Brasil registra 87 denúncias de violência sexual contra menores por dia

 

Apesar de uma queda de 15% entre 2012 e 2013, o Brasil ainda registra uma média de 87 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes por dia.

Os dados são da SDH (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) com base nas denúncias registradas pelo Disque 100, serviço que recebe e encaminha denúncias do tipo em todo o Brasil.

De acordo com o Disque 100, em 2012 foram registradas 37.726 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. Em 2013, esse número caiu para 31.895, uma redução de 15,46%.

A queda no número de denúncias foi liderada pelo Distrito Federal e Estados do Nordeste como Pernambuco, Bahia e Ceará. Santa Catarina, Paraíba e São Paulo, registraram aumento no número de registros que chegaram ao serviço.

O ouvidor nacional de Direitos Humanos da SDH, Bruno Renato Teixeira, explica que o número de denúncias de violências sexual não representa o total de casos ocorridos ou registrados no Brasil.

Ele diz que ainda não é possível afirmar que a redução no número de denúncias em nível nacional represente uma diminuição dos casos e afirma que o patamar de denúncias no Brasil ainda é muito alto.

  • “Este é um número muito alto que nos causa extrema preocupação, porque esse é um tipo de violência muito recorrente, apesar dos nossos esforços”, afirma o ouvidor. Bruno lembra ainda que a maior parte das denúncias registradas têm os pais da vítima como principais suspeitos.

    De acordo com dados obtidos com exclusividade pelo UOL, 53,44% das denúncias de violências em geral são cometidas pelos pais da vítima.

    A coordenadora do CNRVV (Centro de Referência às Vítimas de Violência), Dalka Ferrari, acredita que a redução no número de casos registrados no Nordeste se deva ao trabalho de ONGs e governos na tentativa de diminuir a incidência desse tipo de crime na região.

    “Há um trabalho, há alguns anos, muito intenso nos Estados daquela região, que historicamente, vinham apresentando números muito elevados de violência sexual. Talvez isso esteja dando resultados agora”, diz a especialista.

    Dalka pondera que apesar da redução no número de denúncias registradas pelo Disque 100, o nível de 87 denúncias por dia ainda é muito elevado e pode esconder uma realidade ainda pior.

    “Por mais que nós tenhamos campanhas de conscientização na maior parte dos municípios, ainda vivemos uma situação em que uma grande parte das vítimas não denuncia esse tipo de crime assim como acontece desde os tempos das nossas avós”, afirma Dalka.

    Bruno Renato Teixeira, da SDH, explica que o órgão não faz um controle sobre a quantidade de pessoas que foram denunciadas, indiciadas ou presas por meio das denúncias registradas no Disque 100, mas que existe um serviço de busca ativa nos casos envolvendo as vítimas entre zero e seis anos de idade para saber se a violência denunciada foi cessada.

    “Nosso foco não é criminal. Nós estamos focados em impedir que a violência ocorra e evitar que ela se prolongue”, disse.

    Em São Paulo, Estado que apresentou aumento de 4,01% no número de denúncias e que concentra o maior número absoluto (3.889) em 2013, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que registra de forma diferenciada a quantidade de casos de violências sexual, no entanto, não tem tais números para divulgação. De acordo com o órgão, os dados são usados pelos setores de inteligência da polícia. 

    Para Bruno Renato Teixeira, um dos fatores que pode explicar o aumento no número de denúncias ao Disque 100 em Estados como São Paulo e Santa Catarina é a alta capilaridadedo serviço nesses dois Estados.

    “Hoje, o serviço é conhecido por quase toda a sociedade e diversos órgãos governamentais e não governamentais fazem a divulgação desse canal”, afirma. 

     

     

    “Não, papai não tocou em você. Deixa de contar mentira sobre ele”

    Fonte: UOL

     

    + sobre o tema

    Uruguai: governo diz que número de abortos diminuiu após descriminalização

    Segundo o governo, os dados preliminares apontam entre 300...

    Nota da CNAIDS ao Ministro Alexandre Padilha

    AoExmo. Sr.Alexandre PadilhaMinistro de Estado da Saúde - Ministério...

    GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

    Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...

    Carta Aberta contra a chamada para a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

    Vimos manifestar publicamente à sociedade curitibana, assim como ao...

    para lembrar

    Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

    Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

    Mulheres ainda se dividem entre a casa e o trabalho, aponta o IBGE

    Mesmo cada vez mais inseridas no mercado de trabalho,...

    #GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

    #SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

    Mulheres agredidas por PM serão indenizadas no Rio

    Ele as xingou, atacou com cabo de vassoura e...
    spot_imgspot_img

    O atraso do atraso

    A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

    Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

    Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

    Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

    Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
    -+=