também causa apreensão a ascensão de um político homofóbico à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Defesa das Minorias da Câmara dos Deputados e o uso dessa instituição para difundir uma agenda de retrocessos que ameaça conquistas que são frutos de muitas lutas de movimentos sociais e ativistas.

Historicamente, o Brasil tem sido um país progressista nas negociações internacionais sobre direitos sexuais e reprodutivos, mas há dúvidas se a corrente regressista – que tem se fortalecido internamente – irá influir nas posições diplomáticas brasileiras. Não se pode dissociar a agenda que se discute em Montevidéu da visão integrada dos direitos humanos, que engloba educação, saúde, o combate às diversas formas de discriminação. Colocá-la em prática é fundamental para que o Brasil dê prosseguimento aos esforços de desenvolvimento que começaram com a expressiva redução da pobreza.

[1] Os dados deste texto foram retirados do documento oficial da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, “Brazil: country implementation profile”.

 

Fonte: Anistia.org

+ sobre o tema

para lembrar

O pedagogo de Facebook

Segundo o site de humor SENSACIONALISTA, 98% dos usuários...

Projeto de teatro aborda a temática do preconceito na sala de aula em Manaus

Para esta edição, os atores do projeto apresentarão a...

Professores grevistas pedem novo modelo de educação para São Paulo

por Jorge Américo Os professores da rede municipal da capital...

Professores contam como estão aplicando no Brasil o que aprenderam na Finlândia

Todos saíram do Brasil com destino à Finlândia. Alguns,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=