Brasil tem terceiro apagão em dez anos

Em 1999, o apagão atingiu 70% do país e durou quase quatro horas

Não é a primeira vez que parte do Brasil é atingida por um apagão como o que aconteceu na noite desta terça-feira (10), que deixou no escuro os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e mais o Distrito Federal.

O primeiro grande apagão brasileiro aconteceu em 17 de setembro de 1985, quando nove Estados ficaram sem luz por cerca de três horas. Mas o termo apagão ficou “conhecido” no país em 1999, quando dez Estados e o Distrito Federal ficaram cerca de quatro horas no escuro.

 

Assim como o apagão desta terça-feira (10), o de 1999 começou às 22h16, mas em 11 de março. Na ocasião, os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e mais o Distrito Federal tiveram a luz restabelecida às 22h36. Em seguida foi a vez do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A última região foi a sudeste. Por volta das 2h30, um pouco mais de quatro horas após o início do apagão, o Estado de São Paulo voltou a receber energia.

 

A explicação oficial do Governo aconteceu 20 horas depois e a causa foi um raio que atingiu uma torre de distribuição da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Bauru, no interior de São Paulo. No entanto, especialistas afirmaram que boa parte da responsabilidade cabia à desorganização do setor energético e da falta de investimento em equipamentos e quadro técnico. O apagão atingiu 70% do território nacional e deixou cerca 76 milhões de brasileiros no escuro.

 

Além da questão prática, ou seja, o prejuízo que o país sofreu com as quatro horas de escuridão, o apagão também deixou outro legado, o racionamento de energia. O então presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou um plano para tentar restabelecer os reservatórios das hidroelétricas do país. De junho de 2001 a 1º de março de 2002, os brasileiros foram obrigados a desligar seus eletrodomésticos para economizar energia.

 

O país voltou a sofrer com um apagão em 21 de janeiro de 2002. Os Estados mais afetados foram São Paulo e Rio de Janeiro, mas Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, também foram atingidos. A explicação foi um pane no sistema de geração de energia da usina, que atingiu 13 das 18 turbinas da hidrelétrica de Itaipu, responsável por 30% do fornecimento de energia no país.

 

Problemas com fornecimento de energia não é um “privilégio” do Brasil. Em 14 de agosto de 2003, os Estados Unidos tiveram o maior blecaute de sua história. Oito Estados ficaram sem luz, incluindo as cidades de Nova York, Ohio e Detroit. O Canadá também foi afetado.

Cerca de 50 milhões de pessoas foram atingidas e os prejuízos chegaram a US$ 6 bilhões. O motivo foi um problema com uma série de linhas de transmissões. Na época, o presidente George W. Bush precisou fazer um pronunciamento afirmando que o apagão não era obra de um ataque terrorista.

Duas semanas depois, em Londres, na Inglaterra, um apagão de 1 hora deixou milhares de pessoas presas em trens do metrô e de superfície.

 

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=