Brasil será avaliado pela ONU quanto à eliminação da discriminação racial

Avaliação serve para saber como está o cumprimento de convenção internacional assinada pelo Brasil

O Brasil passará por uma avaliação da Organização das Nações Unidas (ONU) este ano quanto ao que está fazendo para eliminar a discriminação racial. A informação foi dada, nesta quarta-feira (3/8), pela assessora de direitos humanos para o Alto Comissionário das Nações Unidas Angela Pires, durante o 17° Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que ocorre em São Paulo. 

A avaliação corre de tempos em tempos para saber como está o cumprimento do compromisso firmado pelo país de acabar com a discriminação racial. O Brasil é signatário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, firmado em 1966. Segundo Angela, o cumprimento do compromisso é um desafio para o Brasil, mas também para todo o mundo, já que nenhum lugar conseguiu eliminar 100%. Porém, ela destaca a importância da participação das organizações civis na combate a esse tipo de discriminação. “Se ninguém fala nada, só vai ter a versão do Estado”, exemplifica. 

O exame avaliará quais são as medidas que o Brasil está implantando para acabar com a discriminação, como políticas públicas. Ao fim, os avaliadores produzem um relatório com recomendações ao país. Foi assim no ano passado, quando o Brasil foi avaliado quanto ao Desaparecimento  Forçados. “Firam feitas recomendações muito duras, porque apesar de ter se comprometido em 2010 com a convenção, e uma das recomendações é a tipificação do crime, o Brasil não fez”, destaca ela. 

O Brasil é signatário de nove convenções de direitos humanos na ONU e para acompanhar o cumprimento das medidas existem 10 comitês. “O Brasil é reconhecido por ter uma Constituição que incorpora bem todos os elementos de direitos humanos. O papel das Nações Unidas é um espaço da democracia, da cooperação”, destaca Angela. 

Segundo Gustavo Huppes, assessor internacional de advocacia da Conectas Direitos Humanos, apesar de a ONU ter o poder de cobrar dos países membros o cumprimento de medidas, na prática cabe aos próprios países cumprirem ou não. “A ONU não tem poder de política, não tem poder de prisão. É um caminho complicado para chegar em uma grande punição internacional. Então não necessariamente essa cobrança implica em uma ação punitiva, é mais para arranhar a imagem para que o país possa melhorar a sua atuação”, explica. 

+ sobre o tema

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

para lembrar

Travessias da Cor: O sonho brasileiro

A estabilidade de democracia e uma economia em desenvolvimento...

Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

Procedimentos de segurança são intrínsecos à atividade bancária. Não...

Combate à desigualdade racial é decisivo na redução da pobreza 

Neste ano, a Lei 12.711 de 2012 – mais...

Brasil e EUA retomam plano contra discriminação étnico-racial

Brasil e Estados Unidos (EUA) retomaram, nesta quarta-feira (3),...
spot_imgspot_img

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...
-+=