Brasil é o quarto país onde as meninas mais se casam

Levantamento foi feito pelo Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos

LITZA MATTOS

Mostrando que o casamento infantil transcende as fronteiras regionais e culturais, Índia, Bangladesh, Nigéria, Brasil e Etiópia estão no topo dos países em que essa situação mais ocorre. O Brasil ocupa o quarto lugar nesta lista, com 877 mil casamentos de mulheres menores de 18 anos, segundo levantamento do Conselho de Relações Exteriores (CFR) dos Estados Unidos. O estudo, que usou dados dos fundos das Nações Unidas de População (UNFPA) e para a infância (Unicef), entrevistou jovens de 20 e 24 anos que se casaram até os 18 anos.

O casamento infantil é considerado proibido por diversas convenções internacionais. Mesmo assim, no mundo, uma em cada três meninas se casa antes de completar os 18 anos, e uma em cada nove, antes dos 15. Se as tendências atuais permanecerem, analistas acreditam que 142 milhões de meninas vão se casar antes da idade adulta somente nesta década.

“A situação de pobreza comum nos países que encabeçam a lista é uma condição de vulnerabilidade que deixa as famílias mais inclinadas a verem as meninas como uma ‘moeda de barganha'”, alerta a assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Márcia Acioli.

Moradora de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, Luiza Fernanda Martins, 22, casou-se grávida aos 16 anos. Ela conta que foi uma decisão do casal. “No começo, não achei que ia dar conta. Casei achando que era uma brincadeira”, relata a dona de casa, dizendo que, apesar de estar desempregada e ter dois filhos hoje, o casamento só trouxe benefícios.

Márcia acredita que as situações nos centros urbanos são diferentes daquelas registradas no interior do país. “Quando se fala em escolha, é mais comum que ocorra dentro de um panorama de violência, de restrições econômicas ou de uma situação de conflito na família. Essas condições levam a menina a escolher sair de casa via casamento”, explica a especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Situações. A pressão dos pais do namorado e a falta de maturidade foram o que levou a autônoma Carmen Silvia, 50, a se casar aos 15 anos. “Nessa fase, nunca vale a pena casar. Faltam responsabilidade e maturidade. Chega a época de aproveitar a vida, e um sempre sofre mais do que o outro, principalmente se tiver um filho na jogada”, conta.

Segundo o estudo do CFR, as crianças mais propensas a se casar são as moradoras de áreas rurais, de famílias pobres e com menor escolaridade. Para mudar essa situação no Brasil, Márcia acredita que não é preciso alterar as leis. “Já temos leis avançadas, bem-construídas e que asseguram os direitos. O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) é suficientemente completo nessa perspectiva. O essencial é mudar a sociedade. O que é mais difícil é investir em cultura, educação e políticas públicas mais amplas”, diz a especialista.

Fonte: INESC

+ sobre o tema

para lembrar

Caçadas de Pedrinho e decisões judiciais na rede

A aventura para compreender as decisões judiciais do caso...

Pelo menos 80 candidatos se atrasam para o Enem 2011 em todo o país

Pelo menos 80 candidatos chegaram atrasados e perderam o...

Alerj prorroga sistema de cotas por mais dez anos

Em discussão única nesta terça-feira (11), a Alerj (Assembleia...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=