Bullying afeta mais alunos de 5ª e 6ª séries

Por: TALITA BEDINELLI

Pesquisa com 5.168 estudantes do país mostra que 59% das vítimas de ofensas e humilhações estão nessa faixa escolar

Problema é mais grave na internet, onde a prática, disseminada por e-mails e sites de relacionamento, afetou 17% dos pesquisados


Ao completar 12 anos, Letícia (nome fictício) começou a ter problemas na escola para onde acabara de mudar. Durante três meses, duas garotas da sala passavam por ela, cochichavam e depois riam entre elas. Um dia, passaram a jogar objetos.

A intimidação parou quando ela procurou a direção. Mas, incomodadas com a bronca, as meninas passaram a intimidá-la no mundo virtual. “Elas me adicionaram no MSN e me chamavam de prancha e de tábua”, conta, em referência à sua magreza. Ela não queria mais ir à escola, as notas pioraram e, assim que o ano terminou, os pais a mudaram de colégio.

O trauma que a menina sofreu há um ano é comum nas escolas brasileiras de ensino fundamental, mostra uma pesquisa com 5.168 alunos divulgada ontem. A pesquisa foi feita em 2009, com estudantes de 25 escolas públicas e particulares e é a mais abrangente sobre bullying feita no país.

O problema afeta principalmente estudantes de 5ª e 6ª séries -59% dos que disseram ter sido vítimas de bullying estão nessa faixa escolar. No geral, pelo menos 17% das crianças entrevistadas estão envolvidas com o problema -seja intimidando alguém, sendo intimidadas ou os dois. Quase 60% dos entrevistados dizem já ter visto um colega ser maltratado.

No mundo virtual, onde as humilhações podem ser anônimas, a situação é ainda pior: o número de envolvidos com o bullying sobe para 31%, sendo que 17% foram vítimas. A forma mais comum de agressão cibernética é o envio de e-mails ofensivos. Depois, vem a difamação em sites de relacionamento, como o Orkut.

“Se considerarmos que muitas crianças têm vergonha de falar sobre o assunto, o número provavelmente é maior”, afirma Gisella Lorenzi, pesquisadora do Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), órgão que realizou a pesquisa em parceria com a ONG Plan, que trabalha com direitos da criança e do adolescente.

O fenômeno, segundo os pesquisadores, pode se manifestar por xingamentos, violência física, risadas e ameaças. As agressões acontecem sem motivo e, geralmente, envolvem preconceito por características físicas, como foi o caso de Letícia, ou por um traço da personalidade, como aconteceu com Paloma, 14, que no ano passado sofria por causa da timidez. “Ficavam me chamando de mudinha e eu chorava para ir à escola”, conta.

Para Cléo Fanti, pesquisadora de bullying, os resultados mostram que as escolas têm que desenvolver projetos de longo prazo sobre a questão. “É importante que os pais, antes de colocarem os filhos em uma escola, questionem o que ela faz sobre o assunto. O bullying não é só uma brincadeira, há crianças que são espancadas.”

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=