Câmara De Rio Grande arquiva pedido de cassação de vereador por racismo no RS

Julieta Amaral

Vereador que declarou que ‘negros já estão quase brancos’ nega racismo

A Câmara de Vereadores de Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul, decidiu em reunião arquivar o processo de pedido de cassação contra o vereador Wilson Batista Duarte Silva, o Kanelão (PMDB). Na segunda quinzena de julho, um pronunciamento do vereador foi considerado racista por integrantes de movimentos sociais, que agora pedirão punição na Justiça.

Três vereadores assinaram o documento que arquiva o pedido de cassação: Repolhinho, que está na presidência da Câmara, Paulo Roldão e Luciane Compiani Branco. No despacho, o consultor jurídico da Câmara entendeu que a cassação não pode ser feita porque o parlamentar tem imunidade ao se manifestar na tribuna.

No dia 16 de julho, enquanto os parlamentares discutiam um projeto de lei, de autoria do Executivo, que prevê a reserva de 20% das vagas em concursos públicos municipais para negros e pardos, Kanelão declarou que “negros já estão quase brancos”.

Após a repercussão, Kanelão negou ter sido racista. “Eu sou a favor da cota social, direitos iguais para brancos e negros. Eu sempre tive assessor negro. Estão me jogando contra a comunidade negra. No meu gabinete, os negros estão indo ao meu favor, querendo dar testemunho de que eu não sou racista”, afirmou o vereador ao G1.

Representantes da comunidade afirmaram que o homem disse ainda que negros “até já estariam indo a restaurante”. Kanelão se defende. “O que colocaram é que eu teria dito que os negros até já estariam indo a restaurante. Isso é uma injustiça grande, o que eu coloquei é que hoje não existe mais racismo, existe negro com branco e branco com negro. Somos todos iguais perante Deus e perante a nossa constituição”, disse Duarte.

 

Fonte: Agora Já

+ sobre o tema

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=