Câmara De Rio Grande arquiva pedido de cassação de vereador por racismo no RS

Julieta Amaral

Vereador que declarou que ‘negros já estão quase brancos’ nega racismo

A Câmara de Vereadores de Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul, decidiu em reunião arquivar o processo de pedido de cassação contra o vereador Wilson Batista Duarte Silva, o Kanelão (PMDB). Na segunda quinzena de julho, um pronunciamento do vereador foi considerado racista por integrantes de movimentos sociais, que agora pedirão punição na Justiça.

Três vereadores assinaram o documento que arquiva o pedido de cassação: Repolhinho, que está na presidência da Câmara, Paulo Roldão e Luciane Compiani Branco. No despacho, o consultor jurídico da Câmara entendeu que a cassação não pode ser feita porque o parlamentar tem imunidade ao se manifestar na tribuna.

No dia 16 de julho, enquanto os parlamentares discutiam um projeto de lei, de autoria do Executivo, que prevê a reserva de 20% das vagas em concursos públicos municipais para negros e pardos, Kanelão declarou que “negros já estão quase brancos”.

Após a repercussão, Kanelão negou ter sido racista. “Eu sou a favor da cota social, direitos iguais para brancos e negros. Eu sempre tive assessor negro. Estão me jogando contra a comunidade negra. No meu gabinete, os negros estão indo ao meu favor, querendo dar testemunho de que eu não sou racista”, afirmou o vereador ao G1.

Representantes da comunidade afirmaram que o homem disse ainda que negros “até já estariam indo a restaurante”. Kanelão se defende. “O que colocaram é que eu teria dito que os negros até já estariam indo a restaurante. Isso é uma injustiça grande, o que eu coloquei é que hoje não existe mais racismo, existe negro com branco e branco com negro. Somos todos iguais perante Deus e perante a nossa constituição”, disse Duarte.

 

Fonte: Agora Já

+ sobre o tema

Mais racismo e la nave va?

Fonte: Maria Frô - Esta carta impressa, ou eletrônica, chega...

Elza Soares: “Ainda me choca o racismo nos dias atuais”

Elza Soares é uma mulher de fibra. Com uma...

Contra preconceito, jovens de Cascavel apagam pichações xenofóbicas da cidade

Contra preconceito, jovens de Cascavel apagam pichações xenofóbicas da...

É imperdoável que o racismo sofrido por Sabrina ainda aconteça em 2019

Cameraman de A Fazenda foi demitido depois da denúncia...

para lembrar

Racismo é origem do atual formato das cidades brasileiras, dizem especialistas

Especialistas apontam o racismo como o grande responsável pela...

Drogas são vendidas até na fila de teatro em área nobre de São Paulo

Traficantes continuavam a oferecer cocaína, ecstasy e LSD...

A invenção do ‘fato isolado recorrente’

Que brasileiro é criativo todo mundo sabe. Em geral,...

Para comentarista negro da CNN a eleição de Trump tem muito a ver com questão de raça

Boa parte do planeta despertou indignada com a eleição...
spot_imgspot_img

Luciana Barreto denuncia ataques racistas em delegacia especializada

A jornalista Luciana Barreto, apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, denunciou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)...

Arquiteto negro 1º colocado geral no BNDES defende cota em concursos

O arquiteto Tiago Coutinho da Silva foi surpreendido no último dia 21 de março enquanto assistia à cerimônia de lançamento do edital do Banco Nacional de Desenvolvimento...

Democracia é incompatível com o racismo

O fortalecimento do sistema democrático implica necessariamente na representação e na defesa dos interesses do povo. Com base nessa premissa, a conclusão de que democracia e racismo são...
-+=