Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Praia – A Cidade Velha de Santiago de Cabo Verde foi esta sexta-feira oficialmente declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A notícia, divulgada esta sexta-feira em Sevilha, Espanha, onde decorre o Fórum Mundial, foi recebida com grande alegria pela população cabo-verdiana que se deleita com mais este feito do berço da nacionalidade cabo-verdiana.

Presente no Fórum em Sevilha, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, antiga Cidade Velha, Manuel de Pina, deu a notícia de imediato e a população saiu às ruas da primeira cidade portuguesa construída nos trópicos para festejar mais uma distinção.

Batucada e muita música já se faz sentir na Cidade Velha, numa manifestação marcada pelo sino da igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos monumentos históricos desta urbe, enquanto a população dança numa verdadeira festa mergulhada em dança, em cachupa e caldo de peixe, e regada com grogue, licor tradicional desta cidade.

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga, reagiu à notícia com «uma satisfação enorme, do tamanho do mundo», garantindo que sempre teve a percepção da Cidade Velha como Património da Humanidade. O responsável pela pasta da cultura cabo-verdiana diz mesmo acreditar que esta vitória da Cidade Velha junto da UNESCO simboliza o maior acontecimento em Cabo Verde dos últimos tempos. Para o ministro, esta distinção significa o reconhecimento da grandeza da «criolidade» cabo-verdiana, da sua singularidade, da antropologia e da diferença cabo-verdiana.

A mesma opinião é partilhada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, para quem se trata de uma estrondosa vitória de Cabo Verde nos últimos anos. José Maria Neves diz sentir-se profundamente orgulhoso pelo trabalho levado a cabo pela equipa do Ministério da Cultura que, a seu ver, investiu horas do trabalho, ao mesmo tempo que elogiou os apoios recebidos da comunidade internacional.

A candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade incentivou toda a população de Cabo Verde, tendo o Presidente da República, Pedro Pires, apostado pessoalmente na diplomacia internacional, sobretudo junto das cooperações com Espanha e Portugal.

O Presidente da República descreve este feito como «a valorização da história cabo-verdiana e das origens do povo cabo-verdiano», pois considera que Cidade Velha simboliza uma peça da construção do estado cabo-verdiano tendo, por isso, felicitado a decisão da UNESCO.

matéria original: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=18715

+ sobre o tema

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em...

para lembrar

Crise social no mundo é ameça real, alerta a ONU

O mundo enfrenta uma "crise social global" emergente provocada...

Anderson Silva tomba e Cauby canta Cavalo-marinho – por Cidinha da Silva

Dear Spider, Eu não vi sua luta, nem sabia que...

A cor do voto

José Roberto Toledo   José Serra (PSDB) tem mais...

Após ficha limpa, Senado aprova reajuste de 7,7% a aposentados

Por: Eduardo Bresciani Câmara já havia aprovado índice de 7,7%...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Comitê Quilombola da 2ª Marcha das Mulheres Negras é lançado em Brasília

Mulheres quilombolas de todo o país lançaram, nesta terça-feira (25), o Comitê Quilombola da Marcha das Mulheres Negras 2025, que acontecerá em novembro. O...

Governo encara o privilégio tributário dos muito ricos

Mais que cumprir promessa da campanha de 2022 ou anabolizar a popularidade enfraquecida do presidente da República, o projeto de lei que isenta de...
-+=