O calendário brasileiro Bebê Johnson’s 2011 parece representar as crianças de um outro país, de um país branco imaginário fantasiado na mente das pessoas e tornado um ideal alegórico inalcançável na vida real.
Votação pública escolhe os bebês “mais lindos” do Brasil, mas que país branco é esse?
O país dos Bebês Johnson’s do Calendário 2011 representa a eficácia da política eugenista proposta lá atrás na década de 20 quando se pregava a extinção física dos negros mas que hoje se desenvolve impunemente nas formas simbólicas da mídia.
O mais curioso é que este resultado foi obtido através da votação pública via internet mediante um pré-apresentação num programa de tv. Assim se pode justificar como democrática a eleição do “bebê mais lindo” do mês.
A eleição patrocinada pela Johnson’s é mesmo contraditória, arrisco dizer que por ineficiência da agência de propaganda que organizou o concurso, já que na página johnson’s baby há um bebê negro ilustrando o banho com o sabonete Johnson’s. Em outra página os bebês novamente já são novamente todos brancos. Oficialmente, a empresa pode alegar que pratica a diversidade, nesse caso, podemos dizer também que a responsabilidade é que é do povo telespectador que votou na sua fantasia de um país embranquecido.
O bebê negro ‘aparece’ na hora do banho nesta publicidade da Johnson’s e desaparece em outra página sobre bebês: o racismo opera subliminarmente oferecendo a imagem de limpeza apelidada de cuidados sobre o corpo negro.