BURACOS EM SÃO PAULO: Má gestão explica problema, dizem engenheiros

Especialistas consultados pela Folha afirmam que o problema dos buracos em São Paulo vai de falhas em contratos e fiscalização a erros técnicos e de uso de material.

Para eles, tapar as aberturas que surgem não resolve a questão. A falta de planejamento de uso para o piso, de monitoramento das condições do asfalto e de fiscalização dos consertos e serviços executados no solo indicam que a questão é bem mais complexa, dizem.

“Há enormes problemas de gestão”, diz o engenheiro Marcelo Rosemberg, ligado ao Sinaenco (Sindicato de Arquitetura e Engenharia) e ao Instituto de Engenharia.

“O poder público contrata mal e fiscaliza pior”, diz ele, para quem a busca da administração por gastar o mínimo possível impede que melhorias sejam feitas com pequenos acréscimos de preço.

“Se a prefeitura selasse as trincas antes que elas se expandissem e virassem buracos, a manutenção seria bem mais econômica”, exemplifica Liedi Bernucci, coordenadora do laboratório de pavimentação da Escola Politécnica da USP.

Segundo ela, uma equipe deveria monitorar o asfalto e manter um banco de dados que permitisse realizar a prevenção. Para Liedi, é possível que o custo desse sistema ficasse no mesmo patamar do que é gasto tapando buracos desorganizadamente.

A falta de planejamento é outro agravante. Segundo Rosemberg, boa parte do pavimento é da década de 50, quando as condições do tráfego eram outras. “Vias locais viraram grandes avenidas sem nenhuma adaptação”, afirma.
Até remendos bem feitos reduziriam custos, já que duram de um a dois anos. “Erros de material ou técnicos fazem buracos serem reabertos em pouco tempo”, diz Liedi.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

O escancarar da violência de gênero tem relação com o quadro de desmanche social

Ontem, assisti a um filme que aqui no Brasil...

Sérgio Martins – Zumbi dos Palmares e outros negros.

Por: Sergio Martins     Zumbi dos Palmares, hoje herói nacional, representa um...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

O beija mão de Karnal em Moro abre novos negócios. Por Kiko Nogueira

A esquerda que tinha Leandro Karnal em alta conta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=