Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Praia – A Cidade Velha de Santiago de Cabo Verde foi esta sexta-feira oficialmente declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A notícia, divulgada esta sexta-feira em Sevilha, Espanha, onde decorre o Fórum Mundial, foi recebida com grande alegria pela população cabo-verdiana que se deleita com mais este feito do berço da nacionalidade cabo-verdiana.

Presente no Fórum em Sevilha, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, antiga Cidade Velha, Manuel de Pina, deu a notícia de imediato e a população saiu às ruas da primeira cidade portuguesa construída nos trópicos para festejar mais uma distinção.

Batucada e muita música já se faz sentir na Cidade Velha, numa manifestação marcada pelo sino da igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos monumentos históricos desta urbe, enquanto a população dança numa verdadeira festa mergulhada em dança, em cachupa e caldo de peixe, e regada com grogue, licor tradicional desta cidade.

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga, reagiu à notícia com «uma satisfação enorme, do tamanho do mundo», garantindo que sempre teve a percepção da Cidade Velha como Património da Humanidade. O responsável pela pasta da cultura cabo-verdiana diz mesmo acreditar que esta vitória da Cidade Velha junto da UNESCO simboliza o maior acontecimento em Cabo Verde dos últimos tempos. Para o ministro, esta distinção significa o reconhecimento da grandeza da «criolidade» cabo-verdiana, da sua singularidade, da antropologia e da diferença cabo-verdiana.

A mesma opinião é partilhada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, para quem se trata de uma estrondosa vitória de Cabo Verde nos últimos anos. José Maria Neves diz sentir-se profundamente orgulhoso pelo trabalho levado a cabo pela equipa do Ministério da Cultura que, a seu ver, investiu horas do trabalho, ao mesmo tempo que elogiou os apoios recebidos da comunidade internacional.

A candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade incentivou toda a população de Cabo Verde, tendo o Presidente da República, Pedro Pires, apostado pessoalmente na diplomacia internacional, sobretudo junto das cooperações com Espanha e Portugal.

O Presidente da República descreve este feito como «a valorização da história cabo-verdiana e das origens do povo cabo-verdiano», pois considera que Cidade Velha simboliza uma peça da construção do estado cabo-verdiano tendo, por isso, felicitado a decisão da UNESCO.

matéria original: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=18715

+ sobre o tema

para lembrar

Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa

O racismo estrutural e a necessidade de garantir renda são...

Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

Mais de uma centena de praticantes e simpatizantes das...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil de 2023 para 2024, segundo o relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, publicado nesta quarta-feira. O...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de escravidão Tomoya Obokata afirmou estar "alarmado" com o fato de o Poder Judiciário brasileiro ter...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...