Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Cabo Verde: Cidade Velha já é Património Mundial da Humanidade

Praia – A Cidade Velha de Santiago de Cabo Verde foi esta sexta-feira oficialmente declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A notícia, divulgada esta sexta-feira em Sevilha, Espanha, onde decorre o Fórum Mundial, foi recebida com grande alegria pela população cabo-verdiana que se deleita com mais este feito do berço da nacionalidade cabo-verdiana.

Presente no Fórum em Sevilha, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, antiga Cidade Velha, Manuel de Pina, deu a notícia de imediato e a população saiu às ruas da primeira cidade portuguesa construída nos trópicos para festejar mais uma distinção.

Batucada e muita música já se faz sentir na Cidade Velha, numa manifestação marcada pelo sino da igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos monumentos históricos desta urbe, enquanto a população dança numa verdadeira festa mergulhada em dança, em cachupa e caldo de peixe, e regada com grogue, licor tradicional desta cidade.

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga, reagiu à notícia com «uma satisfação enorme, do tamanho do mundo», garantindo que sempre teve a percepção da Cidade Velha como Património da Humanidade. O responsável pela pasta da cultura cabo-verdiana diz mesmo acreditar que esta vitória da Cidade Velha junto da UNESCO simboliza o maior acontecimento em Cabo Verde dos últimos tempos. Para o ministro, esta distinção significa o reconhecimento da grandeza da «criolidade» cabo-verdiana, da sua singularidade, da antropologia e da diferença cabo-verdiana.

A mesma opinião é partilhada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, para quem se trata de uma estrondosa vitória de Cabo Verde nos últimos anos. José Maria Neves diz sentir-se profundamente orgulhoso pelo trabalho levado a cabo pela equipa do Ministério da Cultura que, a seu ver, investiu horas do trabalho, ao mesmo tempo que elogiou os apoios recebidos da comunidade internacional.

A candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade incentivou toda a população de Cabo Verde, tendo o Presidente da República, Pedro Pires, apostado pessoalmente na diplomacia internacional, sobretudo junto das cooperações com Espanha e Portugal.

O Presidente da República descreve este feito como «a valorização da história cabo-verdiana e das origens do povo cabo-verdiano», pois considera que Cidade Velha simboliza uma peça da construção do estado cabo-verdiano tendo, por isso, felicitado a decisão da UNESCO.

matéria original: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=18715

+ sobre o tema

Mano Brown é liberado da delegacia após detenção por desacato

Cantor saiu do local por volta das 21h e...

Bolsonarismo ataca democracia de todas as formas

O risco democrático que o bolsonarismo representa não se...

Marina ataca Serra por uso de favela cenográfica na televisão

Por: Claudio LealFilippo CecílioMarcela RochaVagner Magalhães   No...

O que pensa o ministro Arthur Chioro sobre a saúde da mulher – por: Fátima Oliveira

Preocupada com o silêncio sepulcral do novo ministro da...

para lembrar

Mercedes Sosa – La negra, La Tukumana e La Hermana

por: Eloá Kátia Coelho Hoje eu chorei... E...

Sakamoto – PM na USP, Cracolândia e as saudades da ditadura

Um estudante foi agredido por um policial militar, nesta...

Americanos elegem primeiros deputados muçulmanos e indígenas

Primeiro governador abertamente gay foi outro marco; social-democrata Alexandria...

Comunidades afro-descendentes de Macapá querem livre horário para seus festejos tradicionais

Fonte: Amabusca-     A vereadora Cristina Almeida (PSB) e o vereador...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=