Brasil é terceiro destino para investimentos estrangeiros

De acordo com estudo da ONU, o País passou à frente dos Estados Unidos na lista de mercados mais atraentes.

O levantamento elaborado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) – órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) – coloca o Brasil em terceiro lugar no ranking de países prioritários para investimentos estrangeiros entre 2010 e 2012.

Até 2009, o País ocupava o quarto lugar no ranking, atrás dos Estados Unidos que, de acordo com o novo estudo, caíram para a quarta posição. A China, por sua vez, se manteve como o destino preferido para os investidores, seguida pela Índia.

Para elaborar o ranking, a Unctad ouviu 236 corporações multinacionais e 116 agências de promoção de investimentos. E as estimativas do estudo são de que, neste ano, os investimentos externos diretos devem somar 1,2 trilhão de dólares, passando para algo entre 1,3 trilhão de dólares a 1,5 trilhão de dólares em 2011 e para 1,6 trilhão de dólares a 2 trilhões de dólares em dois anos.

De acordo com o estudo atual, dos 15 países citados como os destinos prioritários de investimentos nos próximos anos, 9 deles são países em desenvolvimento. O que se justifica pelo fato de que os investidores ficaram mais reticentes em injetar recursos em mercados desenvolvidos, após a recente crise internacional.

Em contrapartida, os países mais desenvolvidos serão a principal origem dos investimentos internacionais programados entre 2010 e 2012, com destaque para Alemanha, China, Estados Unidos, França e Grã Bretanha.

Recuperação do mercado
A maioria das entidades e empresas consultadas no levantamento se mostrou otimista quanto à recuperação da economia mundial e ao crescimento dos investimentos. Ao todo, 58% dos entrevistados disseram que esperam um incremento nos aportes internacionais em 2012, se comparado ao último ano.

Já sobre as perspectivas em relação a 2010, só 13% das empresas ouvidas se disseram otimistas no período. O porcentual salta para 47% quando perguntados sobre o ambiente de investimentos em 2011 e para 62% em dois anos. Em contrapartida, 36% demonstraram pessimismo em relação a este ano, um número que fica abaixo dos 47% relatados em 2009.

Por: COMPUTERWORLD

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Obama diz que Trump ameaça democracia e suas falhas mataram 170 mil nos EUA

Barack Obama foi além de Michelle e Bill Clinton,...

“Nunca Foi Tão Dramática A Nossa Solidão” – Uma Linda Reflexão De Mia Couto

Nunca o nosso mundo teve ao seu dispor tanta...

Paulo Lins: A Democracia no Brasil é boa só para a classe média branca”

Autor de Cidade de Deus e Desde que o Samba...

Brasil está pronto para enfrentar desafios ambientais, afirma Lula

Ao inaugurar a primeira fábrica destinada a produzir plástico...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=