Brasil: Colóquio reúne estudantes africanos em universidade brasileira para promover intercâmbio e trocas culturais

Rio de Janeiro, Brasil, 24 Jun (Lusa) – O desafio de mostrar a presença de estudantes africanos nas universidades brasileiras motivou a realização do primeiro colóquio “África no Brasil: Visão Universitária”, afirmou o promotor do evento, o guineense Lenine Djù, para quem o desenvolvimento passa pela educação.

Fonte: Expresso/Portugal

“Esta oportunidade de estudar fora não é em vão, é o sonho de qualquer jovem guineense ter uma formação académica”, disse à Agência Lusa Djù, de 26 anos, nascido em Bissau, que está no Brasil há três anos para estudar Publicidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O futuro publicitário disse que escolheu o Brasil por ser um país referência na sua área de formação.

Djù é um das centenas de jovens africanos que integra o Programa Estudante Convénio de Graduação (PECG).

Este é um dos instrumentos de cooperação educacional que o Governo brasileiro oferece a outros países em vias de desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina, e possibilita que cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizem estudos universitários no Brasil, em nível de graduação.

“Muitos guineenses querem ir atrás dos seus sonhos. O meu objectivo aqui é formar-me e levar tudo de bom, conhecimento, experiência e contribuir para o processo de desenvolvimento do meu país”, complementou ao referir sentir-se “lisonjeado” por fazer parte da diáspora “que no contexto africano, geralmente são intelectuais que saem”.

Djù quer mostrar que o intercâmbio rendeu frutos e afirma que o Brasil é a sua segunda pátria.

“O Brasil proporcionou-me uma coisa que o meu país não pode, não vou esquecer, foi o Brasil que meu deu conhecimento académico”, sublinhou.

O encontro “África no Brasil” que se realiza até hoje na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para integrar experiências dos dois continentes, é a primeira iniciativa que visa reunir estudantes universitários de países africanos e brasileiros.

Nesta instituição pública, estima-se que estudam actualmente 170 africanos de 11 nacionalidades através deste programa de convénio de graduação.

Por seu turno, o Embaixador de Moçambique, Isaac Murargy, presente na abertura do colóquio também defendeu a educação como ferramenta para a diminuição da pobreza e “de todos os males”.

No Brasil, há cerca de 400 moçambicanos que estudam em universidades brasileiras e o desafio, segundo Murargy, é aumentar a afluência de moçambicanos ao Brasil.

“O Brasil criou, desde sempre, essa abertura em várias universidades. Os estudantes têm que ter auto-estima porque o país precisa deles, num momento em que estamos no processo de desenvolvimento, e eles têm um papel a desempenhar”, afirmou o Embaixador à Lusa.

Segundo Murargy, a proximidade da língua facilita.

Para a cabo-verdeana de 23 anos, Sara Estrela, que vive há cinco anos no Brasil, a aprender Direcção Teatral, estudar num país estrangeiro é uma opção de muitos jovens em Cabo Verde.

“É sina de quem vive lá, Cabo Verde é um país muito emigratório, é uma opção ir para o estrangeiro. Eu queria ir para um lugar que tivesse a ver com a minha cara e achei que o Brasil tinha e é a referência na área de teatro”, destacou.

Estrela é uma das estudantes universitárias que participam do colóquio “África no Brasil” e dará o seu depoimento sobre a sua vida no Brasil.

O seu objectivo é não parar de estudar, mesmo após graduada.

“Eu quero continuar a estudar, fazer mestrado, quero estudar o máximo que puder, sempre”, sublinhou.

Durante as palestras, os alunos africanos darão depoimentos sobre suas experiências.

Haverá ainda exibição de filmes sobre a realidade africana e de grupos folclóricos de estudantes africanos.

 

+ sobre o tema

Redução de verbas já prejudica rotina das universidades federais

Dos R$ 3,2 bilhões contingenciados do ensino superior, R$...

Alunas da UnB desenvolvem estudos sobre questão racial no país

As pesquisas têm foco na produção de conhecimento e...

Fuga de cérebros, uma calamidade para o Brasil

Tem sido demonstrado que o capital humano, nível de...

É inconstitucional trecho de lei de Foz do Iguaçu proibindo ensino de “ideologia de gênero”

O plenário virtual do STF, em decisão unânime, julgou...

para lembrar

CENPEC lança nota técnica contra educação domiciliar

Documento aponta equívocos no PL 2401/2019, que autoriza o homeschooling,...

ENEM: Martin Luther King e o movimento pelo fim da segregação racial

Em 2019, Martin Luther King teria completado 90 anos....

Gabriella Freire, professora de Magé, inova na aplicação de provas para ajudar alunos

Na última sexta-feira, os pequenos foram recebidos com suco...

Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Conversamos com a pedagoga Clélia Rosa, sobre como as...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=