Cachorro e gente é igual

Aprendocom os livros infinitas paisagens, modos de vida e de pensar. Aprendo com os filmes aventuras, casos de amor, adrenalinas 24h. Aprendo com os jornais e com a TV escândalos políticos, esquerda e direita. O teatro me ensina a emoção da voz, a inflexão do corpo, o palco e a plateia. Já os museus me presenteiam com mestres e antepassados. A internet esparrama sobre meu espanto milhões de protagonistas com suas fotos, narrativas, verdades e mentiras.

Por  Fernanda Pompeu Do Yahoo

Tenho para mim que aprendemos no compasso da respiração. Nem mesmo o sono nos desliga dos 1001 sentidos que o mundo redige, imprime, recicla. Muitas vezes, me sinto esponja gigante aderindo aos fatos e suas versões. Outras poucas, percebo que sou eu quem ensina alguma coisa através de um gesto, uma crônica, um olhar. Mas demorei para ter essa compreensão da vida escola sem muros.

Pois já acreditei nos canudos, certificados, prêmios. Cai na esparrela, ardil, armadilha de que algumas pessoas tinham o discurso mais autorizado do que outras. A ideia que uma minoria deva falar e a maioria se contente em ouvir é o princípio número 1 do pensamento autoritário. Mas não só autoritário. Ele é estreito de dar dó, considera o contraditório conchinha no areal.

Quem ensina para valer é a vida. Essa frase é 100% chavão e também 100% correta. Pois é a vida – com lógica, demência, lisura, trapaça – a que rompe janela adentro derrubando mesas, abajures, televisores, computadores. Levantando tapetes e enchendo meu nariz com poeiras. As velhas certezas quase me engasgam. Tusso. Me recomponho.

É na troca de frases na esquina, na padaria, nas inevitáveis filas que meu conhecimento das pessoas se aperfeiçoa. Na negociação de histórias cotidianas, comezinhas, até minúsculas meu sentido de mundo se alarga. Aprendo com a mãe advertindo o filho ao atravessar a rua. Com Fernando, o jornaleiro, contando que as revistas vendem cada vez menos. Com o abraço tímido da empregada da vizinha ao saber que meu cachorrinho morreu.

Por sinal, aprendi gigabytes com o meu cachorro Chico. Por 16 anos, em nossos passeios matinais, ele me deu aulas de alegria e do inocente e estrondoso prazer de estar vivo. Só isso, tudo isso! Vou, é claro, seguir fazendo as lições. Agora sei que nunca estarei pronta. A barca do conhecimento não alcança porto nenhum. Ela é o próprio mar.

+ sobre o tema

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

Lula: os limites e a história

Durante a entrevista coletiva para responder ao espetáculo midiático do...

Pessoa com baixa autoestima tende a ser mais preconceituosa

Diminuir os outros nos deixa melhor quando estamos mal...

para lembrar

Livrar-se de si mesmo

Por Fernanda Pompeu É mais fácil enxergar nos outros valores...

Três Reis

No dois de janeiro de 2015, fui tomar café...

Alegrar a tristeza

Minha mãe, dona Nete, mora no bairro do Sumaré. Quem...

Provar

Por Fernanda Pompeu A primeira vez que entrei em uma...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=