BURACOS EM SÃO PAULO: Má gestão explica problema, dizem engenheiros

Especialistas consultados pela Folha afirmam que o problema dos buracos em São Paulo vai de falhas em contratos e fiscalização a erros técnicos e de uso de material.

Para eles, tapar as aberturas que surgem não resolve a questão. A falta de planejamento de uso para o piso, de monitoramento das condições do asfalto e de fiscalização dos consertos e serviços executados no solo indicam que a questão é bem mais complexa, dizem.

“Há enormes problemas de gestão”, diz o engenheiro Marcelo Rosemberg, ligado ao Sinaenco (Sindicato de Arquitetura e Engenharia) e ao Instituto de Engenharia.

“O poder público contrata mal e fiscaliza pior”, diz ele, para quem a busca da administração por gastar o mínimo possível impede que melhorias sejam feitas com pequenos acréscimos de preço.

“Se a prefeitura selasse as trincas antes que elas se expandissem e virassem buracos, a manutenção seria bem mais econômica”, exemplifica Liedi Bernucci, coordenadora do laboratório de pavimentação da Escola Politécnica da USP.

Segundo ela, uma equipe deveria monitorar o asfalto e manter um banco de dados que permitisse realizar a prevenção. Para Liedi, é possível que o custo desse sistema ficasse no mesmo patamar do que é gasto tapando buracos desorganizadamente.

A falta de planejamento é outro agravante. Segundo Rosemberg, boa parte do pavimento é da década de 50, quando as condições do tráfego eram outras. “Vias locais viraram grandes avenidas sem nenhuma adaptação”, afirma.
Até remendos bem feitos reduziriam custos, já que duram de um a dois anos. “Erros de material ou técnicos fazem buracos serem reabertos em pouco tempo”, diz Liedi.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...