Brasil tem crescimento de 65% de casos de gripe suína: 84 em dois dias

Fonte: JB Online

Raphael Zarko – Apesar do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ter garantido em entrevista na manhã desse sábado que a gripe suína está “sob controle”, a explosão de casos desses últimos dois dias é preocupante. Em 44 dias, do dia 7 de maio – quando foi o registrado o primeiro caso no país – até a última sexta-feira, foram 131 casos, enquanto nos últimos dois dias o Ministério da Saúde registrou mais 84 pessoas infectadas – até as 17 horas desse domingo. Um aumento de cerca de 65% de infectados. Em entrevista de sábado, Temporão disse que não há motivo para preocupação e nem para mudança de estratégia de combate à gripe suína:

 

– O vírus não circula de maneira continuada e todos os casos ou foram importados ou têm um vínculo epidemiológico estabelecido. Se compararmos a situação do Brasil com a de vários países, ela é de bastante tranquilidade – disse Temporão.

 

São Paulo (95 confirmados), Rio de Janeiro (30), Santa Catarina (29)e Minas Gerais (24) são os quatro estados com maior registro de casos de gripe suína, com o Distrito Federal (11) na quinta posição, entre contaminados. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 23 casos são autóctones, ou seja, de pessoas contaminadas dentro do país.

 

“A transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade de transmissão de pessoa para pessoa”, diz a nota diária de confirmação do Ministério da Saúde, que também informou que descartou até o momento 560 casos suspeitos, embora ainda haja 221 pessoas em observação.

 

Segundo epidemiologistas, o crescimento de casos pode estar ligado à chegada do inverno e a menores temperaturas. No mundo todo, também nos últimos dois dias foram cerca de 5 mil casos a mais de gripe suína. Já são 50 mil casos confirmados em todo o mundo em 95 países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O país com maior número de contaminados pela gripe suína são os EUA, com 17.855 casos e 44 mortos, seguido pelo México, com 7.624 casos e 113 mortos. O Canadá tem 4.005 casos, com 12 mortos. A OMS contabiliza até o momento 230 mortes em todo o mundo por decorrência da gripe suína.

 

Na América do Sul, o Chile é o país que mais tem casos de gripe suína, com cerca de 1.694 casos. A Argentina tem cerca de 500 casos confirmados, com o Peru com 218 e o Uruguai com pouco mais de 30 casos de gripe suína.

 

Matéria original: Brasil tem crescimento de 65% de casos de gripe suína: 84 em dois dias

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...