Brasil para por direitos

O dia de ontem (28) foi marcado por manifestações públicas em centenas de cidades, incluindo todas as capitais do Brasil. Milhares de  pessoas se somaram a movimentos sociais de mulheres, jovens, negros, estudantes, e a organizações, como ONGs e sindicatos, para protestar contra reformas legislativas que podem trazer retrocessos aos direitos econômicos e sociais.

Do Anistia

“Os direitos sociais que resguardam uma vida digna também são direitos humanos”, afirma Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil. “Todos que se sentirem insatisfeitos devem ter seu direito à manifestação assegurado e poder mostrar ao governo que decisões unilaterais não serão aceitas”, completa Jurema.

Em algumas capitais, inúmeros incidentes mostraram a polícia repetindo seu padrão de atuação e fazendo uso desnecessário da força na repressão aos protestos. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, forças de segurança atacaram manifestantes em pleno exercício de seus direitos de livre expressão e manifestação. Relatos e imagens dão conta do uso de balas de borracha, bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, gás de pimenta, entre outros. Há também registros e testemunhos sobre pessoas feridas como resultado da ação policial. Em Goiânia, um estudante está internado em estado grave após ser agredido com cassetetes por policiais militares.

“A polícia militar atua de forma covarde, em flagrante desrespeito à liberdade de expressão e manifestação. E esta atuação é respaldada pelos governantes que não se posicionam contra esta violência”, critica Jurema. “A polícia precisa rever com urgência sua abordagem a manifestações populares, de modo que cumpra seu papel de assegurar o direito de todos e todas irem às ruas exigir direitos”, afirma.

Ações violentas por parte da polícia inibem o desejo de participação e mobilização. A Anistia Internacional demanda que as autoridades investiguem prontamente os excessos da atuação policial e que o Ministério Público exerça seu papel de controle externo da polícia investigando e responsabilizando os abusos ocorridos. Desde 2013, casos de uso excessivo e desnecessário da força pela polícia são documentados pela organização. Alguns deles estão disponíveis no relatório Eles usam uma estratégia de medo – Repressão ao direito ao protesto no Brasil.

+ sobre o tema

Ex-vítimas de trabalho escravo ganham vida nova em estádio da Copa

José Divino da Silva, de 58 anos, ainda...

PNUD vai lançar atlas com IDH de municípios brasileiros dia 29 de julho

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai lançar...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...

“Meia dúzia de índios e alguns vagabundos pintados”

sugerido pelo Pedro Brandão, no Facebook O deputado...

para lembrar

Cidade Maravilhosa, Cidade Militarizada

UM EFETIVO DE cerca de 85 mil — entre eles Força...

O Brasil pelos olhos de nove crianças refugiadas que vivem em São Paulo

Quando viviam em seus países - Haiti, Síria, Arábia...

Do Carandiru a Manaus, Brasil lota presídios para combater tráfico sem sucesso

Política de encarceramento em massa decorrente da guerra às...

ONU nomeia atriz Kenia Maria como defensora dos direitos das mulheres negras no Brasil

No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, lembrado...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=