Brasil tem crescimento de 65% de casos de gripe suína: 84 em dois dias

Fonte: JB Online

Raphael Zarko – Apesar do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ter garantido em entrevista na manhã desse sábado que a gripe suína está “sob controle”, a explosão de casos desses últimos dois dias é preocupante. Em 44 dias, do dia 7 de maio – quando foi o registrado o primeiro caso no país – até a última sexta-feira, foram 131 casos, enquanto nos últimos dois dias o Ministério da Saúde registrou mais 84 pessoas infectadas – até as 17 horas desse domingo. Um aumento de cerca de 65% de infectados. Em entrevista de sábado, Temporão disse que não há motivo para preocupação e nem para mudança de estratégia de combate à gripe suína:

 

– O vírus não circula de maneira continuada e todos os casos ou foram importados ou têm um vínculo epidemiológico estabelecido. Se compararmos a situação do Brasil com a de vários países, ela é de bastante tranquilidade – disse Temporão.

 

São Paulo (95 confirmados), Rio de Janeiro (30), Santa Catarina (29)e Minas Gerais (24) são os quatro estados com maior registro de casos de gripe suína, com o Distrito Federal (11) na quinta posição, entre contaminados. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 23 casos são autóctones, ou seja, de pessoas contaminadas dentro do país.

 

“A transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade de transmissão de pessoa para pessoa”, diz a nota diária de confirmação do Ministério da Saúde, que também informou que descartou até o momento 560 casos suspeitos, embora ainda haja 221 pessoas em observação.

 

Segundo epidemiologistas, o crescimento de casos pode estar ligado à chegada do inverno e a menores temperaturas. No mundo todo, também nos últimos dois dias foram cerca de 5 mil casos a mais de gripe suína. Já são 50 mil casos confirmados em todo o mundo em 95 países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O país com maior número de contaminados pela gripe suína são os EUA, com 17.855 casos e 44 mortos, seguido pelo México, com 7.624 casos e 113 mortos. O Canadá tem 4.005 casos, com 12 mortos. A OMS contabiliza até o momento 230 mortes em todo o mundo por decorrência da gripe suína.

 

Na América do Sul, o Chile é o país que mais tem casos de gripe suína, com cerca de 1.694 casos. A Argentina tem cerca de 500 casos confirmados, com o Peru com 218 e o Uruguai com pouco mais de 30 casos de gripe suína.

 

Matéria original: Brasil tem crescimento de 65% de casos de gripe suína: 84 em dois dias

+ sobre o tema

Luana Tolentino: Martinho da Vila, o PT e eu

por Luana Tolentino Sem sombra de dúvidas, o samba...

Programa de trainee da Magazine Luiza para negros causa polêmica

A decisão da Magazine Luiza em colocar apenas negros...

Obama é o mais poderoso do mundo, diz revista “Forbes”

Fonte: Folha de São Paulo - Barack Obama foi eleito...

A herança de FHC

A avaliação de seus mandatos captada em pesquisas explica...

para lembrar

Quando o novo já nasceu e o velho ainda não morreu…- Por: Renato Rovai

A onda de manifestações que varreu o Brasil evidenciou...

Obama assina lei que destina US$ 600 milhões para a fronteira mexicana

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionou nesta...

Vereadora critica leitura da Bíblia na Câmara de Araraquara

Católica, Thainara Faria (PT) diz discordar da prática porque...

Roseana Sarney veta lei de combate ao trabalho escravo – Por: Leonardo Sakamoto

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), vetou...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=