MULTIMÍDIA I & II

PROJETOS

TURMAS

FOTOGRAFIAS

OS ALUNOS

quem somos?

Formação multimídia, de Geledés Instituto da Mulher Negra tem como objetivo preparar jovens negros da cidade de São Paulo, para o mercado de trabalho, estimulando a produção de conteúdos em areas de raça e gênero em diferentes areas da comunicação. A metodologia se pauta em formações teóricas e práticas que proporcionarão aos participantes um amplo repertório técnico, cultural e jornalístico, voltado para a população negra e inserção no mercado de trabalho.

Entregas Turma I

Coletivo Narrativas

Narrativa de Mulheres no Hip-Hop A Moda como forma de expressão

Projeto 2082

Legados do Movimento Negro

Entregas Turma II

MVUKA

DJnastia

Aquilombamento

Mukambu - Curta-metragem

Afro Dengos

Mukambu - Curta-metragem

Pretos no Topo

Pretos no Topo

DOCENTES

Natália Carneiro

Introdução à comunicação de Geledés

Coordenadora Executiva de Comunicação de Geledés e Coordenadora do Curso de Multimídia

Ana do Carmo

Diretora e Roterista

Ana do Carmo é diretora e roteirista baiana, vencedora de mais de 20 prêmios. É sócia-fundadora da Saturnema Filmes e realizou curtas exibidos em 10 países. Foi selecionada para o Colaboratório Criativo da Netflix, trabalhou como roteirista em uma série para a Amazon Studios e atualmente desenvolve um longa-metragem para a Warner Bros

Dani Mattos

Relações Públicas

Relações Públicas, com foco em Diversidade e Pós graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou em agências para marcas como Avon, Netflix, Havaianas e na Comunicação Institucional da Whirlpool.

Jefferson Barbosa

Jornalista

Escreve um ensaio biográfico sobre Mãe Beata de Yemanjá, integra a Coalizão Negra por Direitos e fundou o PerifaConnection e a Voz da Baixada, também colabora para veículos como Quatro cinco um e Folha de S. Paulo

Luana Rocha

Roterista

Atualmente é coordenadora de roteiro de não-ficção da produtora A Fábrica (RJ). Desenvolve a série documental Pretas Lutas, aprovada no SPCine em 2021. É ainda líder do Docudramas: Núcleo Criativo Fabular para desenvolvimento de dois roteiros de doc-ficção, aprovado também na SPCine.

Semayat

Jornalista

Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, em 2010, Semayat é cofundadora do site jornalístico Nós, mulheres da periferia, consultora jornalística no podcast Mano a Mano, liderado pelo rapper Mano Brown, e uma apaixonada pela literatura, tendo, recentemente, se reconhecido como uma escritora.

Winnie Bueno

Mestra em Direito

Iyalorixá, ativista, mestra em Direito (Unisinos) e Doutoranda em Sociologia (UFRGS). Autora do livro “Imagens de Controle - Um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins''. Também produz conteúdos nas redes sociais voltados a disseminação do pensamento feminista negro. Atua como consultora em diversidade, gênero e raça

Thiago Fernandes

Cineasta negro e ativista

Thiago Fernandes, 41 anos, é um cineasta negro e ativista PCD. Fundador da Toco Filmes, ele produz cinema e é membro da Coalizão Negra por Direitos. Também co-fundou a TVUNEafro e contribuiu com audiovisual para causas humanitárias.

Amanda Pinheiro

Jornalist e pesquisadora

Jornalista, pesquisadora do samba e coordenadora de comunicação do movimento Mulheres Negras Decidem.

Thuane Nascimento (Thux)

diretora executiva do PerifaConnection

Cria da Vila Operária, estudante de direito da UFRJ, diretora executiva do PerifaConnection e integrante da Coalizão Negra por Direitos

Maria Lúcia

Jornalista

Mestre em Comunicação e Semiótica. Doutora em Educação. Professora Jornalismo no FMU/FIAMFAAM Centro Universitário. Coordenadora do NERA. Editora Revista Dumela.

Alice Marcone

Roterista

Roteirizou as séries "Manhãs de Setembro" para a Amazon Prime Video, "De Volta aos 15" para a Netflix, "Noturnos" para o Canal Brasil e foi colaboradora de roteiro de "Todxs Nós" da HBO. Apresentou e roteirizou o reality show "Born to Fashion", no canal E! Entertainment. Foi premiada pela ABRA como "Roteirista do Ano" em 2021. Também foi jurada na semifinal do Emmy Internacional em 2022.

Katia Mello

jornalista e africanista

com mestrado no Reino Unido, iniciou sua jornada no Geledés como voluntária em 1997 e desempenhou um papel importante na comunicação por 3 anos. Retornou em 2018 e criou a coluna Geledés no debate. Sua carreira inclui passagens pela Folha, TV Cultura, Forbes, Época, Veja, Estadão, FSB e CDN, com diversos cargos de destaque, incluindo repórter, editora e subeditora

Marcelo Rodriguez

artista visual

nascido em Pirituba, é um artista visual que desde os anos 1980 trabalha com pintura, estêncil e cenografia. Sua paixão pela construção da imagem o levou a atuar tanto em sets de filmagem quanto em salas de color grading. Ele contribuiu para diversos projetos, incluindo clipes musicais, curtas e documentários. Além disso, Marcelo é o idealizador dos projetos Mia Movie e Mia Lab, que promovem o cinema e o audiovisual de maneira artesanal e plural. Sua influência vem de cineastas autorais e músicos da cultura negra, enriquecendo sua abordagem criativa.

Bianca Santos

Guitarrista

Residente em Itaquera, zona leste de São Paulo. Guitarrista, roadie, técnica de som (cinema, shows e eventos). Estudou linguagem cinematográfica na Escola São Paulo de Economia Criativa em 2014 e em 2016 cursou fundamentos de áudio e acústica no IAV. Desde 2019 é arte-educadora no núcleo de áudio no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, onde se formou em 2012.

Éderson Guilherme

Editor

Editor, finalizador e colorista, possui formação em Imagem e Som (UFSCar) e Ciência da Computação (FATECE). Atua no setor de pós-produção audiovisual e produção audiovisual para educação (EaD).

JOEL ZITO ARAÚJO

Diretor, roteirista, produtor-executivo

conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do É Tudo Verdade em 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), RAÇA (2013) e MEU AMIGO FELA (2019), com vários prêmios internacionais.

Luciana Pareja Norbiato

Artista, designer artesanal, filósofa e jornalista

Formada em Filosofia (FFLCH-USP), cursou Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação (CAC-ECA-USP). Iniciou sua carreira jornalística na Folha de S. Paulo - Ilustrada (2000). Foi repórter de artes visuais e comportamento e subeditora da revista seLecT (2013-2017).

Tainah Pereira

Internacionalista e mestra em Ciência Política

tem 28 anos e é carioca da Zona Norte. Internacionalista e mestra em Ciência Política, Tainah pesquisa sobre temas relacionados à Geopolítica do Desenvolvimento. Desde 2018, faz parte do movimento Mulheres Negras Decidem, no qual ocupa atualmente a função de Coordenadora Política

Viviane A. Pastiche

pesquisadora, crítica, curadora, júri e roteirista

Viviane Pistache é preta das Gerais. Atua como pesquisadora, crítica, curadora, júri e roteirista com passagem pela Casa de Criação e Cinema, O2Filmes e atualmente Globo. Graduada pela UFMG e doutoranda pela USP. Formação em roteiro e Direção pela AIC.

Caio Franco

Cineasta e Fotógrafo

Caio Franco é cineasta e fotógrafo. Após se formar em comunicação pela PUC-Rio, trabalhou em produtoras como assistente de produção e assistente de pesquisa até 2015, quando começou a trabalhar no canal Jout Jout Prazer, no youtube. Seu primeiro filme, Antes de Ontem, rodou por diversos festivais no Brasil em 2019.

KK

WebDesigner e Designer Grafico

Antonio Carlos dos Santos Filho, conhecido como KK, atua na área tecnológica e comunicação de Geledés desde 1998. É responsável pelo logo da organização e ao longo de sua trajetória, produziu diferentes peças gráficas com criação de cartazes, banners e folder impressos. KK também foi responsável pelo desenvolvimento do Portal Geledés

Felipe Choco

Pesquisador

Pesquisador do documentário indicado ao Emmy: AmarElo: é tudo pra ontem, Felipe Choco é pesquisador de grandes sucessos do audiovisual brasileiro dos últimos anos, tendo participado da pesquisa do filme Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo, e a série O Enigma da Energia Escura. Cientista Social e mestre em Filosofia pela USP, tem uma longa trajetória de estudo e atuação nos campos da cultura urbana, movimentos sociais, rap nacional e negritude. Em 2020 lançou o seu livro Rap, Cultura e Política: Batalha da Matrix e a estética da superação empreendedora pela coleção Diálogos da Diáspora da Editora Hucitec. KK também foi responsável pelo desenvolvimento do Portal Geledés

Roberta Perônico

Diretora de arte e produtora audiovisual

graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade São Judas Tadeu, técnica em produção audiovisual pela Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho, possuo formação em Direção de Arte pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e sou pós-graduanda em Direção de Arte em Comunicação pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Trabalho com audiovisual desde 2017 e tenho trabalhos dentro do cinema, publicidade e televisão.

Pétala Lopes

diretora, fotógrafa e pesquisadora multidisciplinar

tem formação em fotografia contemporânea no México e atualmente estuda Sociologia e Política na FESPSP. Seu trabalho explora como as imagens moldam narrativas e imaginários coletivos, influenciando a sociedade. Aborda questões de gênero, mestiçagem e relações humanas, colaborando com diversas marcas e veículos de mídia, incluindo filmes e webséries notáveis como "Solidariedade" e "Todo amor a gente inventa".

Rodrigo Portela

fundador da Terra Preta Produções

fundador da Terra Preta Produções, produtora audiovisual que investe em uma perspectiva racializada e no desenvolvimento de profissionais negros. Portela também e diretor de cena, tendo dirigido clipes musicais, publicidades, shows, vídeos institucionais e documentários. Para ele, o audiovisual e uma ferramenta poderosa para construir conexões e criar novas narrativas. No mercado desde 2014 , ter uma câmera na mão continua sendo uma das suas paixões.

Carla de Oliveira Tôzo

jornalista

mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM-ECA-USP, professora universitária. Foi repórter freelancer em revistas cobrindo temas ligados à beleza, saúde e estética.

Cajuina

Estúdio

A Cajuína é um estúdio que atua em projetos autorais e comerciais nas áreas de design, direção de arte e audiovisual. Desde 2010 buscam protagonizar ou participar de projetos associados às causas que marcam suas vivências e desenvolvem pesquisas nas áreas de identidade de raça e gênero, ocupação da cidade, política e saúde mental.

Joyce Prado

Diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções

Fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Em 2020, estreia seu primeiro longa, Chico Rei entre Nós (doc, 2020) na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,recebendo Menção Honrosa do Júri e premiado como Melhor Documentário Nacional pela escolha do público.

Mariane Nunes

Diretora de fotografia e artista visual

É membra associada da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e colaboradora do DAFB - Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Dep. de Fotografia do Brasil. Foi da gestão do NCN - Núcleo de Consciência Negra de São Paulo e fundadora do coletivo de artes OPÁ Negra.

Victor Crispim

Iilustração, animação e montagem

Um rapaz comum com sua bicicleta em busca de liberdade e contribuição na busca essencial de outras pessoas que cruzam seu caminho e vice-versa. Seja através do Coletivo Nóiz Anima lá no Itaim Paulista, ou do Estúdio Pião Kamikaze em Pinheiros, ou do Instituto Criar no Bom Retiro, lecionando não só ilustração, animação e montagem, mas também arte, audiovisual, pós-produção e cinema.

Day Rodrigues

cineasta, atua como diretora, roteirista, produtora cultural e educadora

Escreve e realiza filmes. Diretora, roteirista, pesquisadora audiovisual e criativa para não ficção, já esteve na realização de videoclipe, séries, curtas e longas-metragens, além de produtora cultural e professora em projetos multidisciplinares. Faz parte da iniciativa “Expectativa x Reality”, da Netflix Brasil, e é coordenadora de formação pedagógica para o Curso de Multimídia, em Geledés. Produziu, roteirizou e dirigiu o documentário “O Corpo da Terra” (2023), em exibição na 18a Mostra Internazionale di Architettura: Laboratório do Futuro, na exposição “Terra” (pavilhão brasileiro), com curadoria de Gabriela de Matos e Paulo Tavares.

Carmen Luz

cineasta, coreógrafa e artista visual

Carmen Luz é cineasta, coreógrafa e artista visual do Rio de Janeiro, dedicada a explorar o impacto do racismo na cultura ocidental. Suas obras interdisciplinares abordam a vida africana e o imaginário afrodescendente, sendo exibidas em festivais e mostras em diversos países. Carmen já dirigiu instituições culturais, integrou júris e comissões de seleção, além de atuar como professora e colaborar em projetos de arte, educação e ativismo. Ela também é fundadora da Cia. Étnica de Dança e autora de obras premiadas, como "Um Filme de Dança" (longa-metragem) e "Tia Lúcia" (curta-metragem).

Tatiana Carvalho Costa

Professora e pesquisadora em Cinema e Audiovisual

Doutoranda no PPGCom/UFMG. Conselheira da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – e integrante do FICINE - Fórum Itinerante de Cinema Negro. Docente na área de Comunicação e Artes no Centro Universitário UNA (BH/MG) e professora TI integrante do programa Ânima Plurais no grupo Ânima Educação. Na UFMG, integra o grupo de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero. Colabora em eventos de cinema em curadoria e júri. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes. É co-autora dos livros

Juca Guimarães

Jornalista

jornalista desde os anos 90, tem um histórico em veículos como Folha de São Paulo, TV Gazeta, UOL e mais, com foco na temática racial e antirracismo. Roteirista da TV Globo desde julho de 2021, ganhou prêmios, incluindo o Jabuti em 2021 por "Prato Firmeza Preto - Guia Gastronômico das Quebradas". Crescido em áreas periféricas de São Paulo, traz uma perspectiva única sobre desigualdade social. Também é co-diretor do documentário "Tinha Gosto de Perfume" (2018) e pai de três filhas.

Thais Morresi

Produtora Executiva

de Guarulhos, São Paulo, é uma profissional com mais de 12 anos de experiência em TV, cinema e streaming. Como produtora executiva na Boutique Filmes, contribuiu para projetos como "Flordelis Questiona ou Adora" e "Os Caminhos de Jesus" na Globoplay, além de "Afronta" na Netflix. Com afinidade pela psicanálise e paixão pelo movimento hip hop, Thais promove a produção cinematográfica com uma perspectiva democrática e racializada. Ela foi selecionada pelo Instituto Nicho 54 para o programa de aceleração de carreira para produtoras executivas negras em 2022 e participou do programa Toolbox da EFM no Festival de Berlim em 2023.

Vic Sales

Biblioteconomia e Comunicação Visual

moradora da zona norte de São Paulo, é formada em Biblioteconomia e Comunicação Visual. Iniciou sua jornada na fotografia em 2016 e co-curou a exposição "Diafragma: luz, expressão". Além de ministrar oficinas de slam e poesia, é autora de livros como "Um Jazz pra Duas" e "Caos: recortes de um peito negro". Vic Sales também representa a cena de slams na TV Cultura e faz parte do Coletivo Quilombo Terça Afro na zona norte de SP, além de atuar como fotógrafa e assistente de câmera.

Jeferson Santos

áudio

é um experiente profissional de áudio, formado em Radialismo pelo SENAC SP. Como Sócio Desenvolvedor na MarkIl Events Solutions, ele possui mais de 16 anos de especialização em trilhas sonoras, sonoplastia e som direto. Sua carreira abrange projetos diversos, incluindo filmes como "Negror" e "Cartas Marcadas", abordando questões raciais, e trabalhos em captação de áudio para reality shows, documentários e campanhas publicitárias. Jeferson também se destaca na produção de trilhas sonoras e colaborou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Além disso, ele realiza sonorizações para shows, musicais e peças teatrais, incluindo turnês internacionais.

Vic Sales

Biblioteconomia e Comunicação Visual

moradora da zona norte de São Paulo, é formada em Biblioteconomia e Comunicação Visual. Iniciou sua jornada na fotografia em 2016 e co-curou a exposição "Diafragma: luz, expressão". Além de ministrar oficinas de slam e poesia, é autora de livros como "Um Jazz pra Duas" e "Caos: recortes de um peito negro". Vic Sales também representa a cena de slams na TV Cultura e faz parte do Coletivo Quilombo Terça Afro na zona norte de SP, além de atuar como fotógrafa e assistente de câmera.

Crica Monteiro

artista multimídia

Amante incondicional das artes visuais. Apaixonada por cores. Fascinada pela cultura e a arte urbana. Assim é Crica Monteiro, artista brasileira multimídia que conseguiu unir suas habilidades artísticas através do graffiti, da ilustração, do design e da criação de conteúdo fazendo a união de todas essas coisas. A sua arte visual é alegre, contagiante e otimista, usa e abusa das cores.

Jaqueline Lima Santos

Antropologa

Consultora de projetos de Geledés Instituto da Mulher Negra. Tem doutorado em Antropologia Social pela Unicamp e é Harvard Alumni Fellow.

Leonard Rentería Vallecilla

Psicólogo

Psicólogo de profesión universidad Antonio Nariño Productor audiovisual - Comunicador Comunitario Director Corporación Eleggua Comunicación, Acción y Producción Líder Social por más de 10 años enfocado en Derechos Humanos, Antiracismo y Protesta Social

Rodrigo Espíndola

Alquimista Audiovisual

Fazedor de filmes, produtor cultural e alquimista audiovisual. Formado pela Universidade Federal de São Carlos e curioso não acadêmico pelas relações entre arte e psicologia analítica. Trabalhou com diversas produtoras e centros culturais de São Paulo, São Carlos, Belo Horizonte e Araraquara;

Viviane Ferreira

Diretora-presidente da Spcine

Advogada, ativista negra e cineasta. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), presidiu a Comissão de Seleção Brasileira 2021 do Oscar®, que escolhe o representante brasileiro na Academia.

Beatriz Amparo

Socióloga, estrategista social e coordenadora de Dados

Socióloga, estrategista social e coordenadora de Dados do movimento Mulheres Negras Decidem. tem especialidade em pesquisas de opinião pública, política e eleições.

Diego Mouro

técnicas da pintura a óleo e do muralismo

Mouro, nascido no ABC Paulista, utiliza técnicas da pintura a óleo e do muralismo. Suas obras refletem sua busca por saberes ancestrais da comunidade afro diaspórica, principalmente no Brasil. O artista aborda as belezas cotidianas pautadas nessas relações entre pessoas pretas.

Rafaela Kennedy

fotógrafa manauara

vive entre São Paulo e Campinas. Seu trabalho desafia estigmas sociais, destacando corporeidades dissidentes, especialmente travestis. Enquanto cria imagens poderosas, busca sua própria identidade como pessoa originária em retomada, usando a imagem como ferramenta para impactar relações sociais. Kennedy atua no Ateliê TRANSmoras, uma ONG que apoia artistas trans e travestis em São Paulo. Sua abordagem também incorpora elementos de memória indígena apagada.

Luh Maza

autora, diretora e atriz

foi a a primeira roteirista trans da TV brasileira por "Sessão de Terapia". Indicada ao Prêmio ABRA, ela contribuiu para séries como "Candelária" (Netflix), "Da Ponte Pra Lá" (HBO Max), sendo também diretora desta última. Luh é roteirista-chefe da adaptação de "Torto Arado" (HBO Max). Além disso, ela escreveu e dirigiu filmes publicitários e espetáculos teatrais premiados, com foco na construção de novos imaginários sociais em torno de gênero e raça

Renato Candido

Cineasta

Cineasta negro com formação em Audiovisual pela ECA/USP. Com mestrado e doutorado também pela ECA/USP, seu trabalho se concentra na representação da mulher negra na sociedade e no audiovisual. Ele está atualmente em processo de pós-produção de uma série ficcional com esse foco, financiada por editais e a Lei Aldir Blanc. Além disso, sua pesquisa doutoral abordou o racismo nas políticas de financiamento audiovisual e a importância das ações afirmativas para afro-brasileiros na indústria cinematográfica do Brasil.

Maurão

militante do Movimento Negro Unificado (MNU)

também conhecido como Mauro Mariano de Assis, é um militante do Movimento Negro Unificado (MNU), estivador de profissão, historiador de formação e músico por paixão. Com uma carreira desde os anos 80, lançou três discos e participou de diversas bandas e projetos, como Trava, Blasfêmia, Ex-Machina e Casa Rasta. Em 2008, co-fundou o coletivo Futuráfrica e, a partir de 2015, a Banda Casarasta foi refundada

Brisas Ribas

artista musical autoral

também conhecido como Brisas Project, é um artista musical autoral e performer DragQueer de Altamira-Pará. Com formação em arquitetura e diversas habilidades artísticas, incluindo composição, canto, violão, roteiro, videografia e produção musical, ele se estabeleceu em São Paulo e tem se destacado desde 2016. Seu projeto musical oferece uma experiência única na música queer, convidando os ouvintes a embarcar em uma jornada de auto-perdão. Você pode encontrar mais sobre Brisas Project nas redes sociais: Instagram, Youtube, Facebook, Spotify e Soundcloud, com o nome de usuário @Brisasproject

-+=