Brasil não vai restringir a entrada de haitianos

 

 

 

Por Diego Sartorato

No começo do mês, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, chegou a falar em fechar as divisas para impedir que a superlotação causasse uma crise humanitária no abrigo, que é feito para receber 300 pessoas, mas está com população de 1,1 mil haitianos e sofre com falta de suprimentos.

“Ficou decidido que não haverá fechamento de fronteira, em respeito à tradição acolhedora do Brasil, mas isso significa que as pessoas continuam entrando. Então, contamos com o projeto que será apresentado pelo governo federal até a próxima sexta-feira (31)”, afirma Mourão. Os registros do abrigo de Brasileia dão conta de que 1.465 haitianos entraram no país por aquela fronteira em dezembro; outros 1.057 haitianos chegaram até dia 22 de janeiro.

De acordo com Damião Borges, coordenador do abrigo em Brasileia, o aumento do fluxo se deu por conta do aumento de extradições na República Dominicana. “De cada 10 haitianos que chegam aqui, quatro já falam espanhol. Eles estavam trabalhando na República Dominicana, mas o desemprego lá está fazendo com que os haitianos sejam forçados a sair do país. Eles não querem voltar para o Haiti, então seguem viagem e chegam até o Brasil”, explica.

Enquanto a ajuda federal não chega, o governo estadual tenta melhorar as condições do abrigo. Nesta semana, 400 novos colchões foram levados para Brasileia, e uma equipe especial da Secretaria de Saúde montou posto no abrigo para prover atendimento preventivo aos imigrantes. Além disso, um batalhão de policiais fardados e desarmados está reforçando a segurança no local, que passará a contar com atrações culturais a partir desta semana. “Estão todos muito estressados com a situação, por isso estamos investindo em exibições de filmes, peças de teatro e campeonatos de esportes para que eles possam descansar e se divertir”, explica o secretário de Direitos Humanos, que ressalta que ainda não houve nenhum caso de violência envolvendo os imigrantes.

Segundo Mourão, a população local também demonstra sinais de exaustão com a presença dos novos habitantes, que estão superlotando os serviços públicos da cidade. “A maior parte deles só fica aqui até saírem os documentos, depois partem para o Sul e o Sudeste, por conta própria ou com a intermediação do governo, que os ajuda a encontrar emprego. A Polícia Federal está trabalhando e consegue emitir documentos para 70 pessoas por dia, então, logo a situação deve estar mais tranquila”, explica Damião.

A expectativa do coordenador do abrigo é de que nos próximos 10 dias a população do abrigo em Brasileia caia para pouco mais de 600 pessoas. O abrigo teria capacidade para manter até 500 pessoas sem riscos para a saúde ou a segurança dos refugiados.

 

 

Fonte: Vermelho

 

+ sobre o tema

Benkos Biohó

Benkos Biohó, también conocido como Domingo Bioho, nació en...

Afroequatorianos

  Un afroecuatoriano o negro ecuatoriano en un...

El movimiento nacional cimarron convoca

  Invocando la heróica lucha de los ancestros...

TERREMOTO HAITI:Reconstrução do Haiti deverá demorar uma década

A reconstrução do Haiti, cuja capital foi...

para lembrar

Los Garífunas: mitad afro, mitad amerindios

 Origem: Stanfod.edu Los garífunas son reconocidos por su...

A violência sexual como arma de guerra

Fonte: Radiocaicara-Por: Oman CarneiroA violência sexual é uma arma...

TERREMOTO HAITI:EUA permitirão a órfãos do Haiti entrada temporária no país

    Os EUA irão permitir a entrada temporária em seu...

Entre la participación y la representación: debate en Costa Rica

  Las feministas costarricenses no consideran que Laura...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=