Apesar de alerta, escola funciona sobre lixão

Por: EDUARDO GERAQUE

Colégio da rede municipal na zona norte de SP está em terreno que, segundo a Cetesb, tem alta concentração de gás inflamável

Prefeitura fez em 2007 acordo com o órgão para transferência da escola, que tem 289 alunos de 4 a 6 anos


Com 289 alunos de 4 a 6 anos, uma escola municipal na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte de São Paulo) funciona sobre um antigo aterro de lixo que, segundo a Cetesb, tem grandes concentrações de gás metano, que oferece riscos de explosão e contaminação.

Em 2007, o órgão estadual e a prefeitura decidiram pela retirada da escola, mas ainda não há previsão para que isso aconteça.
“Nós confiamos no que eles [funcionários da escola] dizem, que não existe risco. As crianças, pelo menos, não entendem o problema”, diz Mirtes Penalva, moradora do bairro, enquanto espera seu filho na saída da escola de educação infantil Vicente Paulo da Silva.

A mãe se diz mais preocupada com a possível mudança do colégio. “Aqui perto não tem outra escola infantil. Se for para longe, como estão falando, meu filho não estudará mais”.

O aterro sob os pés das crianças da escola Vicente Paulo da Silva existiu entre 1960 e 1980. O nome do local, inaugurado em 1988, na gestão Jânio Quadros (1917-1992), é uma homenagem a um escultor mineiro.

Desde 1999 é sabido oficialmente que o local está sobre um aterro de lixo. Os resíduos não estão visíveis e as crianças não têm contato com eles.

Perto do grupo infantil, famílias vivem em casas da Cohab também construídas em área de risco. Em 2006, na gestão Kassab (DEM), a prefeitura recebeu multa ambiental pela ocupação da região.

Com exceção da escola, onde o problema é discutido com os pais dos alunos, o resto do bairro fica sabendo das informações por vizinhos. Procurada, a prefeitura não soube dizer a extensão do aterro.

 

Em toda a cidade
Na capital paulista, mais de 30 zonas de moradias estão crescendo sobre antigos aterros ou lixões. Viver em lugares assim não significa apenas desafiar as eventuais explosões, mas a transmissão de doenças.

Locais onde o lixo aflora, como ocorre em algumas favelas, podem gerar focos de leptospirose ou cólera, segundo especialistas. A água do lençol freático, normalmente usada em poços artesianos, também pode ser facilmente contaminada.

Das áreas identificadas como problemáticas, algumas estão parcialmente sob loteamentos e outras por baixo de favelas.
Duas delas, a da Willin (Ipiranga) e da Quadra de Futebol (Brasilândia), estão 100% construídas em áreas de lixão.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=